Quem tem catarata pode dirigir? Entenda!

Dirigir com catarata pode não ser uma boa ideia, principalmente se a condição estiver mais avançada. Saiba mais!

Quem tem catarata pode dirigir? Entenda!

Dirigir com catarata, a depender do estágio da doença, representa um risco ao próprio condutor e às outras pessoas que estão na rua.

Isso porque a catarata é uma condição que, embora seja gradual, compromete demais a capacidade visual do paciente. Ainda que a doença comece de forma leve, seus próximos estágios afetam a visão de forma drástica, chegando, inclusive, à cegueira reversível.

A seguir, entenda se quem tem catarata pode dirigir e saiba como tratar a doença.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Tenho catarata. Posso dirigir?

A resposta para essa pergunta é: depende. No estágio inicial, a catarata pode apresentar pequenos incômodos na vista, não atrapalhando tanto a visão do paciente.

Porém, com o tempo, a condição piora, fazendo com que haja perda significativa da capacidade visual.

Sem poder enxergar direito – sem identificar cores e formatos e vendo tudo muito embaçado -, o ato de dirigir torna-se extremamente perigoso. Além disso, o risco oferecido não é apenas ao próprio condutor, mas também às demais pessoas, motoristas ou pedestres.

Além disso, se não é possível dirigir, também torna-se inviável renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). No processo de renovação do documento, é feito um exame oftalmológico simples, mas que avalia a capacidade visual do condutor.

Uma vez que o motorista não pode ver bem, sua carteira não pode ser renovada. Logo, além de ser perigoso, dirigir também será considerado uma infração gravíssima, gerando multa e sete pontos na CNH.

Vale lembrar que não só o hábito de dirigir é afetado enquanto o tratamento não é realizado, mas também outras atividades mais simples, como subir e descer escadas, cozinhar, ler, costurar, entre outras coisas.

Como tratar a catarata?

Para voltar a dirigir sem oferecer riscos aos outros e a si próprio, é fundamental tratar a catarata. Não apenas para voltar a dirigir, mas para voltar a enxergar bem e recuperar a sua independência, assim como sua qualidade de vida.

A única maneira de tratar a catarata de forma definitiva é fazendo a sua remoção cirúrgica. A cirurgia de catarata é um procedimento seguro, que remove a doença e permite que o paciente volte a enxergar – podendo, inclusive, reduzir o grau de óculos, em alguns casos.

Como é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é considerada prática, segura e rápida. O processo não exige internação, e o paciente pode ver os resultados no mesmo dia, em alguns casos.

O objetivo do procedimento é substituir o cristalino, que é a lente natural dos olhos, por uma lente artificial. Dessa forma, a catarata é removida e não pode mais voltar.

Em olhos normais, o cristalino é transparente. Porém, com o envelhecimento, a lente fica opacificada, e é isso que causa a visão turva e embaçada.

Na cirurgia de catarata, o cirurgião realiza um corte milimétrico na esclera (parte branca do olho) com o auxílio de um bisturi. Na abertura realizada, ele insere uma cânula, com a qual ele quebra, dilui e remove o cristalino comprometido.

Em seguida, com uma nova cânula, ele implanta a nova lente artificial, que se acomodará no lugar do cristalino.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Todo esse procedimento é feito sob anestesia tópica, aplicada em forma de colírio. Em alguns casos, o cirurgião também pode recomendar leve sedação, para que o paciente se mantenha mais tranquilo.

Além disso, a cirurgia também não envolve pontos. Quando finalizada, o corte realizado se cicatriza naturalmente.

Vale saber, ainda, que a lente implantada pode ter propriedades que reduzem o grau do óculos do paciente. Confira nesta matéria os diferentes tipos de lente e como eles influenciam a visão após a cirurgia de catarata.

Em quanto tempo posso dirigir depois da cirurgia?

A recuperação da cirurgia de catarata costuma ser tranquila. Porém, para isso, é fundamental que o paciente siga corretamente todas as orientações do cirurgião oftalmologista e tome os cuidados necessários.

Normalmente, leva-se 45 dias, aproximadamente, para se recuperar totalmente do procedimento. No entanto, esse tempo é uma média – ele varia de acordo com cada paciente.

Para voltar a dirigir, apenas com a orientação do médico especialista.

Durante a recuperação, o paciente deve passar em duas ou três consultas pós-operatórias. Assim, o profissional fará a avaliação e dirá se ele já pode voltar a dirigir ou ainda não.

É comum que os pacientes voltem a dirigir logo na primeira semana após o procedimento cirúrgico. Apesar disso, apenas o cirurgião poderá dizer quando, realmente, a prática poderá ser retomada sem que haja riscos envolvidos.

Onde fazer a cirurgia de catarata?

Para realizar a cirurgia de catarata, é necessário ter a indicação médica. O paciente deve consultar um especialista em catarata, que, por meio de exames oftalmológicos, constatará a presença da doença e indicará a remoção cirúrgica.

A cirurgia pode ser feita em clínicas credenciadas de planos de saúde, e também pela rede pública de saúde, o SUS.

Uma alternativa para quem não tem plano de saúde e não pode esperar na fila do SUS é fazer o procedimento em clínicas particulares. E, para encontrar clínicas de referência a preços acessíveis, conte com a Central da Visão!

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência, e a preços acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38