Pterígio nos olhos: quais são os tratamentos

O pterígio, também chamado “carne de olho”, é muito comum no Brasil. Saiba quais são os tratamentos dessa doença.

Cirurgia de Pterígio

O pterígio, também chamado “carne de olho”, é muito comum no Brasil. Trata-se de uma doença nos olhos que consiste em uma camada carnosa que cresce na parte branca do olho (esclera), do canto interno, próximo ao nariz, para o centro, podendo chegar até a córnea e a pupila.

A doença causada pela ampla exposição a raios solares, vento e poluição pode causar vermelhidão, ardência, coceira, lacrimejamento e até interferir diretamente na visão, gerando dificuldade para enxergar ou focalizar objetos de perto e longe, que é o astigmatismo.

Uma vez que a camada carnosa formada não diminuirá, e não é possível curar o pterígio naturalmente, é ideal tratar o quanto antes, de modo a reduzir os sintomas e evitar o seu agravamento.

Veja abaixo quais são os tratamentos, desde os mais simples até a remoção pela cirurgia de pterígio.

cirurgia de pterígio a preços mais acessíveis

Atenção: é fundamental consultar um médico oftalmologista. Só ele é capaz de diagnosticar o pterígio e recomendar o tratamento mais adequado. Nunca faça tratamentos, use medicamentos ou colírios sem orientação de um oftalmologista.

Tratamentos do pterígio

Os tratamentos do pterígio variam de acordo com o estágio da doença. Enquanto ainda no começo, é possível usar tratamentos mais simples e caseiros. Já se mais avançado, pode ser preciso passar por cirurgia. Entenda.

Colírios anti-inflamatórios e lubrificantes

A utilização de colírios anti-inflamatórios pode aliviar os sintomas do pterígio, como vermelhidão, ardência, lacrimejamento, coceira, incômodo e sensação de areia nos olhos.

Mas se atente às prescrições médicas! O uso inadequado de colírios, com o tempo, pode ter efeito contrário, piorando a situação ou gerando outros problemas de visão.

Colírios menos agressivos e que tratam o ressecamento são os lubrificantes, também chamados de “lágrimas artificiais”.

Proteção aos olhos

Embora não seja de fato um tratamento, a proteção dos olhos contra os fatores que causam o pterígio é fundamental.

Evite permanecer em espaços abertos, onde há ampla incidência de raios solares, ventos e poluição. Utilize óculos de sol de boa qualidade e chapéus para evitar que tais fatores entrem em contato com o olho já inflamado.

Principalmente para motoqueiros, é importante o uso da viseira, e para ciclistas, óculos especiais que impeçam o contato do vento com os olhos e o ressecamento.

Cirurgia de pterígio

Em casos mais avançados, o médico oftalmologista pode indicar a exérese de pterígio, ou seja, sua a remoção por cirurgia. Normalmente, isso ocorre quando a membrana chega até o centro do olho, atingindo a córnea e a visão central do paciente, comprometendo-a.

Porém, são altos os índices de volta da doença. Por essa razão, tais técnicas vêm sido estudadas e aperfeiçoadas. O método mais recente envolve a retirada do pterígio e o transplante de conjuntiva (membrana que fica sobre a parte branca do olho). Sua fixação se dá por meio de pontos ou até mesmo uma cola cirúrgica.

A cirurgia também é indicada em casos de desconforto estético, em que o paciente não se sente bem com a vermelhidão, que muitas vezes chama a atenção das demais pessoas. As cirurgias costumam ser rápidas, durando cerca de 30 minutos, e com rápida recuperação.

Consulte um oftalmologista!

Ao perceber sintomas semelhantes aos do pterígio, não hesite em procurar um oftalmologista. Ele fará o acompanhamento do crescimento do pterígio e lhe recomendará o melhor tratamento ou cirurgia, se for o caso.

Nessa hora, conte com a Central da Visão! Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas particulares de referência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em mais de 30 cidades brasileiras. Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130, ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

cirurgia de pterígio a valores mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38