Catarata: exames que você precisa fazer

Para saber se você realmente tem catarata, é necessário realizar alguns exames oftalmológicos. Saiba quais são eles!

Catarata: exames que você precisa fazer

A catarata é uma doença comum em pessoas acima de 50 anos, que começa gerando um desconforto visual e pode acabar chegando à cegueira.

Dessa forma, o ideal é ter o diagnóstico o quanto antes. Para isso, comparecer a uma consulta oftalmológica e realizar os exames prescritos é fundamental.

Para diagnosticar a catarata, o médico oftalmologista pode solicitar diferentes exames, como teste de acuidade visual, exame de lâmpada de fenda, mapeamento de retina, entre outros.

Normalmente, eles envolvem a verificação da qualidade da visão do paciente, assim como da parte interna do olho e suas estruturas.

Ao passar pela consulta com o profissional, ele irá prescrever todos os exames necessários. Mas para te ajudar, separamos aqui os procedimentos que normalmente são solicitados. Confira!

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Quais são os exames necessários para diagnosticar a catarata?

Alguns sintomas da catarata envolvem a dificuldade de ver de forma clara, visão dupla, sensação de visão com luz do sol ou de lâmpadas, entre outros. Tratam-se de sintomas que não são exclusivos da catarata e que podem ser confundidos com outros problemas.

Por isso, os exames prescritos são fundamentais. Abaixo, entenda um pouco mais sobre cada um deles.

1. Teste de acuidade visual

É o exame de vista simples, onde o oftalmologista pede para o paciente observar uma placa com letras divididas em diversos tamanhos para saber se a visão é perfeita ou não.

Esse teste pode ser realizado sem lentes – para pacientes que nunca usaram óculos – ou com lentes de grau – para quem já apresenta algum problema de visão e usa óculos.

2. Exame de lâmpada de fenda

Neste exame, o oftalmologista utiliza um maquinário com uma luz pontual e, desta forma, pode enxergar perfeitamente a parte interna do olho, identificando possíveis problemas no cristalino.

O exame prático e totalmente indolor, e costuma ser realizado no próprio consultório durante a consulta.

3. Mapeamento de retina

Tem como objetivo principal a observação detalhada da retina do paciente para identificar possíveis problemas com o tamanho, coloração e posicionamento das estruturas do fundo do olho.

Além disso, ele também busca eliminar qualquer possibilidade de ser a retina a responsável pelo problema de visão apresentado pelo paciente. Também trata-se de um processo prático e totalmente indolor.

4. Fundoscopia

A fundoscopia, também chamada de oftalmoscopia, é um exame um pouco mais detalhado, que pode ser solicitado pelo médico oftalmologista como forma de observar a fundo os detalhes do globo ocular importantes no diagnóstico da catarata.

5. Tonometria

A tonometria tem como objetivo medir a pressão ocular, chamada também de pressão interna do globo ocular.

A pressão ocular alta pode ser prejudicial ao nervo óptico e afetar a capacidade de enxergar. Assim, este é um dos exames fundamentais para o diagnóstico da catarata.

A partir do diagnóstico da catarata, é importante entender que a única solução para o problema ocular é a cirurgia. Sendo assim, o próprio oftalmologista dirá quão urgente é a realização do procedimento.

No vídeo abaixo, saiba mais sobre a importância da cirurgia de catarata.

Quais os exames relacionados à cirurgia de catarata?

Além de fazer os exames para diagnóstico, o paciente também deve passar por exames pré-operatórios, que indicam se ele pode ou não passar pela cirurgia de catarata.

Esses exames podem ser oftalmológicos e clínicos, isto é, que avaliam outras condições do paciente sem que estejam ligadas diretamente aos olhos.

Exames oftalmológicos

Os exames pré-operatórios oftalmológicos são fundamentais para a avaliação do olho antes da cirurgia. Alguns analisam se o olho está apto a passar pelo procedimento, enquanto outros verificam aspectos necessários para a operação.

Um dos exames é a ceratoscopia, que mede a curvatura da córnea. Para a remoção da catarata, ele ajuda no cálculo da lente intraocular a ser implantada.

Da mesma forma, a biometria também auxilia nesse cálculo. Ela mede o diâmetro ântero-posterior do globo ocular. Assim, ela permite o cálculo do grau da lente intraocular.

A microscopia especular também é relacionada à córnea. Enquanto a ceratoscopia avalia a superfície da estrutura, este exame analisa a quantidade de células presentes na sua camada mais profunda.

O mapeamento de retina, assim como é útil no diagnóstico da catarata, também é importante para o pré-operatório, já que identifica possíveis situações que precisam de tratamento antes da remoção do cristalino.

Outros exames oftalmológicos que podem ser solicitados antes da cirurgia são a ultrassonografia ocular, potencial de acuidade macular, e outros que o médico cirurgião julgar necessário.

Exames clínicos

Tão importantes quanto os exames oftalmológicos, os exames clínicos avaliam se o organismo do paciente pode passar por uma cirurgia, mesmo que simples e rápida.

Normalmente são solicitados exames de sangue (hemograma completo) e de imagem, como o eletrocardiograma, além do exame de risco cirúrgico.

Pacientes diabéticos, por exemplo, devem estar com a doença controlada para passar pela cirurgia. O mesmo acontece com hipertensos. Por isso, a realização dos exames é fundamental.

Como fazer os exames relacionados à catarata?

Como dissemos, para fazer os exames necessários para diagnosticar a catarata é preciso comparecer a uma consulta oftalmológica para, assim, receber a devida prescrição.

Neste caso, você pode buscar o atendimento nas clínicas credenciadas no seu plano de saúde, em clínicas particulares ou no SUS, o Sistema Único de Saúde.

Clínicas particulares podem cobrar valores não tão acessíveis, enquanto a fila do SUS pode levar um bom tempo, o que acaba comprometendo ainda mais a visão do paciente.

Em casos como esses, conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Lembre-se!

Os exames são solicitados pelo oftalmologista de acordo com o caso de cada paciente. Por isso, a lista pode ser maior ou menor, dependendo da situação.

Importante! 

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130. 

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38