Cirurgia refrativa PRK: como funciona? Qual o valor?

Conheça a técnica PRK de cirurgia refrativa e saiba mais detalhes sobre o valor cobrado e o processo operatório.

Cirurgia refrativa PRK

A cirurgia refrativa é comumente recomendada pelos médicos oftalmologistas para quem quer reduzir a dependência ou até eliminar a necessidade do uso de óculos e lentes de contato.

O procedimento, também conhecido como cirurgia de correção de grau, altera a curvatura ou simetria da córnea e melhora a refração dos raios de luz no olho do paciente, contribuindo para melhorar a qualidade da visão.

Assim como há diferentes tipos de olhos, também há diferentes tipos de cirurgia refrativa – cada um busca atender melhor o paciente de acordo com o seu olho. Nesta matéria, vamos abordar especificamente o tipo PRK, indicando como ele é feito e o que é considerado na definição do preço cobrado.

cirurgia refrativa a preços mais acessíveis

Como funciona a cirurgia refrativa PRK

O objetivo principal da cirurgia refrativa com PRK é corrigir os problemas ocasionados pelos erros refrativos, como a miopia, hipermetropia e o astigmatismo. O cirurgião oftalmologista inicia o procedimento realizando uma raspagem de parte da camada externa da córnea – o chamado tecido epitelial.

Após essa raspagem, é aplicado um laser que corrige a curvatura da córnea, melhorando o processo de refração feito pela visão e dando mais nitidez às imagens.

A cirurgia refrativa com o PRK pode ser realizada de duas formas, que variam de acordo com as necessidades do paciente e a avaliação do oftalmologista.

A PRK normal consiste em um procedimento de correção com laser que atende diferentes pacientes. Já na PRK personalizada, o oftalmologista precisa preparar o laser da cirurgia de acordo com a demanda específica da visão do paciente. Ou seja, o laser é personalizado de acordo com a necessidade do paciente.

Após a cirurgia, é possível que o paciente ainda tenha que usar óculos ou lentes de contato, dependendo da sua situação clínica. Entretanto, a redução do grau costuma ser significativa, o que reduz a dependência desses acessórios.

Além disso, após a cirurgia, é possível que o grau do paciente se altere ao longo dos anos. Por isso, é importante continuar consultando o oftalmologista com certa frequência, mesmo que menor do que antes da operação.

Qual o valor da cirurgia refrativa PRK?

O valor da cirurgia refrativa PRK é composto por diversos fatores, como a consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia e as consultas pós-operatórias, assim como eventuais exames clínicos, a sala cirúrgica, a equipe médica e os materiais necessários.

Dessa forma, o preço total da cirurgia vai depender do profissional que a realizará, da clínica escolhida, da região geográfica da clínica, e da técnica recomendada.

Como vimos, a cirurgia PRK pode ser normal ou personalizada. A personalizada costuma ter um valor maior do que a normal, já que o laser tem qualidades específicas para o paciente que será operado.

Sabendo disso, ao ter mais de um orçamento em mãos, faça a comparação com atenção. Veja se todos os custos envolvidos realmente constam na relação de valores, a fim de evitar surpresas.

Se você busca uma clínica particular, faça isso. Já se tem convênio médico, saiba que alguns planos de saúde oferecem a cobertura do procedimento na rede credenciada. Se esse for o seu caso, entre em contato com o seu convênio médico e peça informações.

Quem pode fazer essa cirurgia

A cirurgia refrativa PRK pode ser indicada para pacientes que não tenham sofrido alterações no grau ocular há, pelo menos, um ano, e possuam mais de 21 anos de idade. Além disso, médicos oftalmologistas podem recomendá-la como a técnica apropriada para pacientes que têm a córnea mais fina.

Existem alguns casos em que a cirurgia refrativa pode não ser indicada. Pacientes em tratamento de diabetes, artrite ou doenças que afetam a visão, e gestantes, não podem passar pelo procedimento cirúrgico.

Vale saber, ainda, que a cirurgia refrativa em jovens é diferente de quando feita em pacientes acima de 40 anos. A partir dessa idade, os pacientes começam a apresentar presbiopia, que é a dificuldade de ver de perto. Nessas circunstâncias, a indicação da cirurgia corretiva deve ser avaliada pelo oftalmologista.

cirurgia refrativa a valores mais acessíveis

Se livre dos óculos com a Central da Visão!

A Central da Visão é a maior central de agendamento de cirurgias e tratamentos oftalmológicos do país. Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros e, o melhor: a preços acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Atenção!

É fundamental consultar um oftalmologista. Só ele é capaz de fazer uma avaliação da visão e definir se a cirurgia é recomendada e se realmente o paciente não precisará mais usar óculos ou lentes de contato após a cirurgia.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38