Entenda a cirurgia de miopia a laser

Saiba como é feita a cirurgia de miopia a laser e entenda os procedimentos realizados para fazer a correção da córnea.

Entenda a cirurgia de miopia a laser

A cirurgia de miopia a laser é o procedimento indicado por oftalmologistas para corrigir erros de refração como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Tais problemas afetam a refração dos olhos, ou seja, quando a luz entra pelos olhos e forma a imagem perfeita na retina.

Em um olho normal, a luz atravessa o globo ocular e chega à retina, formando uma imagem nítida. Já em um olho com erros de refração, a luz não chega à retina, ou chega de forma anormal. Isso faz com que as imagens formadas não tenham nitidez o suficiente, o que causa uma visão ruim.

Os erros refrativos podem ter relação com a genética, com o formato dos olhos (mais ou menos alongados do que olhos normais) e com a curvatura da córnea.

Para corrigir tais problemas, muitas pessoas utilizam óculos de grau ou lentes de contato. Porém, a cirurgia de miopia, chamada também de cirurgia refrativa, é uma alternativa que pode ser indicada pelo médico oftalmologista.

A seguir, saiba como acontece a cirurgia refrativa e veja quais são os tipos mais comuns desse procedimento.

cirurgia refrativa a preços mais acessíveis

Como é feita a cirurgia de miopia a laser?

A cirurgia de miopia a laser consiste, basicamente, na remodelagem da córnea de acordo com o grau do paciente. Uma vez que a córnea é remodelada, a luz pode chegar até a retina, formando a imagem perfeitamente.

Existem dois tipos mais comuns de cirurgia refrativa: a LASIK e a PRK. Veja como cada uma delas é feita e quais são as indicações.

LASIK

Antes da cirurgia, o paciente recebe a anestesia tópica em forma de colírio. Na maioria das vezes, o operado permanece acordado durante o procedimento, porém, dependendo do caso, é possível que ele seja levemente sedado.

Após a aplicação da anestesia, o paciente fica com o olho aberto, com a ajuda de um aparelho. Um pequeno corte, com cerca de 0,1 mm, é feito em sua córnea – esse processo é chamado de flap.

Com o flap feito, uma das partes da córnea é levantada e, assim, o laser, que se chama excimer laser, é aplicado sobre o olho, remodelando a córnea e corrigindo o grau.

Acabado esse procedimento, a membrana que foi levantada é novamente colocada no lugar, e uma lente de contato é colocada para proteção. Essa lente deve ser retirada apenas no dia seguinte, na consulta pós-operatória.

A cirurgia de miopia a laser pelo método LASIK é indicada para pacientes que tenham a córnea grossa o suficiente para receber o flap sem ser prejudicada.

PRK

A diferença entre o método PRK para o LASIK é como o laser chegará à córnea do paciente.

Depois de realizada a aplicação de anestesia, que é igual ao do método LASIK, a fina membrana que protege a córnea, chamada epitélio, é retirada por completo. A córnea fica exposta e, assim, recebe o excimer laser, que faz a devida correção.

Após o fim do processo, é aplicada uma lente de contato para proteger o olho e substituir temporariamente o epitélio, que se regenera em poucos dias. Essa lente deve permanecer no olho do paciente até 72 horas depois da cirurgia, aguardando a regeneração do tecido epitelial.

Este método de cirurgia refrativa costuma ser mais indicado para pacientes que tenham a córnea mais fina ou o formato do olho mais alongado.

cirurgia refrativa a valores mais acessíveis

Qual o melhor método de cirurgia de miopia a laser?

Para saber qual o método mais indicado para o seu caso, é necessário consultar um médico oftalmologista. Por meio de exames, ele saberá qual o nível de curvatura e espessura da sua córnea, e poderá indicar o método mais adequado para você.

Se você procura uma clínica de excelência e de confiança para realizar a sua cirurgia refrativa, entre em contato com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos parceria com mais de 30 clínicas, e estamos presentes em 14 estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38