O que você precisa saber sobre ceratocone

O ceratocone é uma doença que atinge os olhos e também pode causar outros distúrbios oftalmológicos. Veja tudo o que você precisa saber sobre ele!

O que você precisa saber sobre ceratocone

O ceratocone é um distúrbio que atinge a visão de muitos pacientes, principalmente no período de transição da adolescência para a idade adulta.

A doença afeta a córnea, membrana importante no processo de formação da imagem. Trata-se de uma estrutura transparente, que permite que a luz entre no olho e chegue até a retina, possibilitando a formação da imagem no cérebro.

O paciente que tem ceratocone passa a sofrer uma deformação na córnea – na condição, a membrana se projeta para frente progressivamente, se assemelhando ao formato de um cone.

Neste artigo, saiba mais sobre o ceratocone e veja tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença progressiva que afeta diretamente a córnea, deformando-a. Com o tempo, a membrana se projeta para frente, tomando forma de um cone.

córnea ceratocone

Ao mesmo tempo, a córnea também vai ficando mais fina, o que prejudica sua resistência.

Normalmente, o ceratocone acomete pacientes na adolescência, se estabilizando com o tempo ou, ainda, podendo progredir até os 35 anos de idade.

Ainda que o desenvolvimento e progressão da doença sejam lentos, sem o tratamento adequado, a condição pode prejudicar – e muito – a visão do paciente.

Isso porque a córnea, quando tem seu formato alterado, causa erros de refração na visão. A partir disso, o paciente enxerga de modo distorcido, de modo semelhante ao astigmatismo.

Quais as suas causas?

Embora não exista uma causa exata, o ceratocone pode ser causado por fatores hereditários ou ambientais.

Além disso, há alguns pontos que podem influenciar no desenvolvimento ou progressão da doença, como:

  • Coçar ou esfregar os olhos com frequência;
  • Condições que levam à coceira dos olhos, como rinite ou dermatite;
  • Portar Síndrome de Down ou Síndrome de Ehlers-Danlos.

O hábito de coçar os olhos tem poder de influência pois tem o poder de deixar a córnea mais fina e, assim, menos resistente, agindo no desenvolvimento do ceratocone.

Quais os sintomas do ceratocone?

Os sintomas do ceratocone envolvem coceira e incômodo nos olhos, com vista embaçada e confusa. Alguns sinais que podem gerar desconfortos aos pacientes são:

  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para enxergar de noite;
  • Visão dupla;
  • Visão desfocada.

Além disso, também é possível que o paciente desenvolva miopia e astigmatismo, ou, se já tiver alguma dessas condições, tenha mais dificuldade na visão.

Quais as doenças oculares ligadas à condição?

Além de sentirem os sintomas, os pacientes com ceratocone tendem a desenvolver outras doenças oculares. Tais condições também prejudicam a qualidade da visão e precisam ser tratadas. São elas:

Miopia: quem desenvolve a miopia tem maior dificuldade de enxergar objetos e figuras que estejam a certa distância do seu ponto de origem. Isso acontece devido à curvatura da córnea ser mais extensa ou quando o olho do paciente é maior que a membrana.

Astigmatismo: ocorre quando uma das córneas oculares não é simétrica e resulta em um campo de visão borrado e confuso para o indivíduo. Esse distúrbio, por sua vez, está ligado diretamente à miopia e, também, à hipermetropia.

Ceratocone tem cura?

Não, até o momento, ainda não há uma cura definitiva para o ceratocone. Apesar disso, os pacientes podem ter uma vida normal seguindo os tratamentos indicados e as orientações do oftalmologista.

Vale lembrar que o diagnóstico precoce pode fazer com que a situação seja menos pior. Quanto antes se descobrir a condição, mais cedo se pode começar a tratá-la, impedindo a sua progressão e consequente prejuízo à visão.

Quais os tratamentos para ceratocone?

Assim como outros distúrbios oftalmológicos, o ceratocone é tratado com o uso de óculos ou lentes de contato. Entretanto, se a doença estiver em evolução, outras opções podem ser indicadas, como a cirurgia de ceratocone (crosslinking), o implante do Anel de Ferrara ou até o transplante de córnea.

