Estrabismo: o que é? Tem cura?

O estrabismo costuma atingir crianças, podendo se manifestar também em adultos. Saiba mais sobre o que ele é e descubra se ele tem cura.

Estrabismo: o que é? Tem cura?

O estrabismo é um distúrbio ocular que consiste na falta de paralelismo entre os olhos, fazendo um focar em uma direção, e o outro, em outra direção.

Esse desvio pode ser para o centro do rosto, que é o estrabismo convergente, para as extremidades do rosto, que é o estrabismo divergente, ou para cima ou para baixo, que é o estrabismo vertical. Além disso, pode ocorrer tanto em um olho só, como nos dois olhos.

Nessa matéria, entenda o que é o estrabismo, quais são suas causas e veja se o distúrbio tem cura.

cirurgia de estrabismo a valores mais acessíveis

O que é estrabismo?

Estrabismo é um distúrbio que afeta o paralelismo dos olhos. Em vez de estarem direcionados igualmente para um mesmo ponto, a condição faz com que os olhos apontem para direções diferentes, causando confusão no cérebro no recebimento das imagens captadas.

A condição pode ser classificada de acordo com a direção do olho afetado. São três as classificações:

  • Convergente: quando um ou os dois olhos apontam para o centro do rosto, em direção ao nariz. A condição também é chamada de esotropia;
  • Divergente: quando um ou os dois olhos apontam para fora, também chamada de exotropia;
  • Vertical: quando um ou os dois olhos apontam para cima ou para baixo. Outro nome desse tipo de estrabismo é hipertropia.

Qual a causa desse distúrbio?

A causa do estrabismo está associada a um problema nos músculos que controlam os movimentos dos olhos. Esses músculos são comandados por nervos cranianos, ligados ao sistema nervoso.

Para que os olhos sejam direcionados de igual forma, é preciso que os músculos responsáveis pelo seu controle estejam em harmonia, fazendo com que os olhos estejam sincronizados. Desta forma, caso o sistema nervoso do paciente seja afetado, como em um AVC, por exemplo, ele pode ter estrabismo.

No caso de crianças, o estrabismo pode ser consequência de um alto grau de hipermetropia, pois força o paciente a aproximar os olhos para compensar a dificuldade em enxergar corretamente.

Outras razões podem ser a dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos, baixa visão em um dos olhos, doenças genéticas, como Síndrome de Down, doenças oculares, como catarata congênita, doenças infecciosas, como meningite, da tireoide, diabetes e até a hereditariedade.

O estrabismo tem cura?

Sim, o estrabismo tem cura, assim como altos índices de bons resultados quando tratado precocemente.

Muito comum em crianças, é fundamental que o distúrbio seja tratado o quanto antes, a fim de corrigir a visão do paciente e melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, com o tratamento adequado, também é possível evitar eventuais complicações, como a perda total da visão do olho afetado.

Já no caso de adultos com o distúrbio, o tratamento costuma envolver a cirurgia de estrabismo. Isso porque, em pessoas mais velhas, os tratamentos recomendados em geral não têm a mesma eficiência, já que os músculos estão mais enrijecidos.

Quais são os tratamentos para estrabismo?

Em crianças, um dos tratamentos mais recomendados pelos oftalmologistas é o uso de óculos de grau, que corrige o grau de hipermetropia. O acessório faz com que o olho não tenha que se aproximar do outro para compensar o erro.

Outra forma de tratar o distúrbio é fazer uso de tapa-olho no olho que não tem desvio, o que estimula o olho afetado e corrige o movimento muscular.

Há, ainda, a possibilidade de aplicação de toxina botulínica (botox), que age relaxando o músculo contraído e fazendo com que o olho fique normal, paralelo ao outro.

Este procedimento, normalmente, só é indicado para pacientes que tenham estrabismo de nível leve a médio, pois, com nível mais forte, a reaplicação pode ser necessária.

Além dos tratamentos citados, a cirurgia de estrabismo também pode ser eficaz, sendo prescrito caso o distúrbio não seja solucionado com o uso das lentes corretivas.

Como é feita a cirurgia de estrabismo?

O procedimento cirúrgico para a correção do estrabismo consiste na correção muscular – fortalecimento, caso os músculos estejam fracos, ou enfraquecimento, caso estejam muito contraídos. A cirurgia pode ser feita sob anestesia local ou geral, a depender do paciente.

Veja mais detalhes sobre a cirurgia de estrabismo nessa matéria.

cirurgia de estrabismo a preços mais acessíveis

Para encontrar a melhor clínica e dar início ao tratamento para estrabismo, conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38