Entenda por que o glaucoma é uma doença perigosa

Considerada uma das condições que mais cega pessoas no mundo, o glaucoma é uma doença perigosa, mas que pode ser tratada. Saiba mais! 

Entenda por que o glaucoma é uma doença perigosa

O glaucoma é uma doença ocular que causa danos irreversíveis à visão. A principal causa da doença está relacionada ao aumento da pressão ocular, que causa danos ao nervo ótico e prejudica a visão periférica.

Considerado uma das principais causas de cegueira no mundo, o glaucoma causa danos nas fibras nervosas, podendo levar à perda do campo visual. Na grande maioria dos casos, a condição não apresenta sintomas, o que faz com que o paciente afetado, muitas vezes, nem perceba.

Os tipos de glaucoma

A medicina divide o glaucoma em quatro tipos. Entenda mais sobre cada um deles.

1. Glaucoma de ângulo fechado

Também chamado de glaucoma agudo, o glaucoma de ângulo fechado ocorre quando há um bloqueio repentino na saída de humor aquoso. Trata-se de um líquido cuja função é nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão intraocular.

Com a saída bloqueada, há o aumento da pressão ocular.

Diferente dos casos crônicos de glaucoma, onde a evolução ocorre lentamente, o tipo agudo é uma situação emergencial.

2. Glaucoma de ângulo aberto

Também conhecido como glaucoma crônico, o glaucoma de ângulo aberto é o tipo mais comum da doença. As causas para a manifestação do glaucoma crônico ainda são desconhecidas pela medicina, mas acredita-se que a hereditariedade tenha influência no surgimento da doença.

Diferente do que ocorre com o glaucoma de ângulo fechado, este tipo progride de forma lenta, entretanto, a lesão causada ao nervo ótico do paciente é permanente.

3. Glaucoma secundário

O glaucoma secundário pode ser causado pelo uso de medicamentos, por doenças oculares sistêmicas ou por traumas e lesões nos olhos. Esse tipo também pode ser causado por casos avançados de catarata ou diabetes.

4. Glaucoma congênito

Este tipo de glaucoma já nasce com o indivíduo. É considerado um tipo raro de glaucoma e necessita de tratamento imediato.

As causas do glaucoma

A causa do glaucoma é, geralmente, relacionada à lesão do nervo ótico, no entanto, a medicina ainda não compreende totalmente quais podem ser as outras causas para a doença. Acredita-se que a hereditariedade também tenha influência na manifestação da doença.

Além disso, a hipotensão arterial noturna – caracterizada pela baixa da pressão durante o sono – e a apneia do sono – roncos e pausas na respiração durante o sono – também são consideradas possíveis causas para o glaucoma.

Por isso, recomenda-se que pacientes com essas condições de sono procurem um médico oftalmologista.

Os sintomas do glaucoma

Os diferentes tipos de glaucoma podem apresentar sintomas distintos. No caso do glaucoma de ângulo aberto, o paciente costuma não apresentar sintomas até que comece a ter perda gradual da visão periférica lateral, também chamada de visão tubular.

Pacientes acometidos pelo glaucoma de ângulo fechado já apresentam sintomas mais agressivos, como dor nos olhos, visão turva ou dificuldades de enxergar, além de olhos vermelhos e com aparência inchada e até mesmo náuseas e vômitos.

Já quem apresenta o glaucoma congênito pode sofrer sintomas como vermelhidão e inchaço em um ou dois olhos, nebulosidade, sensibilidade à luz e lacrimejamento

Afinal, por que o glaucoma é uma doença perigosa?

O glaucoma costuma ser uma doença assintomática, o que dificulta muito a sua suspeita por parte do paciente e reflete na demora na busca de atendimento oftalmológico.

Além disso, a doença também não tem cura.

O principal risco da condição é levar o paciente à perda completa e irreversível da visão. Sendo silencioso e oferecendo tanto risco, o glaucoma é uma doença perigosa e que merece muita atenção.

Por isso, consultar-se regularmente com um médico oftalmologista é de suma importância. O profissional poderá identificar a doença e indicar o tratamento adequado o quanto antes, diminuindo os riscos de o paciente perder a capacidade de enxergar.

Onde fazer o tratamento de glaucoma

Central da Visão é uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38