Entenda os tipos de cirurgia refrativa

Conheça os diferentes tipos da cirurgia refrativa, e saiba como você pode aposentar seus óculos e corrigir seu grau.

Entenda os tipos de cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa, também conhecida como cirurgia de correção de grau, tem sido indicada para os pacientes que desejam fazer as atividades do cotidiano com menor dependência do uso de óculos ou lentes de contato. Isso porque o procedimento cirúrgico corrige o grau ocular causado pela miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Existem três tipos de cirurgias refrativas mais comuns: cirurgia a laser PRK, cirurgia a laser LASIK e cirurgia refrativa com lente intraocular. Todas elas são oferecidas por diferentes clínicas afiliadas à Central da Visão. Confira como é cada uma delas.

cirurgia refrativa a valores mais acessíveis

Como é a cirurgia refrativa a laser PRK?

Uma das formas de fazer a cirurgia de correção de grau a laser é com o método PRK.

Nessa técnica, o oftalmologista começa o procedimento fazendo uma raspagem na parte externa da córnea do paciente. Essa superfície externa se chama tecido epitelial.

Em seguida, ele aplica uma luz ultravioleta diretamente na córnea, corrigindo a sua curvatura. Assim, quando a visão do paciente executar o processo de refração das cores, as imagens terão mais nitidez e clareza.

Dependendo do grau ocular ou de outras necessidades da visão do paciente, a cirurgia refrativa poderá ser feita de duas formas.

A PRK normal costuma ser feita em pacientes com distúrbios mais comuns e com a curvatura da córnea sem grandes alterações.

Já a PRK personalizada é realizada para atender especificidades mais complexas. Ou seja, além do grau, os olhos do paciente têm alguma outra restrição.

Como é a cirurgia refrativa a laser LASIK?

Na cirurgia a laser LASIK, o oftalmologista faz um corte milimétrico na córnea do paciente, e levanta uma das partes, chamada lamela. Com essa abertura, o laser chega à córnea e faz a correção do grau ocular do paciente.

O processo cirúrgico também é feito de duas formas, que variam de acordo com as necessidades do paciente.

A LASIK normal é feita apenas para a correção de grau, enquanto a LASIK personalizada é indicada para os pacientes que querem corrigir o grau, mas possuem outros distúrbios oculares.

Vale saber que essa técnica da cirurgia refrativa pode ser contraindicada em pacientes com a córnea muito fina.

Como é a cirurgia refrativa com lente intraocular?

Há casos em que a cirurgia a laser pode não ser recomendada. Assim, o médico oftalmologista pode recomendar a cirurgia com lente intraocular fácica.

A lente intraocular é permanente e mais indicada para os olhos que possuem a curvatura da córnea mais fina ou graus de miopia ou astigmatismo mais elevados.

Nessa cirurgia, a lente intraocular é implantada dentro do olho por meio de uma pequena incisão, e corrige o erro de refração existente.

Qual tipo de cirurgia refrativa é mais indicado?

A definição da cirurgia refrativa mais indicada é sempre feita por um médico oftalmologista, após a avaliação do caso do paciente.

Na maioria dos casos, são indicadas as técnicas PRK e LASIK, que são as mais tradicionais. Já a cirurgia com lente intraocular costuma ser recomendada em casos mais específicos.

Como é o pós-operatório

A recuperação da cirurgia refrativa é diferente para cada paciente, e varia, também, de acordo com o tipo do procedimento.

Normalmente, o período é tranquilo, quando o paciente segue todas as orientações e tomar os devidos cuidados pós-operatórios. No entanto, a cirurgia PRK costuma ter uma recuperação um pouco mais lenta e dolorida.

A recuperação total da visão acontece cerca de três meses depois da cirurgia, mas a estabilização da visão pode ocorrer antes. Em geral, deve-se evitar grandes esforços nas primeiras duas semanas após a operação.

Em alguns casos, o paciente deve usar lentes de contato terapêuticas e colírios para que os olhos se recuperem bem. Assim, ele poderá voltar às suas atividades e à rotina normalmente.

Além disso, é fundamental seguir fielmente as recomendações do seu médico.

É comum pacientes se sentirem bem alguns dias após a cirurgia e começarem a não seguir as recomendações à risca. Entretanto, isso pode levar a complicações.

Se ficar na dúvida de alguma recomendação no pós-operatório ou não estiver se sentindo bem, entre em contato imediatamente com seu médico.

Quanto custa a cirurgia refrativa?

O preço da cirurgia refrativa vai variar de acordo com a clínica escolhida e a cirurgia indicada. O custo da cirurgia vai envolver consulta de avaliação, exames oftalmológicos e a cirurgia em si que envolve a sala cirúrgica, equipe médica e materiais.

As cirurgias LASIK e PRK personalizadas costumam ter um valor maior do que as normais, já que o laser tem propriedades específicas para o paciente que será operado.

Já em alguns planos de saúde, o paciente pode ter a cobertura do procedimento na rede credenciada, já que se trata de uma cirurgia de reparação. Se você tem assistência médica e está interessado na cirurgia refrativa, entre em contato com o seu convênio médico e procure saber mais informações.

cirurgia refrativa a preços mais acessíveis

Onde fazer essa cirurgia

Para fazer a cirurgia refrativa, é necessário ter indicação médica. Apenas um especialista oftalmologista pode avaliar o seu caso e recomendar ou não o procedimento.

A cirurgia pode ser feita em clínicas credenciadas de planos de saúde, ou, ainda, pelo sistema de saúde pública, o SUS. No entanto, para isso, é preciso seguir uma série de requisitos, como um grau mínimo.

Uma alternativa é fazer em uma clínica particular. E, para ter preços muito mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento, conte com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura e com boas condições de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38