Exame OCT de retina: como funciona

Entenda o que é o exame OCT de retina e descubra em quais casos ele é indicado.

Exame OCT

OCT é a sigla para Optical Coherence Tomography, em português, Tomografia de Coerência Óptica. Trata-se de um exame oftalmológico realizado para identificar problemas na estrutura ocular.

O exame OCT pode ser do segmento posterior, quando é realizado um estudo da retina, ou do segmento anterior do olho, quando a análise é sobre a córnea, câmara interior, cristalino e íris. Em resumo, a tomografia de coerência óptica produz imagens em alta resolução de todos os tecidos que compõem o sistema interno ocular.

Saiba como é feito o exame OCT de retina e entenda em quais casos ele é indicado ao paciente.

cirurgias oftalmológicas a valores mais acessíveis

Tomografia de Coerência Óptica – OCT de Retina: o que é?

O OCT de Retina é um exame oftalmológico rápido e indolor, que não oferece praticamente nenhum risco ao paciente que se submete ao procedimento. Assim como boa parte dos exames oftalmológicos, o paciente provavelmente precisará dilatar a pupila para realizar o OCT de retina.

Para a obtenção dos resultados do OCT, o médico posicionará o paciente em frente ao equipamento que fará a captação das imagens. Isso, em média, leva 10 minutos para os dois olhos do paciente.

Por meio do OCT de retina é possível identificar problemas como buraco, edema ou degeneração macular, glaucoma, entre outras doenças oftalmológicas.

Quais os tipos de OCT – Tomografia de Coerência Óptica

Por meio do OCT, pode-se estudar diversas estruturas oculares, por isso, não só a retina do paciente é submetida ao exame. Além do OCT de Retina, que estuda a estrutura da retina como um todo, também existem o OCT de mácula e o OCT de papila, que é a cabeça do nervo óptico.

Quando o exame OCT de retina é feito em apenas um olho, ele é chamado de OCT Monocular – Tomografia de Coerência Óptica Monocular. Quando o mesmo exame é feito nos dois olhos, ele é chamado de OCT Binocular – Tomografia de Coerência Óptica Binocular.

Os preparos para o exame OCT de Retina

Por se tratar de um exame de baixa complexidade, o OCT de Retina não exige nenhum tipo de preparo por parte do paciente. A única recomendação é que o paciente compareça acompanhado, uma vez que no exame talvez ocorra dilatação da pupila, o que pode impedi-lo de dirigir ou caminhar sozinho por um período médio de 4 a 6 horas.

Onde fazer o exame OCT de Retina

A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com oftalmologistas especializados em retina. Se você precisa de tratamento para degeneração macular, buraco macular ou glaucoma, conte conosco!

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

cirurgias oftalmológicas a preços mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38