Ceratocone: o que é? Tem cura?

O ceratocone afeta o formato do olho, prejudicando a visão do paciente. Saiba mais sobre a doença e veja quais são os tratamentos existentes.

ceratocone

O ceratocone é uma doença que atinge a córnea, camada transparente que cobre toda a superfície do olho. Na condição, a córnea fica mais curva do que o normal, se assemelhando à forma de cone. Isso afeta diretamente a visão do paciente, especialmente se ele já tiver algum erro refrativo.

Em um olho normal, a córnea é arredondada. A luz passa por ela e pela pupila, e chega até à retina, formando a imagem perfeita. A partir de uma deformação na córnea, que é o caso do ceratocone, o caminho da luz até a retina sofre alterações, deixando a imagem distorcida.

Para reduzir o impacto da doença na vista, o paciente pode recorrer a diferentes tratamentos – alguns menos invasivos, outros mais.

Nesta matéria, saiba mais sobre o ceratocone e veja se ele tem cura.

O que é ceratocone?

Ceratocone é uma condição que altera a curvatura da córnea. Essa estrutura do olho já é arredondada, acompanhando o formato do globo ocular. No entanto, na existência do ceratocone, a curvatura é mais fechada, deixando a córnea com formato que se assemelha a um cone.

Na prática, a córnea tem sua espessura reduzida gradativamente, uma vez que, com o tempo, se alonga para frente.

Normalmente, o ceratocone atinge os pacientes entre 10 e 25 anos, podendo, ainda, progredir até os 40 anos ou se estabilizar. Vale saber que a doença é genética.

A causa do ceratocone ainda é desconhecida, mas estudos indicam que ela pode estar relacionada a vários fatores. Além da hereditariedade, o coçar e esfregar dos olhos com frequência também podem influenciar na projeção da córnea para frente.

Quais são os sintomas do ceratocone?

Os sintomas do ceratocone podem ser mais leves ou mais intensos, a depender do estágio da doença. No início, é comum que os sintomas sejam mais leves. No entanto, é nessa etapa que o paciente deve se atentar e buscar o diagnóstico correto. Quanto antes a condição for identificada, mais cedo o tratamento adequado pode ser feito.

Os principais sintomas do ceratocone são:

  • coceira e incômodo nos olhos e na vista
  • vista embaçada, desfocada e confusa
  • desenvolvimento ou agravamento de erros refrativos, como miopia e astigmatismo
  • aumento da sensibilidade à luz (fotofobia)
  • dificuldade para ver à noite

Nos estágios mais avançados da doença, também pode haver outras complicações. Uma delas é o recuo da pálpebra inferior ao olhar para baixo, como na imagem a seguir.

ceratocone

Outra condição é o escape do humor aquoso para o interior da córnea, o que causa perda aguda da visão. O humor aquoso é o líquido transparente que fica na parte frontal do olho, entre a córnea e a íris (parte colorida do olho).

Ceratocone tem cura?

Não há uma cura permanente para a doença ocular, porém, os portadores do ceratocone conseguem ter uma vida saudável e com menos de restrições seguindo as recomendações do oftalmologista.

Em casos leves, a indicação pode ser de uso de lentes de contato.

Caso o ceratocone esteja mais evoluído, o médico poderá recomendar a cirurgia de crosslinking. O procedimento visa interromper o avanço do problema, impedindo que a visão seja ainda mais comprometida.

Outro tipo de tratamento – e que também depende da situação do paciente – envolve a colocação de anéis intracorneanos (ou intracorneais). Já em casos mais graves, a solução pode ser o transplante de córnea.

O ideal é ter o diagnóstico o mais cedo possível. Assim, pode-se evitar que o ceratocone evolua e chegue à condição mais grave. Lembrando que, quando a visão é afetada, toda a vida do paciente também é.

Como é feito o crosslinking?

O crosslinking é um dos tratamentos possíveis para o ceratocone. Trata-se de uma cirurgia que tem como objetivo interromper o avanço da alteração na córnea.

O procedimento dura cerca de uma hora e pode ser feito com anestesia local, aplicada com um colírio.

Após realizar exames preliminares para avaliar o avanço do ceratocone, o oftalmologista consegue identificar as necessidades do paciente.

No processo cirúrgico, o profissional faz uma raspagem na superfície da córnea e, logo depois, aplica um colírio de vitamina B2 para fortalecer a estrutura ocular.

Em seguida, o olho recebe o laser ultravioleta que corrige a curvatura da córnea.

Finalizando a cirurgia, o paciente usa uma lente de contato terapêutica, que age como um curativo, protegendo a cicatrização.

Ela só pode ser retirada depois de 5 a 7 dias, de acordo com a recomendação médica. Aqui, é fundamental que ela permaneça no olho operado até a cicatrização completa da superfície da córnea.

É importante ressaltar que o crosslinking não corrige totalmente o ceratocone. O seu objetivo é parar o crescimento da deformação na córnea. Portanto, a cirurgia ajuda, sim, o paciente, porém, não melhora sua visão (como acontece em cirurgias refrativas, por exemplo).

Neste caso, o paciente que realizou a cirurgia de crosslinking ainda precisa usar óculos de grau ou lentes de contato após o procedimento.

Onde buscar tratamento?

Ao notar o aparecimento de algum sintoma relacionado ao ceratocone, o ideal é agendar uma consulta com um médico oftalmologista, de preferência um especialista em córnea.

Para isso, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil , e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa de impacto social que possui parceria com diversas clínicas oftalmológicas em vários estados do país. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38