Glaucoma de ângulo aberto: o que você precisa saber

O glaucoma de ângulo aberto é a forma mais comum da doença. Saiba quais são os tratamentos para essa condição.

Glaucoma de ângulo aberto: o que você precisa saber

Considerado uma das doenças que mais cega pessoas no mundo, o glaucoma acomete indivíduos de todas as idades, mas, principalmente, adultos acima dos 40 anos.

Entre os quatro tipos da doença, o glaucoma de ângulo aberto é o mais comum. A principal característica dessa condição é a alteração do nervo óptico, que causa uma lesão irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, pode levar à perda da visão.

Os demais tipos de glaucoma são o glaucoma agudo (também chamado de glaucoma de ângulo fechado), glaucoma congênito e glaucoma secundário.

A seguir, saiba mais sobre o glaucoma de ângulo aberto e o seu tratamento.

O que é o glaucoma de ângulo aberto?

Também conhecido como glaucoma crônico, o glaucoma de ângulo aberto é o tipo mais comum da doença.

As causas para a manifestação do glaucoma crônico ainda são desconhecidas pela medicina, mas acredita-se que a hereditariedade tenha influência no surgimento da doença.

Diferente do que ocorre com o glaucoma de ângulo fechado, este tipo progride de forma lenta, entretanto, a lesão causada ao nervo óptico do paciente é permanente.

Quais são os sintomas?

Os pacientes acometidos pelo glaucoma de ângulo aberto, ou glaucoma crônico, costumam não apresentar sintomas até que comece a perda gradual da visão periférica lateral, também chamada de visão tubular.

Por ser assintomática, essa manifestação da doença costuma ser de difícil identificação por parte do paciente, por isso, é importante consultar-se regularmente com um oftalmologista a fim de obter o diagnóstico o mais breve possível.

Glaucoma crônico aberto tem tratamento?

Sim, o tratamento para o glaucoma crônico pode ter sucesso apenas com o uso de colírios. No entanto, isso não é regra. Pode ser preciso ingerir medicamentos que controlem a pressão intraocular, além de outros tipos de tratamento, como o tratamento à laser – que ajuda na desobstrução da circulação do humor aquoso – e a própria cirurgia de glaucoma.

Mas lembre-se, somente um médico oftalmologista, por meio de consulta clínica e exames, poderá definir o tratamento mais adequado.

Glaucoma tem cura?

Infelizmente, o glaucoma não tem cura. Mas se diagnosticado em fase inicial e com o tratamento adequado, a doença pode ser controlada.

A expectativa de tratamento e recuperação para o glaucoma pode variar de acordo com o tipo de manifestação da doença, mas, em geral, o diagnóstico e tratamento imediatos são essenciais para salvar a visão do paciente.

Como prevenir a evolução da doença

O glaucoma não pode ser prevenido, entretanto, o diagnóstico precoce é crucial para evitar que o paciente perca a visão.

Por isso, o ideal é visitar regularmente um médico oftalmologista a fim de realizar exames periódicos e garantir que, ao menor sinal da doença, você tenha o tratamento adequado imediatamente.

Onde tratar o glaucoma de ângulo aberto?

Para ter o tratamento adequado do glaucoma de ângulo aberto, é essencial ter uma consulta com um especialista, que poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.

Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38