Cirurgia de catarata: tipos de lente

Na cirurgia de catarata, a lente que substitui o cristalino também pode ajudar o paciente com outros problemas oftalmológicos. Conheça os tipos de lentes disponíveis.

Cirurgia de catarata: tipos de lente

Na cirurgia de catarata, o cristalino, que é a lente natural dos olhos, é substituído por uma lente artificial intraocular. Para isso, há diferentes tipos de lente, que, além da catarata, podem ser úteis na solução de outros problemas oculares, como erros refrativos.

O paciente que tem catarata tem o seu cristalino opacificado. Com o tempo, essa opacidade fica mais intensa, fazendo com que a visão fique cada vez mais embaçada. Caso não seja tratada, a catarata pode chegar à cegueira, que é reversível com o processo cirúrgico.

Nesta matéria, conheça os tipos de lente para a cirurgia de catarata e entenda as características de cada um.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Quais são os tipos de lente para a cirurgia de catarata?

Há dois tipos principais de lentes que podem ser usadas na cirurgia de catarata: as rígidas e as flexíveis.

Com a evolução dos procedimentos cirúrgicos de retirada da catarata, as lentes rígidas foram deixadas de lado, para serem substituídas pelas flexíveis. Estas são mais maleáveis, podendo ser dobradas, possibilitando que o corte na cirurgia seja menor.

Mas além da textura e maleabilidade das lentes, também existem modelos diversos que ajudam a corrigir vários problemas oftalmológicos.

As lentes flexíveis estão disponíveis nos modelos monofocais tóricas ou não-tóricas, e multifocais tóricas ou não-tóricas. Entenda um pouco mais sobre cada modelo.

Lente intraocular monofocal tórica

As lentes intraoculares monofocais tóricas possuem curvaturas calculadas para corrigir o astigmatismo. Dessa forma, ajuda o paciente a diminuir muito a dependência de óculos “para longe”. Elas são indicadas para pacientes que têm astigmatismo médio ou alto.

Apesar disso, mesmo com essa lente, é comum que o paciente ainda necessite de óculos para melhorar sua visão de perto.

Lente intraocular monofocal não-tórica

Essas lentes costumam ser indicadas para pacientes que não possuem um grau de astigmatismo alto, geralmente abaixo de 1. As lentes monofocais não-tóricas são usadas principalmente para a correção de miopia com grau baixo ou hipermetropia de até 6 graus.

Assim como ocorre com a lente monofocal tórica, essa lente não exclui a possibilidade de o paciente necessitar de óculos para perto após a cirurgia de catarata.

Lente intraocular multifocal tórica

As lentes multifocais são consideradas as mais modernas, pois possuem pontos de foco tanto para longe quanto para perto. Por isso, são as mais indicadas aos pacientes que desejam corrigir ambos problemas de uma vez só.

A lente multifocal tórica é indicada apenas para os pacientes que possuem astigmatismo com grau médio. Entretanto, há situações em que o paciente continuará precisando usar óculos.

Lente intraocular multifocal não-tórica

Também indicadas para pacientes com astigmatismo, as lentes multifocais não-tóricas são recomendadas para corrigir a visão de perto e para longe. Normalmente, o grau deve ser baixo, e, ainda, é bom saber que há situações em que o paciente continuará precisando usar óculos.

Lente intraocular multifocal acomodativa

As lentes multifocais acomodativas são modelos que procuram imitar a anatomia natural do cristalino. Ou seja, elas simulam o movimento de acomodação das lentes naturais dos olhos. Elas também se adaptam às focalizações para longe ou para perto conforme o músculo ciliar as movimenta.

Toda cirurgia de catarata tem que colocar lente?

Na grande parte das cirurgias de catarata, o paciente recebe, sim, o implante de uma lente intraocular. No entanto, pode haver exceções. 

No procedimento, o cristalino é retirado para que o paciente não tenha mais a visão embaçada. O sintoma tem relação direta com a opacificação do cristalino.

Com a lente natural retirada, é preciso colocar uma lente em seu lugar. Sendo assim, de acordo com o caso de caso paciente, o cirurgião oftalmologista recomenda um tipo específico de lente, que pode ou não dispensar o uso de óculos de grau.

Porém, há algumas situações em que o implante da lente intraocular pode não ser recomendado. É o caso de catarata congênita

A catarata congênita acomete crianças e recém-nascidos, mas pode se manifestar até os 15 anos de idade. Quando identificada nos primeiros dias de vida do bebê, a cirurgia para remoção do cristalino normalmente é indicada.

No entanto, o implante da nova lente só acontece a partir de seis meses de vida. Até esse período, o bebê pode ter que usar lentes de contato duras para corrigir a visão.

Vale saber, ainda, que a cirurgia de catarata até pode ser feita sem o implante da lente intraocular, a depender diretamente da indicação médica. Porém, a visão do paciente continuaria muito ruim. Sem uma lente no lugar da lente natural, o grau seria muito alto, dificultando demais a visão mesmo com óculos. 

Tempo de recuperação da operação

Apesar de ser considerada segura, a cirurgia de catarata demanda alguns cuidados pós-operatórios como qualquer outro procedimento. Na maioria dos casos, esses cuidados são realizados através de colírios antibióticos e anti-inflamatórios, indicados pelo cirurgião responsável.

Além disso, o paciente também não poderá realizar nenhum tipo de esforço físico durante a recuperação, como atividades esportivas ou outros exercícios.

É de suma importância que ele não coce ou esfregue a região dos olhos, e evite usar maquiagem na parte operada. O protetor acrílico deve ser usado conforme indicado pelo médico, especialmente durante o banho e o sono, para proteger contra produtos e impactos.

Por fim, é importante dormir do lado oposto ao do olho operado, e evitar praias e piscinas por cerca de 30 dias. Tudo deve ser feito conforme orientação médica.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Como saber qual é a lente ideal para a minha cirurgia de catarata?

Para escolher a lente ideal para a sua cirurgia de catarata, é necessário ter a opinião profissional de um oftalmologista. No caso, além de passar pela consulta, também é necessário realizar exames específicos.

Com eles, o profissional poderá indicar quais outros problemas oftalmológicos você possui e, desta forma, recomendar a lente ideal para o seu caso.

A lente mais utilizada é a lente intraocular monofocal não-tórica.

Ainda não sabe onde fazer sua cirurgia de catarata? Conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil , e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 
74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130. 

 

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38