Degeneração macular: o que você precisa saber

A degeneração macular é uma condição que afeta a visão central do paciente. Veja tudo o que você precisa saber sobre essa doença.

Degeneração macular: o que você precisa saber

A degeneração macular é uma doença que acomete a parte central da retina, chamada de mácula. Essa é a parte responsável pela visão de detalhes e, quando sofre com a degeneração, atrapalha a visão central do paciente, sem afetar a visão periférica.

O principal fator de risco para a degeneração macular é a idade, por isso, a doença também é chamada de degeneração macular relacionada à idade, ou DMRI. Entretanto, também podem sofrer com a doença pessoas com histórico familiar, pele e olhos claros, fumantes, obesos, hipertensos e pessoas que se expõem frequentemente à luz solar sem proteção.

Veja agora tudo o que você precisa saber sobre a degeneração macular e saiba quais são os tratamentos possíveis.

cirurgia de retina a valores acessíveis

O que é a degeneração macular?

A degeneração macular é uma condição que afeta a mácula, parte central da retina, e necessária para a visão central, ou seja, a visão nítida dentro do campo visual (de detalhes).

No fundo do olho, a retina é a estrutura responsável por captar a luz e encaminhá-la ao cérebro, que, por sua vez, forma a imagem. Quando há degeneração macular, as células da parte central da retina começam a se deteriorar, causando a perda progressiva da visão central.

A doença tem como principal fator de risco a idade. Normalmente, pacientes acima dos 60 anos podem desenvolver a condição e ter a vista prejudicada.

Outros grupos de risco são hipertensos, obesos, pessoas com histórico familiar da doença, e pessoas com pele e olhos claros.

Quais os tipos da doença?

A DMRI pode se manifestar de duas formas: a seca ou atrófica, e a úmida ou exsudativa. Entenda as características de cada uma delas.

Degeneração Macular Atrófica (seca)

É a forma mais comum da doença, manifestando-se em cerca de 90% dos casos. A DMRI seca acontece quando há um acúmulo de proteínas e gorduras, chamadas de drusas. Essas drusas se colocam na camada celular da mácula e causam a sua degeneração.

A condição evolui lentamente e costuma não ter muitos sintomas, principalmente quando apenas um olho é afetado. O olho saudável pode manter o paciente com boa visão por muito tempo, sem a percepção do problema.

No geral, é mais fácil identificar os sintomas da doença quando os dois olhos sofrem de degeneração macular seca. Como os sintomas geralmente só são notados nessa situação, o ideal é que se faça o exame de fundo de olho com o médico oftalmologista todo ano, para prevenção.

Degeneração Macular Exsudativa (úmida)

É uma forma mais agressiva da doença e corresponde a cerca de 10% dos casos. Ocorre quando vasos sanguíneos anormais e mais fracos se formam no fundo do olho. Esses vasos sanguíneos expelem fluidos e embaçam a visão do indivíduo.

A sua progressão é mais rápida e agressiva, o que exige uma intervenção rápida e adequada, a fim de evitar a perda da visão. Além disso, pacientes com a DMRI seca que não tiverem tratamento adequado podem evoluir para uma degeneração macular úmida.

Causas da degeneração macular

As causas da DMRI ainda são desconhecidas. O que se sabe é que, com o passar dos anos, ocorre uma degeneração que atinge diretamente a mácula e isso causa problemas para o paciente na visão central, sem prejudicar a visão periférica.

Ou seja, o indivíduo não fica totalmente cego, mas perde parte da capacidade de enxergar.

Quais os sintomas?

A degeneração macular seca costuma não apresentar muitos sintomas, principalmente quando apenas um olho é afetado. O olho que não foi afetado pode fazer com que o paciente enxergue normalmente por anos, o que atrapalha a percepção da doença.

Já quando os dois olhos são afetados, o paciente pode perceber mais facilmente, pois passa a ter dificuldades para enxergar detalhes e pode sentir sua visão central turva e embaçada.

No caso da DMRI úmida, por se tratar de uma manifestação mais agressiva da doença, o paciente pode notar rapidamente as dificuldades na visão central.

No menor sinal de qualquer sintoma de degeneração macular, procure um médico oftalmologista para ter o diagnóstico e iniciar os tratamentos o quanto antes.

Quais são os tratamentos?

Os tratamentos para a degeneração macular variam de acordo com o tipo da doença. Sendo assim, é preciso ter a avaliação de um médico oftalmologista para ter a indicação adequada.

Veja quais são os tratamentos mais comuns para a DMRI seca e úmida.

Tratamento para DMRI atrófica

O tratamento costuma envolver a ingestão de multivitamínicos específicos recomendados pelo médico oftalmologista. É recomendado adotar novos hábitos alimentares, dando preferência para alimentos saudáveis, como frutas e vegetais.

Outro cuidado que o paciente deve ter é em relação à exposição solar, que deverá ocorrer somente com a proteção adequada.

Tratamento para DMRI exsudativa

Para este tipo da doença, é recomendável a aplicação de medicamentos chamados de antiangiogênicos, que ajudam a secar os vasos sanguíneos que nascem embaixo da retina e, ao expelir fluidos, prejudicam a visão.

Degeneração macular tem cura?

A degeneração macular tem tratamento e, em boa parte dos casos, é possível diminuir a progressão da doença. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances do tratamento ser mais eficaz.

Por isso, é fundamental consultar o oftalmologista ao menos uma vez ao ano.

Como prevenir a DMRI

A forma ideal de prevenir a degeneração macular é manter uma rotina com hábitos e alimentação saudáveis, incluindo na dieta frutas e hortaliças.

Também é indicado não fumar e proteger-se adequadamente durante a exposição solar.

Outra prática fundamental é consultar-se regularmente com o médico oftalmologista, o que pode te ajudar a prevenir ou identificar precocemente a doença.

Caso você apresente algum dos sintomas dessa doença, não deixe de procurar imediatamente um profissional oftalmologista para obter as orientações corretas. Lembre-se: quanto antes for tratada, mais rápido pode-se reduzir a progressão da DMRI.

Onde fazer o tratamento de degeneração macular?

Para ter o tratamento adequado de DMRI, é essencial ter uma consulta com um especialista, que poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.

cirurgia de retina a preços acessíveis

Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38