Cirurgia de miopia: recuperação e pós-operatório

Entenda aqui como é o processo de recuperação da cirurgia de miopia e veja quais são os cuidados pós-operatórios necessários.

Cirurgia de miopia: recuperação e pós-operatório

A recuperação da cirurgia de miopia costuma ser tranquila quando o paciente segue corretamente todas as orientações médicas. Para isso, é fundamental tomar todos os cuidados necessários.

Muito comum no Brasil, a miopia é um erro refrativo que causa dificuldade para enxergar objetos que estão distantes.

Em olhos normais, os raios luminosos atravessam a íris e chegam até a retina, permitindo a formação de uma imagem perfeita. Já em olhos míopes, a curvatura da córnea não permite que a luz chegue até a retina, resultando em uma imagem borrada.

Para corrigir a miopia, o oftalmologista pode indicar a cirurgia refrativa, que consiste na correção da curvatura da córnea com o uso de laser. O procedimento pode ser feito de duas formas diferentes, o que influencia diretamente na recuperação.

A seguir, saiba mais sobre como é a recuperação da cirurgia de miopia e entenda quais são os cuidados pós-operatórios necessários.

cirurgia refrativa a preços mais acessíveis

Atenção: se você realizou a cirurgia de miopia e está com dúvidas ou está sentindo qualquer tipo de desconforto, entre imediatamente em contato com o médico que fez sua cirurgia. O texto abaixo é apenas um informativo para quem ainda não operou e não substitui as orientações do seu médico oftalmologista.

Como é a recuperação da cirurgia de miopia?

A recuperação e o pós-operatório da cirurgia de miopia varia um pouco de acordo com o método utilizado na operação.

O procedimento pode ser feito pelo método LASIK ou PRK, de acordo com o caso de cada paciente.

Na técnica LASIK, o cirurgião faz um corte milimétrico na superfície da córnea do paciente, e levanta uma pequena membrana, lembrando uma “tampinha de laranja”.

Com essa parte levantada, a córnea fica exposta e recebe a aplicação do laser, que faz a correção necessária. Depois, a membrana que foi levantada volta ao seu lugar.

Já na técnica PRK, o cirurgião faz uma raspagem na superfície externa da córnea, no chamado “tecido epitelial”. A córnea fica exposta e recebe o laser para a correção da sua curvatura.

É comum que pacientes com a córnea mais grossa tenham a indicação da cirurgia LASIK, uma vez que ela é mais resistente para a formação da lamela (a tampinha de laranja). Da mesma forma, pacientes com a córnea mais fina normalmente têm a indicação da cirurgia PRK.

Método LASIK

A cirurgia de miopia LASIK costuma ser a mais realizada e sua recuperação é, em geral, rápida, em comparação com outras cirurgias médicas.

Depois que a membrana é recolocada em seu lugar, uma lente de contato é colocada para a proteção do olho operado. Ela pode ser retirada apenas no dia seguinte, na consulta do pós-operatório.

Nas primeiras horas após a cirurgia, o paciente pode ter sensação de corpo estranho no olho, o que é normal. Ele também pode ter leve ardor e lacrimejamento. Por isso, é normal que o oftalmologista prescreva colírios para ajudar a aliviar esses sintomas. Assim, eles costumam sumir logo no dia seguinte.

Imediatamente após a cirurgia de miopia, já é possível notar a diferença. Apesar disso, pode ser que a visão do paciente não esteja perfeita logo após o procedimento cirúrgico, se estabilizando aos poucos. Em alguns casos, o paciente pode dirigir já no dia seguinte, caso ele se sinta confiante.

Atividades rotineiras, como estudo e trabalho, também podem ser retomadas sem esperar muito tempo, desde que haja moderação. Ainda assim, é indicado não passar muitas horas na frente do computador nos primeiros dias.

Da mesma forma, é preciso evitar maquiagem e demais cosméticos na área dos olhos por, pelo menos, uma semana. Também deve-se evitar fumar e estar exposto a fumaças em geral.

Outros cuidados são usar óculos escuros, não entrar na piscina ou no mar, e não esfregar os olhos. É fundamental que o paciente proporcione uma proteção maior aos olhos neste período.

Método PRK

A recuperação de quem operou pelo método PRK normalmente é mais lenta e dolorida. No procedimento, depois que o laser é aplicado, o paciente recebe uma lente de contato, que deve permanecer por até 72 horas, enquanto o epitélio se regenera.

Assim como no método LASIK, sensação de corpo estranho no olho, lacrimejamento e leve ardor são sintomas comuns. Por isso, o oftalmologista pode prescrever colírios para aliviar o incômodo.

Os cuidados com os olhos também são os mesmos. O que pode ser diferente é o tempo de duração de tais cuidados.

Sendo assim, é bom não passar muitas horas na frente de telas luminosas, e não usar maquiagem ou outros cosméticos na região dos olhos nos primeiros dias.

O paciente deve evitar fumar e se expor a fumaças em geral, usar óculos escuros durante a exposição solar, não entrar em piscinas ou mar, e não esfregar os olhos.

Cirurgia de miopia: cuidados na recuperação

O sucesso da cirurgia refrativa depende do paciente seguir corretamente todas as indicações do seu médico oftalmologista no pós-operatório. Mesmo que ele se sinta muito bem após a cirurgia, ele não deve deixar de seguir todas as orientações indicadas pelo seu médico.

No vídeo abaixo, veja alguns dos principais cuidados necessários durante o período de recuperação, independente do método utilizado na cirurgia.

Recapitulando, alguns cuidados são:

  • Não apertar ou esfregar os olhos;
  • Utilizar os colírios de acordo com a orientação médica;
  • Lavar as mãos antes de aplicar os colírios ou de encostar no olho;
  • Não deixar a embalagem do colírio encostar no olho;
  • Usar o tampão de acrílico de acordo com a orientação médica;
  • Tomar cuidado ao lavar o rosto nas primeiras 24 horas após a cirurgia;
  • Evitar o uso de maquiagem por 15 dias;
  • Evitar esportes de contato e banho de piscina, mar ou rio por 30 dias, pelo menos.

No caso de dúvidas, o paciente deve entrar imediatamente em contato com o seu médico oftalmologista.

cirurgia refrativa a valores mais acessíveis

Onde fazer uma cirurgia refrativa?

Escolher uma boa clínica oftalmológica para fazer a cirurgia refrativa pode influenciar – e muito – o bom resultado do procedimento. Por isso, é importante pesquisar bem antes de tomar qualquer decisão, considerando não apenas o valor cobrado, mas os padrões de qualidade da clínica e a experiência do cirurgião responsável.

Central da Visão tem parceria com clínicas que têm mais de 20 anos de experiência, em vários estados do Brasil e, o melhor: a preços acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Somos a maior central de agendamento de cirurgias e tratamentos oftalmológicos do país. Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38