Afinal, existem tratamentos para pacientes que têm catarata nos olhos? Confira qual a solução para esse problema!
Os pacientes que são acometidos pela catarata nos olhos têm sua visão afetada gradativamente. Com a opacidade do cristalino, o paciente enxerga com cada vez mais dificuldade, podendo até mesmo chegar à cegueira. A notícia boa é que, mesmo nessa situação, ainda é possível fazer o tratamento.
O único modo de tratar a catarata é realizando a sua remoção cirúrgica. O procedimento consiste na substituição do cristalino, que é a lente natural dos olhos, por uma lente artificial intraocular (LIO). Assim, o paciente volta a enxergar normalmente, sem o aspecto de visão embaçada de antes.
Nesta matéria, saiba mais sobre os tratamentos para quem tem catarata nos olhos e entenda como funciona a cirurgia de catarata.
Como tratar a catarata nos olhos?
O único tratamento totalmente eficaz na cura da catarata nos olhos é a cirurgia. Através dela, o cristalino é substituído por uma lente intraocular artificial. Essa nova lente passará a ter a função do cristalino, que era a lente natural do olho, possibilitando que o paciente volte a enxergar normalmente em pouquíssimo tempo.
Atualmente não é necessário esperar que a doença evolua a um estágio mais grave para recorrer a cirurgia, como era feito há algum tempo. Isso acontece porque, no estágio inicial da catarata, a cirurgia devolve a qualidade de vida ao paciente, além de também eliminar qualquer possibilidade de alguma sequela permanente na visão.
Mesmo sabendo que a cirurgia é a única maneira realmente eficaz para tratar a catarata, ainda há alguns pacientes que insistem na aplicação de colírios ou até mesmo na utilização de óculos. No entanto, esses métodos podem somente amenizar os sintomas da catarata, não entrando numa lista de tratamentos de fato.
Como funciona a cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é um procedimento seguro, prático, de baixo risco e indolor, que se resume na retirada do cristalino opacificado/amarelado para substituí-lo por uma lente intraocular artificial. A cirurgia é realizada sob anestesia local e tem duração de cerca de 15 minutos, a depender da gravidade do caso, com alta do paciente no mesmo dia do procedimento.
O único tratamento para se curar da doença é o cirúrgico, que pode ajudar o paciente a voltar a ter uma vida normal em pouquíssimo tempo. Boa parte dos operados retorna à rotina em cerca de uma semana, apresentando total recuperação em cerca de 30 a 45 dias.
Existem duas técnicas muito utilizados para a cirurgia de catarata: a facoemulsificação e a cirurgia a laser.
Facoemulsificação
A cirurgia de catarata com o método da facoemulsificação é a mais utilizada pelos cirurgiões, por ser tratar de um procedimento seguro, prático, de baixo risco e indolor.
Dando início à cirurgia, o profissional responsável realiza um pequeno corte (de cerca de 2,75 mm) no globo ocular do paciente, com o auxílio de um bisturi. Em seguida, ele insere uma cânula para diluir/quebrar o cristalino e aspirá-lo.
Com outra cânula, o cirurgião insere a lente artificial no interior do globo ocular, onde ficava o cristalino, e finaliza o procedimento. O corte realizado não precisa de suturas, uma vez que é autosselante.
Cirurgia de catarata a laser
A cirurgia de catarata a laser é um pouco mais moderna do que a facoemulsificação. No entanto, custa mais caro. A diferença entre as duas formas está na maneira de incisão e na quebra do cristalino. Enquanto na facoemulsificação o corte é feito com o auxílio de um bisturi, na cirurgia a laser, o próprio laser é o responsável pelo corte, o que oferece mais precisão.
Apesar de o corte ser feito de modo diferente, a substituição do cristalino costuma obedecer ao procedimento de facoemulsificação. Ou seja, é utilizada uma cânula ligada a um aparelho ultrassônico que dilui o cristalino e o aspira e, em seguida, outra cânula é inserida pelo médico para aplicar a nova lente.
No vídeo abaixo, saiba mais sobre a importância da cirurgia de catarata.
Como buscar o tratamento para catarata nos olhos?
Antes mesmo de buscar o tratamento cirúrgico para a catarata nos olhos, é fundamental ter o diagnóstico correto. Isso porque alguns sintomas da doença podem ser confundidos com sintomas de outras condições, como erros refrativos, por exemplo.
Sendo assim, o primeiro passo é procurar um médico oftalmologista para realizar uma consulta. Ele analisará a sua situação e dirá se o caso é realmente de catarata ou não.
Em seguida, o profissional também dirá se a cirurgia já é recomendada ou não. Algumas vezes, é preciso aguardar a catarata no olho amadurecer um pouco mais para fazer a remoção do cristalino.
Com a prescrição adequada, basta agendar a cirurgia.
Você pode buscar o processo cirúrgico nas clínicas credenciadas no seu plano de saúde, em clínicas particulares ou no SUS, o Sistema Único de Saúde.
Clínicas particulares podem cobrar valores não tão acessíveis, enquanto a fila do SUS pode levar um bom tempo, o que acaba comprometendo ainda mais a visão do paciente.
Em casos como esses, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil , e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.