Ficar com a visão embaçada depois da cirurgia de catarata pode acontecer com parte dos pacientes operados. Entenda o que acontece e conheça a solução.
Mesmo depois de ter feito a cirurgia de catarata, alguns pacientes ainda podem se queixar de visão embaçada. Isso é uma situação que pode acontecer, e que, felizmente, tem uma solução simples.
Imediatamente após a cirurgia, é normal que a vista ainda não esteja totalmente perfeita. Afinal, o procedimento acabou de ser feito.
No entanto, outros operados podem desenvolver o problema meses ou até anos depois da operação.
A seguir, entenda o que pode causar o embaçamento na visão depois de já ter feito a cirurgia de catarata, e saiba mais sobre o procedimento indicado para resolver a situação.
O que pode ser a visão embaçada depois da cirurgia de catarata?
A visão embaçada depois da cirurgia de catarata pode acontecer em duas ocasiões diferentes: nos primeiros dias após o procedimento, e depois de meses ou anos.
Durante os primeiros dias, é comum que a visão do paciente fique turva. Como o olho recebeu uma lente intraocular em substituição ao cristalino (lente natural dos olhos), ele entra em processo de adaptação.
Assim, a visão fica não só embaçada, como também sensível à luz. Outros sintomas que podem se manifestar nesse período você pode ver nesta matéria.
Já depois de meses ou anos da cirurgia, o que acontece é a opacificação da cápsula posterior. Essa cápsula é a estrutura que abriga o cristalino, e que permanece no olho quando a lente natural é substituída.
Com o tempo, a estrutura pode começar a se opacificar. Isso porque algumas células acabam se acumulando na parte central da cápsula, fazendo com que ela fique opaca e atrapalhe a visão.
Nessa situação, alguns pacientes até podem pensar que a catarata voltou. No entanto, é importante destacar que, uma vez que a catarata é removida cirurgicamente, ela não pode voltar. Isso porque a cirurgia é definitiva.
Para resolver esse problema, os médicos oftalmologistas indicam a capsulotomia.
O que é capsulotomia?
A capsulotomia é o procedimento que “limpa” a cápsula posterior opacificada e permite que o paciente volte a enxergar bem. Por essa razão, ela também é conhecida popularmente como limpeza da lente.
Trata-se de um procedimento ambulatorial, realizado no próprio consultório oftalmológico. Além disso, ele também é feito em poucos minutos e tem resultado imediato.
Como é feita a capsulotomia YAG laser?
Para passar pela capsulotomia, o paciente deve ter sua pupila dilatada. Sendo assim, inicialmente, ele recebe o colírio para a dilatação e, também, o colírio anestésico.
Feito isso, ele deve se posicionar sentado em frente ao aparelho, apoiando sua testa e queixo nos lugares indicados. Assim, basta seguir as orientações do oftalmologista, como olhar para frente ou para os lados.
O profissional, por sua vez, se senta do outro lado do aparelho, e, após alguns ajustes, faz disparos de laser YAG no olho do paciente – por isso, o procedimento é chamado capsulotomia YAG laser.
O laser tem a função de quebrar e abrir a cápsula posterior, o que vai permitir que o paciente volte a enxergar normalmente.
E pronto! O procedimento é feito em poucos minutos, e o paciente já pode retornar às suas atividades.
Como é a recuperação da capsulotomia?
A capsulotomia YAG laser é um procedimento não cirúrgico. Ela não é invasiva e não envolve cortes no olho, portanto, não tem risco de infecção.
Sendo assim, a limpeza da lente praticamente não implica em nenhum tipo de recuperação. A grande maioria dos pacientes sai do consultório já com a visão totalmente recuperada.
Além disso, também não é necessário permanecer em repouso.
O que pode, sim, causar incômodo, é o efeito da dilatação da pupila. É normal que a visão permaneça um pouco embaçada durante as primeiras horas.
O paciente também pode ver moscas volantes – pequenas manchas se movimentando na visão. Porém, esse sintoma costuma passar logo.
Sintomas como dor de cabeça e dor, queimação ou incômodo no olho não são comuns. Em casos assim, o médico oftalmologista deve ser comunicado imediatamente.
Onde fazer uma capsulotomia YAG laser?
Para fazer a capsulotomia YAG laser, é preciso ter indicação médica. Sendo assim, o paciente deve comparecer em uma consulta com o oftalmologista especialista, e ter o respectivo diagnóstico e a recomendação.
A limpeza da lente pode ser feita em clínicas credenciadas de planos de saúde e também gratuitamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.
Uma alternativa para quem não tem plano de saúde e não pode aguardar na fila do SUS é realizar o procedimento em clínicas particulares.
Na Central da Visão, é possível encontrar clínicas particulares com mais de 20 anos de experiência e, o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de excelência, a valores mais baixos e com condições facilitadas de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em mais de 30 cidades brasileiras. Assim, ajudamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.