Cirurgia de Pterígio: recuperação e pós-operatório

Saiba quais são os cuidados pós-operatórios e qual o tempo de recuperação da cirurgia de pterígio.

Cirurgia de Pterígio: recuperação e pós-operatório

Se você realizou a cirurgia de pterígio e está com dúvidas ou está sentido qualquer tipo de desconforto, entre imediatamente em contato com o médico que fez sua cirurgia. O texto abaixo é apenas um informativo para quem ainda não operou e não substitui as orientações do seu médico oftalmologista.

cirurgia de pterígio a valores mais acessíveis

Cuidados pós-operatórios da cirurgia de pterígio

O pós-operatório da cirurgia de pterígio geralmente é acompanhado de algum desconforto. Porém, se o paciente sentir dor por determinados momentos, o próprio cirurgião prescreverá analgésicos para o alívio.

Comumente, é utilizado um oclusor (tampão ou tapa olho) no olho operado durante 48 horas, para que não haja riscos de infecções. É importante permanecer o máximo de tempo em repouso nestes dois primeiros dias, de preferência deitado ou sentado em locais com baixa luminosidade.

Estão elencados abaixo outros cuidados necessários no pós-operatório de pterígio, para a melhor compreensão. Deve-se:

  • Fazer compressas frias sobre a região operada a cada 30 minutos por três dias (exceto durante o sono);
  • Seguir corretamente as orientações médicas sobre as medicações;
  • Evitar locais com alto nível de poluição e poeira;
  • Não coçar os olhos;
  • Durante o banho, não esfregar os olhos e não deixar cair água, sabão ou xampu sobre eles durante uma semana;
  • Evitar o contato de qualquer coisa com as pálpebras;
  • Proteger absolutamente a região operada de raios solares, ventos e poluição utilizando óculos escuros de boa qualidade e chapéus ou bonés.

Tempo de recuperação

Em geral, o tempo de recuperação da cirurgia de pterígio é breve, levando de sete a dez dias para que o paciente volte à sua rotina de trabalho. É fundamental a proteção aos olhos contra sol, vento e poluição por pelo menos um mês.

Durante este tempo, esportes e atividades físicas, inclusive na água, não devem ser praticados, apesar de se poder caminhar após dez dias. As chances de volta do pterígio depois da cirurgia são altas, por isso, é ideal que todas as recomendações médicas sejam cumpridas, para que essas chances sejam reduzidas.

Após a cirurgia, o paciente deve ter acompanhamento oftalmológico por um ano.

Como é a cirurgia de pterígio e por que fazê-la?

A cirurgia de pterígio é indicada quando a camada carnosa formada na conjuntiva (membrana que cobre a parte branca do olho atinge a córnea, gerando dificuldades visuais, como vista embaçada ou astigmatismo.

O incômodo geral e estético causado pela coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e demais sintomas também é um fator que leva a este recurso.

Geralmente, as cirurgias são práticas, durando cerca de 30 a 45  minutos. O processo consiste apenas na retirada da “carne crescida”, como também é chamada a doença, deixando que a parte afetada se recupere sozinha.

Já cirurgias mais elaboradas aplicam a anestesia, removem o pterígio e cobrem a área afetada com uma membrana transparente, que pode ser a conjuntiva (membrana que cobre a parte branca do olho), técnica conhecida como transplante de conjuntiva.

cirurgia de pterígio a preços mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38