Cirurgia de glaucoma: como funciona

Conheça os tipos de cirurgia de glaucoma e saiba mais sobre a doença do nervo óptico e suas implicações.

Cirurgia de glaucoma: como funciona

Considerada uma das principais doenças causadoras de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma doença oftalmológica que leva a danos definitivos das fibras nervosas, causando a perda da visão periférica. A doença implica em uma alteração no nervo ótico e tem como principal causa o aumento da pressão intraocular.

Para controlar a doença e evitar consequências mais graves, os oftalmologistas indicam os tratamentos mais adequados de acordo com cada paciente. No entanto, quando o tratamento já não tem o resultado esperado, a cirurgia de glaucoma pode ser necessária.

Neste artigo, saiba quais são os tipos de cirurgia de glaucoma e entenda um pouco mais sobre essa doença tão perigosa.

Atenção: o médico oftalmologista é o único que pode indicar o tratamento adequado para o caso de cada paciente, levando em consideração exames e demais características. Por isso, ao menor sinal de problemas na sua visão, procure imediatamente um profissional. Cuide da saúde dos seus olhos!

Como funciona a cirurgia de glaucoma

A cirurgia de glaucoma é um recurso utilizado por médicos oftalmologistas em último caso, quando o paciente não conseguiu controlar a progressão da doença por meio do uso de colírios e/ou a ingestão de medicamentos.

O principal objetivo do tratamento do glaucoma é a diminuição da pressão intraocular, que causa danos nas fibras nervosas e leva o paciente à perda da visão.

Hoje, existem três tipos de cirurgias comumente recomendadas por médicos oftalmologistas aos pacientes acometidos pelo glaucoma. Conheça cada uma delas.

Trabeculoplastia seletiva a laser

Nesse tipo de cirurgia (conhecido também como SLT), uma combinação de frequências de laser é usada para tratar células danificadas, deixando intactas aquelas que não apresentam nenhum dano. Trata-se de um procedimento que pode ser repetido para melhor alcance de resultados.

Iridectomia a laser

A iridectomia a laser tem como objetivo o tratamento do glaucoma de ângulo fechado. Por meio do procedimento cirúrgico, uma pequena abertura é feita na íris do paciente, para que o humor aquoso possa circular livremente.

Desta forma, o humor aquoso volta a regular a pressão intraocular.

Trabeculectomia

Esse procedimento costuma ser indicado para controlar o glaucoma em casos em que o tratamento com colírios e medicamentos não surte o efeito desejado e a doença continua a progredir.

A cirurgia consiste na abertura de uma pequena passagem para drenar o humor aquoso e, deste modo, controlar a pressão intraocular.

Tipos de glaucoma

Além de saber sobre os tratamentos e cirurgias de glaucoma, também é interessante entender os tipos da doença.

A medicina divide o glaucoma em quatro tipos diferentes, que variam de acordo com as causas da doença e com o que acontece dentro do olho do paciente. Entenda.

1. Glaucoma de ângulo fechado

Também chamado de glaucoma agudo, o glaucoma de ângulo fechado ocorre quando há um bloqueio na saída de humor aquoso – líquido cuja função é nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão intraocular -, o que resulta no aumento repentino da pressão ocular.

Diferente dos casos crônicos de glaucoma, onde a evolução ocorre lentamente, o tipo agudo é uma situação emergencial.

2. Glaucoma de ângulo aberto

Também conhecido como glaucoma crônico, o glaucoma de ângulo aberto é o tipo mais comum da doença. As causas para a manifestação do glaucoma crônico ainda são desconhecidas pela medicina, mas acredita-se que a hereditariedade tenha influência no surgimento da doença.

Diferente do que ocorre com o glaucoma de ângulo fechado, este tipo progride de forma lenta, entretanto, a lesão causada ao nervo ótico é permanente.

Esse tipo é assintomático, ou seja, o paciente não sente qualquer sinal da doença, quando o quadro é inicial. Por isso é fundamental a realização de consultas anuais com oftalmologista que, por meio da análise clínica e exames, poderá diagnosticar a doença.

3. Glaucoma secundário

O glaucoma secundário pode ser causado pelo uso de medicamentos, além de outras doenças oculares sistêmicas e traumas ou lesões nos olhos. Ele também pode ser desencadeado em casos avançados de catarata e diabetes.

4. Glaucoma congênito

Por fim, o glaucoma congênito já nasce com o indivíduo. É considerado um tipo raro da doença e necessita de tratamento imediato.

Onde fazer a cirurgia de glaucoma

Para ter a indicação da cirurgia de glaucoma mais indicada, é essencial ter uma consulta com um especialista, que poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.

Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38