Glaucoma agudo: o que você precisa saber

Entenda sobre o glaucoma agudo e saiba como agir caso tenha algum sintoma.

Glaucoma agudo: o que você precisa saber

O glaucoma é uma doença oftalmológica que acomete indivíduos de todas as idades, mas principalmente os adultos acima dos 40 anos. A principal característica do glaucoma é a alteração do nervo ótico, que causa uma lesão irreparável das fibras nervosas e, consequentemente, a perda da visão.

A medicina divide o glaucoma em quatro tipos, entre eles: glaucoma agudo, também chamado de glaucoma de ângulo fechado; glaucoma de ângulo aberto, também chamado de glaucoma crônico; glaucoma congênito e glaucoma secundário.

Entenda mais sobre o glaucoma agudo, a forma mais agressiva de manifestação da doença.

O que é o glaucoma agudo?

Também chamado de glaucoma agudo, o glaucoma de ângulo fechado ocorre quando há um bloqueio repentino na saída de humor aquoso – líquido cuja função é nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão intraocular -, o que resulta no aumento da pressão ocular.

Diferente dos casos crônicos de glaucoma, onde a evolução ocorre lentamente, o tipo agudo é uma situação emergencial.

Quais os sintomas do glaucoma agudo de ângulo fechado?

Pacientes acometidos pelo glaucoma de ângulo fechado apresentam sintomas mais agressivos do que nas outras formas da doença, como dor nos olhos, visão turva ou dificuldades de enxergar, além de olhos vermelhos e com aparência inchada e até mesmo náuseas e vômitos.

O glaucoma agudo tem tratamento?

O glaucoma de ângulo fechado é tratado como uma emergência médica, pois pode levar o paciente a perder completamente sua visão após alguns dias sem o tratamento adequado.

O tratamento nestes casos costuma ser o uso de colírios, pílulas e medicamentos intravenosos para o controle da pressão intraocular.

Além disso, alguns pacientes podem necessitar de intervenção cirúrgica emergencial, chamada de iridotomia. O procedimento consiste no uso de um laser para abrir um novo canal na íris do paciente, o que alivia a pressão intraocular.

As causas do glaucoma de ângulo fechado

A causa do glaucoma, no geral, costuma ser relacionada à lesão do nervo ótico, no entanto, a medicina ainda não compreende totalmente quais podem ser as outras causas para a doença. Acredita-se que a hereditariedade também tenha influência em sua manifestação.

Além disso, a hipotensão arterial noturna – caracterizada pela baixa da pressão durante o sono – e a apneia do sono – roncos e pausas na respiração durante o sono – também são consideradas possíveis causas para o glaucoma. Por isso, recomenda-se que pacientes com essas condições de sono procurem um médico oftalmologista.

Glaucoma tem cura?

O Glaucoma não tem cura mas, se diagnosticado em fase inicial e com o tratamento adequado, a doença pode ser controlada. A expectativa de tratamento e recuperação para o glaucoma podem variar de acordo com o tipo de manifestação da doença, mas, em geral, o diagnóstico e tratamento imediatos são essenciais para salvar a visão do paciente.

Como prevenir a evolução do glaucoma?

O glaucoma não pode ser prevenido, entretanto, o diagnóstico precoce é crucial para evitar que o paciente perca a visão. Por isso, o ideal é visitar regularmente um médico oftalmologista a fim de realizar exames periódicos e garantir que, ao menor sinal da doença, você tenha o tratamento adequado imediatamente.

Onde fazer o tratamento adequado?

Para ter o tratamento adequado do glaucoma agudo, é essencial ter uma consulta com um especialista, que poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.

Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38