Saber quanto custa uma cirurgia de catarata é fundamental para se planejar e não ter surpresas no meio do processo. Veja o que pode compor o preço da operação!
Afinal, quanto custa uma cirurgia de catarata? O procedimento é de suma importância para os portadores da doença, que acabam perdendo a visão de modo gradual.
Confirmar a existência da doença com um especialista e entender que a cirurgia é a única solução para a condição é fundamental. Sendo assim, entre tudo o que se deve considerar quando se decide passar pela operação, é preciso, também, pensar no preço cobrado.
Nesta matéria, saiba mais sobre quanto custa uma cirurgia de catarata e entenda o que pode compor o valor total do procedimento.
Quanto custa uma cirurgia de catarata?
O valor total de uma cirurgia de catarata pode variar muito. Isso porque ele depende de uma série de fatores, como a cidade em que você reside ou a clínica escolhida, assim como é composto por vários outros custos.
A seguir, veja quais são os custos que compõem o valor total do procedimento cirúrgico.
Consulta pré-operatória
O primeiro custo é a consulta pré-operatória, feita com o cirurgião especialista.
É nessa consulta que o médico pode conhecer melhor o seu caso, entender o seu quadro de saúde, considerando, principalmente, doenças preexistentes e hábitos que podem, de alguma forma, influenciar a doença e seu tratamento.
Exames oftalmológicos e clínicos
Em seguida, vêm os exames oftalmológicos. Os exames normalmente realizados e solicitados são:
- Biometria;
- Ceratoscopia;
- Mapeamento de Retina;
- Microscopia especular.
O médico oftalmologista também pode pedir outros exames oftalmológicos, especialmente se o paciente tiver outras doenças oculares. E, ainda, exames clínicos, para investigar possíveis riscos cirúrgicos. O hemograma completo e exames de imagem, como o eletrocardiograma, são alguns exemplos.
Equipe médica
Outro custo a ser somado é o da equipe médica. No caso, o valor varia de acordo com o cirurgião selecionado, o corpo clínico e o anestesista.
Lente
Na cirurgia de catarata, a lente natural dos olhos, chamada cristalino, é removida e substituída por outra lente, artificial e transparente.
Há muita variação no preço de lentes cobrado pelas clínicas. Isso porque há diferentes tipos de lentes.
Existem lentes nacionais, importadas, monofocais, multifocais, entre vários modelos. Além disso, a lente pode não apenas corrigir o problema da catarata, mas também compensar possíveis erros refrativos, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.
Dessa forma, é comum que alguns modelos custem mais ou menos que outros.
Sala cirúrgica
Assim como o valor da lente pode variar de acordo com o seu tipo, o custo de utilização da sala cirúrgica pode ser maior ou menor de acordo com os equipamentos cirúrgicos e de segurança.
Outros pontos que podem ser considerados são a localidade da clínica, o conforto do ambiente, praticidade, mobiliário, entre outros elementos que montem uma melhor apresentação e qualidade de atendimento.
Anestesia e materiais
Mais um valor a ser somado para saber quanto custa a cirurgia de catarata é o da anestesia e dos materiais necessários para a operação.
Esses valores também podem variar. A anestesia aplicada é sempre em forma de colírio (anestesia tópica). Porém, dependendo do paciente e da avaliação médica, também pode haver leve sedação além da anestesia tópica.
Medicamentos pós-operatórios
Os medicamentos que fazem parte da recuperação do operado também devem ser considerados no valor total da cirurgia.
Normalmente, o médico oftalmologista prescreve colírios antibióticos e anti-inflamatórios.
Uma vez que a recuperação também é parte fundamental da cirurgia, mesmo após a sua realização, é importante colocar as medicações necessárias na conta.
Consultas pós-operatórias
Por fim, durante a sua recuperação, o paciente também terá que comparecer às consultas pós-operatórias. Normalmente, são entre 2 e 3 consultas, que podem ter custos adicionais.
Nesse caso, é importante se certificar se todas as consultas pós-operatórias já estão inclusas no pacote contratado, ou se haverá cobrança posterior.
Vale lembrar que essas consultas são de suma importância. O paciente só pode ter alta após a orientação do seu médico cirurgião na última consulta pós-operatória.
Atenção: a depender da lente implantada na cirurgia de catarata, o paciente, caso use óculos, pode ter seu grau corrigido ou não, ou, ainda, alterado. Sendo assim, é possível que haja a prescrição de uma nova receita para óculos, o que representa mais um custo.
Como fazer a cirurgia de catarata a preço popular?
Embora a cirurgia de catarata possa ser realizada gratuitamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde, nem todo paciente pode aguardar na fila a sua vez de operar.
Isso porque a catarata avança, comprometendo cada vez mais a sua visão e podendo até deixá-lo cego.
Na Central da Visão, é possível operar em pouco tempo após a primeira consulta oftalmológica realizada, e ainda a preços mais acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar clínicas seguras e de excelência, a valores mais baixos e com condições facilitadas de pagamento.
Informamos todos os preços de forma transparente, incluindo os principais custos da cirurgia de catarata.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas, e em mais de 30 cidades brasileiras. Assim, ajudamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
A Central da Visão é confiável?
Sim, a Central da Visão é confiável. Estamos há seis anos no mercado, e já realizamos mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas. Ao todo, já fizemos mais de 200 mil atendimentos.
Temos parcerias com dezenas de clínicas particulares em todas as regiões do Brasil, e usamos os horários vagos dos cirurgiões para realizar procedimentos a valores mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Vale destacar que isso não significa má qualidade. Pelo contrário: fazemos uma seleção criteriosa das clínicas e dos médicos, que são especialistas e com anos de experiência.
Assim, unimos a qualidade e segurança dos procedimentos cirúrgicos e tratamentos e preços acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo oftalmologista especialista Dr. Daniel Medeiros de Mendonça, CRM 17580-PE. Médico formado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), residência médica em oftalmologia pelo Instituto de Olhos do Recife (IOR/PE), título de Especialista em Oftalmologia pelo MEC/IOR, e fellowship em Cirurgia de Catarata.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.