6 cuidados necessários após a cirurgia de catarata

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia de catarata exige alguns cuidados pós-operatórios. Veja quais são!

6 cuidados necessários após a cirurgia de catarata

Depois de se submeter a uma cirurgia de catarata, é fundamental dar atenção e tomar os cuidados necessários para a recuperação.

Mesmo sendo um procedimento considerado seguro e de baixo risco, ele ainda é uma cirurgia, o que exige determinadas precauções após a sua realização.

A cirurgia de catarata é o único método eficaz para tratar a catarata, que é considerada a principal causa de cegueira reversível no mundo.

Assim, ela é altamente recomendada aos pacientes afetados, para que possam recuperar sua visão e, consequentemente, sua qualidade de vida.

Nesta matéria, veja quais são os cuidados que se deve ter após a cirurgia de catarata e saiba mais sobre o tempo de recuperação.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Cuidados mais comuns após a cirurgia de catarata

Toda cirurgia, por menos invasiva que seja, necessita de cuidados pós-operatórios. Nesse sentido, a cirurgia de catarata não é diferente.

É importante atender a todas as recomendações médicas após o procedimento, pois é nesse período que o paciente corre riscos de infecção.

Além disso, é importante lembrar que somente o médico pode fazer essas recomendações com mais precisão, de acordo com o quadro clínico do paciente.

Abaixo, confira os seis cuidados mais comuns que devem ser aplicados após a cirurgia de catarata.

1. Fazer uso dos colírios corretamente

Após a cirurgia de catarata, o médico irá receitar alguns colírios antibióticos e anti-inflamatórios para o olho operado.

É importante que o uso seja feito nos horários indicados pelos médicos para evitar riscos de infecção e inflamação que podem ser incidentes, principalmente nos primeiros dias do pós-operatório.

2. Evitar esforço físico após a cirurgia

O paciente recém-operado de catarata deve evitar esforço e atividades físicas. É recomendado não levantar e abaixar a cabeça bruscamente, não praticar esportes e não ir à academia até a recomendação médica.

Assim, o operado evita riscos de contaminação e aumento da pressão ocular, que podem acontecer após o procedimento cirúrgico.

3. Usar adequadamente o protetor ocular

O uso do protetor ocular no período após a cirurgia de catarata é importante na hora do banho e na hora de dormir.

A sua função é prevenir que produtos possam cair no olho operado e evitar que o paciente coce os olhos durante a noite.

Além disso, outro objetivo do item também é manter o olho protegido de vento e poeira.

4. Evitar dormir do lado do olho operado

É importante que o paciente procure dormir do lado oposto ao do olho operado, evitando a pressão na região e protegendo-a de um possível contato com o travesseiro. Este é um erro muito comum no pós-cirúrgico de catarata.

5. Fazer boa higienização das mãos

Você sabia que uma mão pode possuir cerca de 150 tipos diferentes de bactérias? Além disso, o maior risco de insucesso de uma cirurgia de catarata é por meio de infecções que podem acontecer no pós-operatório.

Portanto, antes de pingar os colírios e fazer a limpeza da região dos olhos, procure sempre higienizar bem as mãos.

6. Não deixar de ir aos retornos após a cirurgia

Por fim, jamais deixe de ir aos retornos solicitados pelo médico, pois somente ele tem as melhores recomendações para prosseguir em determinadas situações do pós-operatório.

Afinal, só ele pode dar alta ao paciente que realizou a cirurgia. No vídeo abaixo, veja mais alguns cuidados necessários após a sua cirurgia de catarata.

Quanto tempo é a recuperação da cirurgia de catarata?

Tomando todos os cuidados necessários após a realização da cirurgia de catarata, a recuperação do procedimento é tranquila, sem exigir muito do paciente.

Normalmente, é possível se recuperar totalmente e voltar às atividades rotineiras entre 15 e 30 dias depois da operação. No entanto, esse tempo pode ser diferente de acordo com cada caso.

Por essa razão é tão importante manter o acompanhamento com o oftalmologista até a alta completa, uma vez que apenas um profissional pode indicar o melhor momento para encerrar os cuidados pós-operatórios.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Escolha a sua clínica com cuidado!

Qualquer procedimento relacionado à saúde requer cuidados para selecionar o ambiente e os profissionais envolvidos.

Tratando-se de uma área tão delicada quanto os olhos, escolher uma boa clínica e um bom cirurgião é fundamental para ter mais segurança antes da cirurgia e ter um bom acompanhamento após o processo.

Sendo assim, você pode buscar atendimento em clínicas credenciadas no seu plano de saúde, clínicas particulares ou no SUS, o Sistema Único de Saúde.

Clínicas particulares podem cobrar valores não tão acessíveis, enquanto a fila do SUS pode levar um bom tempo, o que acaba comprometendo ainda mais a visão do paciente.

Em casos como esses, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38