Cirurgia de ceratocone: como funciona

Veja como funciona o crosslinking corneano, um dos tipos de cirurgia de ceratocone, e conheça os detalhes do procedimento.

Cirurgia de ceratocone: como funciona

A cirurgia de ceratocone é um dos tratamentos que pode ser indicado a pacientes que têm essa condição. O distúrbio afeta a córnea, fazendo com que a estrutura central da membrana seja empurrada para fora, resultando em um afinamento em formato de cone.

É fundamental que os pacientes diagnosticados com ceratocone passem por acompanhamento médico para fazer o tratamento correto e impedir ou retardar os avanços da doença ocular.

O ceratocone causa uma visão confusa e com pouca nitidez para o paciente. Isso se deve porque a doença desencadeia outros problemas, como a miopia e o astigmatismo. Por isso é fundamental que o portador do ceratocone faça exames e consultas regulares.

Assim, o médico oftalmologista é quem vai definir o tratamento mais adequado de acordo com a progressão da doença.

Um dos tipos de cirurgia de ceratocone é o crosslinking corneano. O procedimento costuma ser rápido e a recuperação acontece em um período curto de tempo. Saiba mais sobre essa cirurgia!

Crosslinking: como funciona a cirurgia de ceratocone

A cirurgia de ceratocone crosslinking tem como objetivo deixar a córnea mais resistente e estabilizada, impedindo, assim, o avanço da doença.

Portanto, o primeiro passo da cirurgia é a aplicação do colírio anestésico no olho que será operado. Isso faz com que o paciente não sinta dor durante o procedimento.

Em seguida, o cirurgião faz uma raspagem na superfície da córnea, e aplica um colírio à base de riboflavina (vitamina B2). Feito isso, um feixe de luz ultravioleta (laser) é aplicado na córnea.

A riboflavina unida ao laser aplicado faz com que haja um aumento na resistência da córnea. Assim, a estrutura é reforçada e pode se manter mais estável, sem a progressão da doença.

Ao final, o paciente recebe uma lente de contato terapêutica, que funciona como um curativo sobre a córnea raspada. Ela deve permanecer no olho enquanto o epitélio (que foi raspado) se regenera, por, aproximadamente, sete dias.

O tempo de duração da cirurgia de ceratocone crosslinking é de cerca de uma hora.

Outras cirurgias para ceratocone

Além da técnica do crosslinking, quem tem ceratocone também pode amenizar o problema com o implante do anel intraestromal (anel de Ferrara). O procedimento é feito a laser e realiza uma pequena abertura na córnea para instalar até dois anéis, que vão auxiliar na redução da curvatura da córnea para melhorar a qualidade da visão.

Outra opção, já para casos mais avançados, é o transplante de córnea. A técnica consiste na substituição da membrana comprometida, ou apenas parte dela. Quando a substituição é completa, o procedimento chama-se transplante penetrante. Já quando é de apenas uma parte, transplante lamelar.

Recuperação e pós-operatório

A recuperação da cirurgia de ceratocone varia conforme a complexidade do procedimento. Na maioria dos casos, a visão volta totalmente ao normal após 90 dias da realização do crosslinking, mas o período pode ser menor.

Assim, é fundamental que o paciente tenha um acompanhamento periódico com o oftalmologista, antes e após a cirurgia.

Também é importante seguir cuidadosamente todas as orientações médicas quanto à recuperação, e realizar os exames solicitados pelo profissional para que o pós-operatório seja satisfatório.

Quem pode fazer essa cirurgia?

Para fazer a cirurgia de ceratocone, o paciente deve ter um acompanhamento médico inicial. Por se tratar de um procedimento mais complexo, é necessário realizar alguns exames pré-operatórios para identificar o nível da doença e descobrir qual o tratamento mais adequado.

Não há restrição de idade, assim como demais problemas de saúde específicos que impeçam a cirurgia de crosslinking. Apesar disso, o ideal é realizar uma consulta com o médico oftalmologista e ter informações precisas sobre o procedimento cirúrgico e o seu caso.

Qual o valor da cirurgia de ceratocone?

Os custos da cirurgia de ceratocone podem envolver: consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia em si e as consultas pós-operatórias. No caso, o valor pode variar de acordo com a clínica escolhida, se são um ou dois olhos e a complexidade do procedimento.

Além disso, é importante saber que nem todo oftalmologista é cirurgião. Então, o recomendado é buscar um cirurgião especializado em córnea e em ceratocone.

Desde 2018, a cirurgia de ceratocone é coberta pelos convênios médicos. Entretanto, existem algumas restrições para que o procedimento seja efetuado nos beneficiários dos planos, como carência e cobertura contratual. Verifique com o seu plano de saúde as condições gerais para fazer o crosslinking.

Já se você não tem plano de saúde, conte com a Central da Visão para atendimentos em clínicas particulares de excelência.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38