Cirurgia de ceratocone: recuperação e pós-operatório

Se você vai passar por uma cirurgia de ceratocone, é importante saber como será a recuperação. Saiba mais sobre o período pós-operatório!

Cirurgia de ceratocone: recuperação e pós-operatório

A cirurgia de ceratocone é um dos tratamentos que podem ser recomendados para conter a doença e seus impactos na visão. O distúrbio danifica a curvatura da córnea, projetando-a para fora do globo ocular.

Com isso, a estrutura fica deformada e mais fina, e o paciente passa a apresentar dificuldades para enxergar corretamente.

Existem três tipos de cirurgia que podem ser feitas para tratar o ceratocone. A principal delas é o crosslinking, e as outras duas são o implante do anel de Ferrara e o transplante de córnea.

Nesta matéria, confira mais informações sobre as cirurgias de ceratocone e entenda como é período pós-operatório e de recuperação.

Atenção: as informações abaixo visam ajudar a esclarecer pacientes e seus familiares que ainda não passaram pela cirurgia. Elas não substituem as informações que seu médico oftalmologista irá te passar. Se você acabou de realizar a cirurgia e está sentindo algum desconforto ou tem alguma dúvida, entre em contato imediatamente com o médico que fez o procedimento.

Como é a recuperação da cirurgia de ceratocone

A recuperação do paciente que passa pela cirurgia de ceratocone varia conforme o grau de complexidade do procedimento. Na maioria dos casos, a visão volta ao normal após 90 dias.

Como os métodos podem ser realizados de formas diferentes, é fundamental prestar atenção às orientações do oftalmologista.

A seguir, conheça as principais indicações de acordo com cada tipo de cirurgia de ceratocone.

Crosslinking

Pacientes que passaram pelo procedimento crosslinking costumam ter uma recuperação gradual, com a vista embaçada nos primeiros dias. Eles também podem apresentar sensibilidade à luz e outros incômodos, como inchaço ao redor dos olhos.

Para proporcionar mais conforto, o oftalmologista pode prescrever colírios analgésicos, lubrificantes, anti-inflamatórios, antibióticos, ou ainda outros tipos de medicamentos.

Anel de Ferrara

O procedimento do implante de anel de Ferrara é um pouco mais invasivo do que a cirurgia de crosslinking.

Apesar disso, a recuperação costuma ser rápida, levando aproximadamente três meses, no total, e o paciente pode voltar às suas atividades depois de três dias.

Durante o período, o paciente pode apresentar flutuações na visão. Outros sintomas que podem aparecer são dor, vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

Sendo assim, é comum que o oftalmologista prescreva colírios antibióticos e anti-inflamatórios para reduzir o desconforto e evitar infecções.

Transplante de córnea

Por ser um procedimento ainda mais invasivo do que o implante do Anel de Ferrada, o transplante de córnea exige um tempo maior de recuperação.

Normalmente, o transplante da córnea inteira – o transplante penetrante – leva cerca de 12 meses para a recuperação total. Já se o transplante for parcial (lamelar), o tempo pode ser de seis meses, em média.

Para reduzir possíveis incômodos e dores, o oftalmologista pode prescrever colírios ou medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos.

Há, ainda, alguns cuidados que devem ser tomados na recuperação de qualquer tipo de cirurgia de ceratocone. A proteção aos olhos é fundamental, portanto, deve-se evitar esfregá-los ou coçá-los.

Durante o sono, o cuidado deve ser redobrado. Vale o uso de protetores de acrílico, por exemplo, a fim de evitar pressão do travesseiro ou das próprias mãos.

Em alguns casos, também é indicado que o paciente use óculos escuros e proteja os olhos do sol para que os raios solares e ultravioletas não prejudiquem a recuperação.

Além disso, na aplicação e administração de remédios, o paciente deve estar com suas mãos limpas, e não deixar a embalagem do produto entrar em contato com o olho.

Todas essas informações devem ser passadas ao paciente antes e depois de passar pela cirurgia de ceratocone.

É fundamental que se realize o acompanhamento periódico com o médico oftalmologista, e que se siga os cuidados solicitados pelo profissional, para que o pós-operatório seja satisfatório.

Durante os primeiros dias, será necessário interromper, por algum tempo, algumas atividades do cotidiano.

A prática de esportes e atividades físicas nos primeiros dias deve ser evitada. Voltar ao trabalho e assumir a direção de veículos e motos poderão ser feitos normalmente após a evolução da recuperação, quando imagens borradas e confusas não existam mais.

De toda forma, em caso de dúvidas sobre desconfortos após a cirurgia de ceratocone, consulte o seu médico oftalmologista e siga estritamente suas recomendações.

Quanto custa uma cirurgia de ceratocone?

Os custos da cirurgia de ceratocone vão envolver consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia em si e as consultas pós-operatórias. O valor pode variar de acordo com a clínica escolhida, se são um ou dois olhos e a complexidade da cirurgia.

É importante saber que nem todo oftalmologista é cirurgião. Portanto, é recomendado buscar um cirurgião especializado em córnea e ceratocone.

Desde 2018, a cirurgia de ceratocone é coberta pelos convênios médicos. Entretanto, existem algumas restrições para que o procedimento seja efetuado nos beneficiários dos planos, como carência e cobertura contratual. Verifique com o seu plano de saúde as condições gerais.

Para ter acesso a preços mais acessíveis e a um tempo de espera reduzido, conte com a Central da Visão! Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38