Colírio para glaucoma: entenda os tratamentos

O colírio para glaucoma pode ser suficiente para tratar a doença em alguns casos. Saiba mais sobre o medicamento relacionado à condição ocular.

Colírio para glaucoma: entenda os tratamentos

O glaucoma é uma doença oftalmológica que acomete indivíduos de todas as idades, mas principalmente adultos acima dos 40 anos. A principal característica do glaucoma é a alteração do nervo óptico, que causa uma lesão irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, pode levar à perda da visão.

Os tratamentos do glaucoma variam de acordo com o tipo da doença. Em alguns casos, a aplicação de colírios já é suficiente. No entanto, é preciso ter disciplina – o tratamento deve ser contínuo, feito nos horários corretos e de acordo com a orientação médica.

Nesta matéria, saiba mais sobre o uso de colírio no tratamento de glaucoma.

Como é o tratamento de glaucoma com colírio?

Os colírios normalmente são a primeira alternativa de tratamento para o glaucoma.

A principal característica do glaucoma é o aumento da pressão do olho. Sendo assim, os colírios prescritos, em geral, vão ter o objetivo de controlar a pressão intraocular, evitando consequências mais graves.

Vale dizer que esse tipo de medicamento só pode ser usado com prescrição médica, e de acordo com as orientações do oftalmologista. Colírios para glaucoma são diferentes de colírios lubrificantes, por exemplo, e devem ser administrados com cuidado.

Tipos de colírio para glaucoma

Embora os colírios tenham basicamente a mesma função, há tipos diferentes do medicamento, que agem de modo distinto no globo ocular. Entenda.

1. Prostaglandina

Esse tipo de colírio viabiliza um tratamento simples e com eficácia. Normalmente, são administrados uma vez por dia, e auxiliam o processo de drenagem do humor aquoso – líquido que nutre a córnea e o cristalino, e regula a pressão intraocular.

Mas é preciso ter atenção: o colírio de prostaglandina não pode ser usado durante o período pré-operatório da cirurgia de catarata. Se você tem glaucoma e está para operar a catarata, não deixe de passar essa informação para o seu oftalmologista.

2. Alfa-agonista adrenérgico

O colírio alfa-agonista adrenérgico ajuda na diminuição da produção do humor aquoso, auxiliando também no processo de drenagem natural dos olhos.

3. Colinérgico

Esse tipo de colírio costuma ser indicado para o tratamento de glaucoma de ângulo fechado, que é o tipo mais grave da doença.

O medicamento atua nos músculos oculares, liberando em pouco tempo o canal de drenagem dos olhos. Assim, o humor aquoso pode escoar mais rapidamente, impedindo que o paciente tenha sua visão prejudicada.

4. Betabloqueador

Assim como os colírios alfa-agonistas adrenérgicos, o colírio betabloqueador reduz a produção do humor aquoso. Em geral, ele tem boa eficácia e é rápido no controle da pressão ocular.

Apesar disso, ele é contraindicado para asmáticos, cardíacos e diabéticos.

5. Inibidores de anidrase carbônica

Este tipo de colírio atua na redução da pressão intraocular. Diferente dos demais, ele pode causar uma redução de 25% a 40%, quando a redução de 30% é o mínimo necessário para que o tratamento tenha um bom resultado.

Outra ação do medicamento é na redução da produção do humor aquoso.

Mesmo sendo um colírio considerado muito eficiente no tratamento de glaucoma, seu uso não costuma ser indicado por longos períodos. Assim, o médico responsável pela sua prescrição também indicará o tempo determinado para o uso.

6. Compostos combinados

Por fim, ainda é possível que o oftalmologista prescreva colírios combinados, com princípios ativos diferentes.

Isso acontece quando o tratamento pede dois tipos de colírios diferentes. No caso, para não ter que aplicar dois medicamentos, aplica-se um só, que está combinado.

Por que usar colírios no tratamento do glaucoma?

É possível utilizar colírios no tratamento do glaucoma graças à atuação dos medicamentos e à natureza da doença.

Como já dissemos, a principal característica do glaucoma é a pressão intraocular elevada. Porém, há mais detalhes nos ajudam a entender como a condição acontece de fato.

O glaucoma é uma doença que causa alterações no nervo óptico. Além do aumento da pressão intraocular, ele também pode acontecer por alterações no fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

formato-olho_pt

O aumento da pressão ocular acontece quando o humor aquoso, produzido no fundo de olho, tem uma elevação ou passa por problemas de drenagem no canal – após cumprir sua função no olho, o humor aquoso é expelido, e é quando ele tem problemas nessa saída que a pressão intraocular pode aumentar.

A partir do momento que há aumento de produção do humor aquoso, ou problemas na sua drenagem, pode haver lesões no nervo óptico e, assim, prejudicar a visão de forma bem séria.

Portanto, quando o colírio consegue reduzir a produção do humor aquoso ou fazer com que a drenagem do líquido aconteça, ele é útil no tratamento do glaucoma, evitando a perda da visão.

Onde fazer o tratamento de glaucoma

Se você tem glaucoma, a única forma de saber qual o melhor tipo de colírio para o seu caso é tendo indicação de um especialista. Só em uma consulta oftalmológica, o profissional poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.

Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38