Descolamento de retina tem cura?

O descolamento de retina é uma situação emergencial. Entenda a condição, descubra se a doença tem cura e conheça os tratamentos.

Descolamento de retina tem cura?

O descolamento de retina consiste na separação das camadas da membrana que recobre o globo ocular internamente. A retina é a responsável por receber a luminosidade externa e enviá-la ao cérebro, formando a visão.

Trata-se de uma situação emergencial, em que o paciente deve procurar atendimento médico imediato. Caso contrário, é possível perder a visão de maneira irreversível.

O principal fator de risco para o descolamento de retina costuma ser a idade avançada, com casos mais comuns em pacientes que passaram dos 60 anos. Além disso, fatores como miopia extrema, histórico familiar ou cirurgia oftalmológica anterior, também podem contribuir para a doença.

Entenda o que é o descolamento de retina e saiba se essa doença tem cura.

cirurgia de retina a valores acessíveis

O que é o descolamento de retina

A retina é uma membrana composta por tecido nervoso que recobre o globo ocular. É nela que os raios de luz se focam quando entram nos olhos, e são enviados ao cérebro para a formação da visão.

O descolamento de retina, por sua vez, acontece quando a retina se desprende do globo ocular. A causa, normalmente, está ligada a algum tipo de lesão na membrana, podendo ser uma fissura, tração ou até mesmo o acúmulo do líquido vítreo sob ela (líquido vítreo é o que preenche o globo ocular e “prende” a retina nas extremidades).

descolamento de retina

Os sintomas mais comuns são visão embaçada, flashes de luz e as chamadas “moscas volantes”, que consistem na sensação de insetos voando diante dos olhos. Em casos mais extremos, o paciente poderá sentir um efeito de sombra recobrindo parte do campo de visão central, ou até mesmo a perda súbita parcial ou total da capacidade de enxergar.

Descolamento de retina tem cura?

O descolamento de retina é uma situação emergencial, e a busca do paciente por atendimento médico é que vai definir se a doença tem cura ou não. Isso porque, caso demore a procurar por atendimento, o paciente pode perder a visão de maneira irreversível. Mas não se assuste! A condição tem tratamentos e pode ser revertida.

A depender do tipo, gravidade e extensão do descolamento da retina, a intervenção cirúrgica é comum. O procedimento costuma ser sem grandes riscos e completamente indolor.

Conheça os principais tipos de cirurgia.

Criopexia

Trata-se de um procedimento onde o cirurgião aplica uma espécie de sonda, que congela a área onde teve a ruptura da retina. Esse congelamento causa uma cicatriz no entorno da área congelada, que ajuda a proteger a retina.

Outro procedimento que causa cicatrizes na retina para impedir a passagem do vítreo pela membrana é a fotocoagulação a laser.

Retinopexia

O procedimento consiste na aplicação de uma faixa ou esponja de silicone ao redor do olho para fazer pressão sobre a esclera (parte branca do olho). Isso facilita o apoio da retina, aumentando sua aderência ao globo ocular.

Retinopexia pneumática

Na retinopexia pneumática, o cirurgião faz a injeção de gás na cavidade da retina ocupada pelo vítreo. A função do gás injetado é bloquear o buraco formado na retina, evitando a passagem do vítreo. Assim, sem a pressão exercida pelo vítreo fora do seu lugar de origem, a retina volta ao seu lugar.

Vitrectomia

O procedimento cirúrgico chamado vitrectomia também pode ser alternativa para tratamento de outras doenças oculares. No caso do descolamento de retina, o cirurgião faz microincisões e substitui o vítreo por algum outro produto. O produto pode ser silicone gel ou ar.

Descolamento de retina: os riscos de não tratar

O descolamento de retina é um problema que exige tratamento médico imediato. Por isso, assim que notar qualquer um dos sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um oftalmologista. O paciente que demora na busca por tratamento pode perder sua visão de maneira irreversível.

cirurgia de retina a preços acessíveis

Onde fazer o tratamento de descolamento de retina?

Para fazer o tratamento de descolamento de retina, você pode contar com a Central da Visão! Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas particulares seguras, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com oftalmologistas especialistas em retina. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para o tratamento de descolamento de retina.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38