Apenas um oftalmologista pode dizer qual tratamento é o mais adequado para cada paciente, após sua avaliação profissional. Abaixo, saiba um pouco sobre cada alternativa.

Óculos e lentes de contato

O uso de óculos e lentes de contato não chegam a tratar o ceratocone, mas compensam a dificuldade na visão.

Especialmente as lentes de contato, podem ser rígidas ou esclerais, e têm funções diferentes quando aplicadas. Ambas auxiliam o paciente a enxergar de forma nítida corrigindo o formato da córnea, deformada pelo ceratocone.

Saiba mais sobre os modelos de lentes para o ceratocone nesta matéria.

Cirurgia de crosslinking

Basicamente, a cirurgia de crosslinking tem o objetivo de fortalecer a córnea, que está mais frágil por conta da doença.

Antes do procedimento, o paciente recebe a anestesia tópica, em forma de colírio. Durante a cirurgia, o médico oftalmologista realiza uma raspagem inicial na superfície da córnea.

Após a pequena extração, uma aplicação de vitamina B2 é feita, e a córnea, logo em seguida, recebe um feixe de luz ultravioleta (laser). Isso fortalece as fibras da córnea, tornando-a mais rígida e reduzindo a ação do ceratocone.

Clique aqui para saber mais sobre a cirurgia de crosslinking.

Anel de Ferrara

O anel de Ferrara, anel intracorneano ou anel intraestromal, é um tipo de tratamento cirúrgico que consiste no implante de anéis de acrílico nos olhos do paciente.

Normalmente, esse procedimento é indicado em casos moderados de ceratocone. O objetivo dos anéis é corrigir o formato da córnea, melhorando, também, a visão.

Para começar, o paciente recebe anestesia tópica, em forma de colírio. O implante é feito em poucos minutos, e é feito após uma incisão no meio da córnea. Além disso, o anel não é colocado inteiro – antes, ele é dividido em dois, e cada metade fica de um lado córnea.

Já dentro do olho, o anel de Ferrara tem o efeito de aplanação sobre a córnea. Ou seja, a estrutura ocular fica mais plana, semelhante à curvatura normal.

Transplante de córnea

Por fim, o transplante de córnea costuma ser realizado em último caso, quando os demais tratamentos para ceratocone não tiveram resultados satisfatórios.

Há dois tipos de transplante de córnea: o penetrante e o lamelar. O penetrante é quando toda a espessura da córnea é substituída. Já o transplante lamelar é quando a substituição é de apenas uma parte.

Recuperação e pós-operatório

A recuperação do paciente varia conforme o grau de complexidade da cirurgia de ceratocone.

Na maioria dos casos, a visão volta totalmente ao normal após 90 dias do procedimento de crosslinking. Contudo, o paciente deve realizar acompanhamento periódico com o médico oftalmologista, antes e depois da cirurgia.

Também é fundamental realizar os cuidados pós-operatórios indicados pelo cirurgião. Confira nesta matéria as principais orientações para recuperação da cirurgia de ceratocone.

Quem pode fazer a cirurgia de ceratocone?

Para definir a necessidade da cirurgia do ceratocone, o paciente deve realizar uma consulta com médico oftalmologista. Não há restrição de idade ou demais problemas de saúde específicos que impeçam a cirurgia de crosslinking.

Por se tratar de um procedimento mais complexo na visão, é preciso realizar exames pré-operatórios. Eles são necessários para identificar o nível de avanço no ceratocone e descobrir qual o melhor tratamento.

Qual o valor da cirurgia?

Os custos da cirurgia de ceratocone envolvem consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia em si e as consultas pós-operatórias. O valor pode variar de acordo com a clínica escolhida, se são um ou dois olhos e a complexidade da cirurgia.

É importante saber que nem todo oftalmologista é cirurgião. Portanto, é recomendado buscar um cirurgião especializado em ceratocone.

Desde 2018, a cirurgia de ceratocone é coberta pelos convênios médicos. Entretanto, existem algumas restrições para que o procedimento seja efetuado nos beneficiários dos planos, como carência e cobertura contratual. Verifique com o seu plano de saúde as condições gerais para fazer o procedimento.

Para ter acesso a preços mais acessíveis e a um tempo de espera reduzido, conte com a Central da Visão! Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38