Cirurgia de estrabismo: recuperação e pós-operatório

Saiba como é o tempo de recuperação e o pós-operatório da cirurgia de estrabismo.

O período de recuperação da cirurgia de estrabismo é considerado tranquilo e não costuma exigir muito tempo de repouso. Apesar disso, é fundamental que o paciente se atente aos cuidados pós-operatórios para que ocorra tudo bem.

Nesta matéria, entenda como é a recuperação dessa cirurgia e saiba quais são os cuidados pós-operatórios necessários.

cirurgia de estrabismo a preços mais acessíveis

Atenção: se você realizou a cirurgia de estrabismo e está com dúvidas ou está sentindo qualquer tipo de desconforto, entre imediatamente em contato com o médico que fez sua cirurgia. Este texto é apenas um informativo para quem ainda não operou e não substitui as orientações do seu médico oftalmologista.

Como é a recuperação da cirurgia de estrabismo?

Em geral, a recuperação da cirurgia de estrabismo não exige muito tempo de repouso do paciente.

Ao final da operação, o cirurgião fecha os cortes realizados com pontos. Esses pontos são feitos de um material especial e absorvível, caindo espontaneamente em aproximadamente 20 dias, ou seja, não é preciso retirá-los.

Além disso, o paciente não sai da sala de cirurgia com curativo ou tampão, mas sim, com os olhos abertos e enxergando.

É normal que o olho operado fique vermelho por três ou quatro semanas, aproximadamente, dependendo do paciente e do tipo de cirurgia. Além disso, as pálpebras podem ficar inchadas nos primeiros dias.

A dor costuma ser de nível leve a moderado, e pode durar de três a cinco dias. Porém, para amenizar o incômodo, pode ser recomendado colocar compressas geladas sobre a área operada, respeitando a prescrição do oftalmologista.

É comum, ainda, que haja um pequeno desconforto, como sensação de areia nos olhos e incômodo ao movê-los para certas direções. Caso a cirurgia tenha sido feita pela técnica Fórnice, a minimamente invasiva, o desconforto neste período é muito menor.

Depois da cirurgia, o paciente enxerga normalmente, podendo assistir televisão, ler, entre outras atividades. Ele poderá voltar às suas atividades de rotina, como trabalho e estudos, de cinco a sete dias após a operação. No entanto, vale lembrar que esse tempo varia conforme o andamento da recuperação e da técnica utilizada na cirurgia.

Apesar disso, atividades mais intensas, como exercícios físicos, e que envolvam água, não deverão ser feitas antes do período de duas semanas, devido ao risco de infecção.

E os cuidados pós-operatórios?

É fundamental que o operado siga adequadamente todas as recomendações médicas para a recuperação, aplicando os colírios antibióticos e anti-inflamatórios prescritos. Ele também deve comparecer à clínica oftalmológica para uma consulta pós-operatória entre um e cinco dias após a cirurgia.

Caso a dor ou o inchaço sejam permanentes, durando mais tempo do que o esperado, o médico oftalmologista deve ser procurado.

Onde fazer a cirurgia de estrabismo?

Escolher uma boa clínica para fazer a cirurgia de estrabismo é fundamental para ter mais segurança e reduzir os riscos da operação.

Para isso, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

cirurgia de estrabismo a preços mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38