Colírio para catarata funciona? Entenda!

Algumas pessoas ainda acreditam que há colírio para catarata e que o medicamento realmente trata a condição. Mas não é bem isso o que acontece. Saiba mais!

Colírio para catarata funciona? Entenda!

Na indústria farmacêutica, é possível encontrar um colírio para catarata que realmente funcione? Alguns pacientes buscam na internet ou em outras fontes um medicamento que trate a opacificação natural do cristalino, impedindo o avanço da condição ou até fazendo-a regredir. No entanto, há um equívoco nesse pensamento.

A única situação em que um colírio é prescrito quando o paciente tem catarata é no pós-operatório da remoção cirúrgica do cristalino comprometido. A aplicação do medicamento faz parte dos cuidados necessários para a recuperação e é importante para que tudo ocorra bem nesse período.

A seguir, entenda qual a relação do colírio com a catarata e saiba mais sobre o tratamento eficaz para a condição.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Como funciona o colírio para catarata?

Várias pessoas que pesquisam pelo termo “colírio para catarata” buscam saber se há algum medicamento eficaz no tratamento da catarata. A condição afeta grande parte do público acima de 50 anos de idade, e torna a vista embaçada. Isso porque o cristalino, que é a lente natural dos olhos, torna-se opaco – o que é um resultado do próprio envelhecimento do paciente.

Felizmente, a catarata é uma doença que tem cura, e cujo tratamento devolve ao paciente a capacidade de enxergar bem novamente. No entanto, o único modo que possui eficácia cientificamente comprovada é a cirurgia.

Embora existam estudos recentes e frequentes sobre a eficácia da aplicação de medicamentos para reverter a opacificação do cristalino, até o momento, ainda não há nenhuma comprovação. Sendo assim, o colírio para catarata com fins de tratamento ainda não tem resultados favoráveis, tampouco hábitos alimentares ou outras práticas.

O que pode acontecer é a adaptação do cérebro com a visão embaçada, o que dá a falsa sensação de melhora. No entanto, na prática, acontece exatamente o contrário: a perda da visão é progressiva, podendo chegar à cegueira reversível.

Como tratar a catarata?

A cirurgia de catarata é a única forma de solucionar o problema da opacificação do cristalino. O procedimento consiste na retirada da lente comprometida e na sua substituição por uma nova lente intraocular. Trata-se de uma lente artificial e transparente, que permite a recuperação da visão.

O método mais utilizado na cirurgia de catarata é a facoemulsificação, em que o cirurgião oftalmologista faz um corte milimétrico na periferia da córnea do paciente e, por ele, tem acesso ao cristalino. Assim, ele emulsifica (quebra e dilui) a lente, a aspira para fora, e insere a nova lente.

A cirurgia também pode ser feita a laser, quando o cirurgião usa um tipo de laser para realizar a incisão. Porém, mesmo assim, a retirada da catarata em si também é pela emulsificação. Para saber mais sobre o procedimento, confira essa matéria.

Vale saber que, independente da técnica utilizada na cirurgia, antes da operação, o paciente recebe anestesia tópica, em forma de colírio. Em alguns casos, também pode haver sedação leve, para que o operado fique mais tranquilo durante o procedimento.

Como usar o colírio após a cirurgia de catarata?

Feita a cirurgia de catarata, o paciente deve seguir alguns cuidados pós-operatórios. Entre eles está a aplicação dos colírios prescritos pelo cirurgião responsável.

Normalmente, os colírios indicados são os antibióticos e anti-inflamatórios, a fim de evitar infecções e inflamações no olho operado.

É fundamental que as orientações sobre a aplicação dos colírios sejam seguidas à risca. Portanto, aplique a quantidade necessária, durante o tempo necessário.

Para começar, higienize suas mãos. Evite, também, que a embalagem do colírio encoste no olho. Ao pingar o medicamento, incline a cabeça para trás, abaixando levemente a pálpebra inferior.

Se houver mais de um colírio para aplicar, é preciso esperar alguns minutos entre as aplicações – de cinco a dez, aproximadamente -, para que um não acabe lavando o outro e tirando o efeito.

Lembre-se de ter disciplina no período de recuperação, seguindo corretamente todas as indicações médicas e comparecendo a todas as consultas pós-operatórias.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Estou com catarata. E agora?

Se você tem sintomas de catarata, ou se já possui o diagnóstico da doença, é importante procurar um especialista para ter a melhor indicação de acordo com o seu caso.

Em algumas situações, a cirurgia de catarata não é tão urgente assim, e o paciente pode aguardar por mais um tempo. No entanto, em outros casos, a operação deve ser feita o quanto antes para devolver ao paciente a capacidade de enxergar e sua boa qualidade de vida.

Sendo assim, procure por uma clínica com experiência, que tenha profissionais especialistas e que ofereça praticidade e conforto. Nessa etapa, conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 10 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa de impacto social que possui parceria com diversas clínicas oftalmológicas em vários estados do país. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38