Cirurgia de pterígio: quais os riscos

Assim como outros procedimentos, a cirurgia de pterígio também oferece riscos ao paciente. Saiba quais são eles!

Cirurgia de Pterígio: quais os riscos

Muito comum no Brasil, o pterígio é uma doença oftalmológica que consiste no crescimento de uma pequena membrana a partir do canto interno em direção ao centro do olho.

A membrana crescida é comumente chamada de “carne no olho” e é semelhante à conjuntiva. Esta, por sua vez, cobre a parte branca do olho, como uma película.

A única maneira de se ver livre do pterígio é sua remoção cirúrgica.

Assim como qualquer processo cirúrgico, a cirurgia de pterígio também tem seus riscos. Para entendê-los melhor, saiba mais sobre a doença e os métodos utilizados na cirurgia.

Lembre-se, ainda, de que é fundamental esclarecer todas as dúvidas com o oftalmologista antes de qualquer cirurgia ocular.

cirurgia de pterígio a preços mais acessíveis

Quais são as causas e os sintomas do pterígio?

Acredita-se que o pterígio pode ser causado por fatores ambientais, como ampla exposição a raios solares, vento e poluição. A causa também pode estar relacionada a hereditariedade.

Pessoas que trabalham ou ficam muito tempo ao ar livre, expostas a esses fatores, correm mais riscos de desenvolver a doença. A chance é ainda maior quando não há proteção adequada aos olhos, com óculos escuros de boa qualidade, chapéus e bonés.

Irritação ocular, coceira, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos e pouca intolerância à luz são alguns sintomas comuns. Também é possível sentir ardor, vermelhidão e lacrimejamento.

Quando é recomendada a cirurgia de pterígio?

A cirurgia de pterígio, também chamada de exérese de pterígio, é recomendada quando a doença cresce o suficiente para alcançar e ficar sobre a córnea. Isso normalmente resulta em uma vista embaçada ou em dificuldade para focalizar objetos. Neste último caso, o paciente acaba desenvolvendo astigmatismo e também hipermetropia.

Também há recomendação quando os sintomas da doença afetam a qualidade de vida do paciente.

Como a cirurgia é feita?

Existem dois métodos cirúrgicos para a remoção do pterígio.

O mais simples consiste na aplicação da anestesia tópica (em forma de colírio, diferente da anestesia local) e a remoção da pele crescida. A área afetada não é coberta e se recupera sozinha com o tempo.

Em cirurgias mais elaboradas, a anestesia é aplicada, a pele crescida é removida e a área afetada é coberta. No processo, pode ser feito um transplante de conjuntiva com o auxílio de uma cola cirúrgica, sem utilizar pontos.

Normalmente, as cirurgias são práticas, durando cerca de 30 a 45 minutos. A recuperação costuma ser rápida recuperação, podendo levar de sete a 14 dias para o paciente voltar à sua rotina de trabalho.

Quais são os riscos da cirurgia de pterígio?

O risco principal e muito comum da cirurgia de pterígio é o chamado pterígio recidivado, que é quando a doença volta. As chances de volta são maiores quando não há o transplante para cobertura da área afetada. Ficando exposta, a área fica sensível e mais propícia a possíveis infecções.

A carne no olho volta, geralmente, nos primeiros 12 meses após a cirurgia ou em pacientes jovens.

Outros riscos possíveis são a má cicatrização da córnea e a perfuração da esclera e da córnea, a parte branca do olho. Por isso, é fundamental escolher um oftalmologista que tenha uma boa experiência em cirurgias de pterígio.

O que fazer se a doença voltar?

Infelizmente, a probabilidade da recidiva não é baixa. Por isso, caso ela realmente aconteça, é possível fazer uma nova operação. Na maioria dos casos, após a segunda cirurgia, a doença não volta mais.

cirurgia de pterígio a valores mais acessíveis

Onde fazer a cirurgia de pterígio?

Para reduzir o riscos da cirurgia, é importante escolher uma boa clínica, que tenha um profissional experiente e de referência.

Nessa etapa, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Atenção!

Siga corretamente as indicações médicas do pós-operatório, se atentando aos medicamentos necessários e a proteção aos olhos. Isso evita infecções na área afetada e a volta do pterígio.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38