O que você precisa saber sobre o exame de mapeamento de retina

Entenda como o exame de mapeamento de retina é feito e em quais casos ele é indicado.

mapeamento de retina

O exame de mapeamento de retina é um dos procedimentos mais comuns solicitados pelos oftalmologistas. Por meio deste exame, o médico consegue enxergar com riqueza de detalhes todas as estruturas encontradas no fundo de olho, identificando, assim, vários tipos de anormalidades.

Pacientes com descolamento de retina, doença de mácula, tumores e até mesmo pacientes hipertensos ou diabéticos, podem ser identificados por meio do procedimento. Trata-se de um exame de grande importância.

A seguir, entenda como é feito o mapeamento de retina, quais são os preparos para o exame e onde ele pode ser feito.

cirurgias oftalmológicas a preços mais acessíveis

O que é o mapeamento de retina?

O mapeamento de retina é um exame oftalmológico prático e indolor, onde o médico faz uso de um instrumento chamado oftalmoscópio indireto binocular e uma lente convergente de grande aumento. Esses instrumentos têm a função de ampliar a visibilidade do médico e permiti-lo enxergar com detalhes todas as estruturas do fundo de olho.

Por meio do exame, é possível enxergar com clareza a retina, a mácula, o nervo óptico e o vítreo, além de diversos outros componentes do sistema interno ocular. O procedimento permite a identificação de diversos problemas oftalmológicos e, ainda, doenças como hipertensão arterial e diabetes.

Como é feito o exame?

Antes da realização do exame, o paciente tem a sua pupila dilatada. Após isso, o médico posiciona a lente de grande aumento entre o olho que será avaliado e o oftalmoscópio. Em seguida, é emitida uma luz por entre a lente do equipamento e a pupila, permitindo que o médico enxergue tudo o que há no sistema interno ocular do paciente.

Quais são os cuidados necessários para fazer o mapeamento de retina?

O mapeamento de retina é um exame de baixa complexidade, por isso, não exige nenhum preparo do paciente. A única recomendação é que, no dia da realização do exame, o paciente vá acompanhado de um adulto.

Isso porque ele passará pela dilatação de pupila, que é um procedimento que pode gerar alterações ou embaçar a visão por cerca de 4 a 6 horas.

Para quem este exame é indicado?

O exame de mapeamento de retina é fundamental para pacientes com diabetes, hipertensão, alterações na retina, suspeita de retinopatia, descolamento de retina, doença de mácula, diminuição da visão e doenças sistêmicas.

Com que frequência deve ser realizado o exame de mapeamento de retina?

A frequência de realização deste exame depende de diversos fatores, entre eles o estado de saúde e a idade do paciente. Mas é importante lembrar que essa recomendação precisa partir de um oftalmologista. Por isso, para ter certeza da frequência ideal, é importante estar sendo acompanhado por um médico.

Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio. Sendo assim, é importante se consultar com o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

Onde fazer o mapeamento de retina?

O exame de mapeamento de retina é comumente solicitado antes da realização de determinadas cirurgias oftalmológicas. Com a Central da Visão, é possível realizar diferentes cirurgias oftalmológicas a preços mais acessíveis e com condições facilitadas de pagamento.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras a valores mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Se você precisa fazer uma cirurgia de visão e deseja agendar uma consulta em uma de nossas clínicas parceiras, clique aqui!

cirurgias oftalmológicas a valores mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38