Conheça todos os tipos de catarata e seus sintomas

Você sabia que a catarata pode ser dividida em diferentes tipos? Veja quais são eles e conheça os sintomas.

Conheça todos os tipos de catarata e seus sintomas

Embora a catarata sempre tenha o mesmo efeito sobre a visão dos pacientes acometidos, ela possui diferentes tipos. Essa divisão ocorre de acordo com a causa da doença, que pode ser natural (pela ação do tempo) ou relacionada a outros fatores.

Sendo mais comum em idosos, a catarata é responsável pelo maior número de casos de cegueira tratável no mundo. A lesão afeta o cristalino, a lente natural dos olhos que permite que a luz entre e a imagem seja formada na retina. O cristalino perde sua transparência e fica opaco, o que faz com que a luz que deve entrar seja reduzida. A partir disso, a imagem é comprometida e a visão do paciente fica embaçada, como se estivesse sob neblina.

Quer saber mais sobre os tipos de catarata e suas causas? Continue a leitura e veja quais os sintomas que normalmente incomodam os pacientes.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Quais os tipos de catarata?

Os tipos de catarata são classificados conforme a causa da lesão. O tipo mais comum é a senil, que atinge o público idoso. Porém, há ainda outros tipos, com diferentes causa. Saiba mais abaixo.

Catarata Senil

A catarata senil é a forma mais comum da doença e acomete idosos com idade a partir de 50 anos. Esse tipo da doença se manifesta principalmente por conta do envelhecimento, que causa a opacidade do cristalino, dificultando a visão.

Catarata Traumática

Esse tipo de catarata é causado principalmente por lesões ou ferimentos que atingem a região ocular, ou ainda como decorrência de algum tratamento com radiação. Assim, é comum que ele se manifeste em apenas um dos olhos.

Catarata Diabética

Doenças como a diabetes podem deixar as pessoas mais propensas a adquirir catarata. Esse tipo da doença pode se manifestar de maneira precoce, antes dos 50 anos, inclusive podendo aparecer em jovens.

No caso, com o agravamento causado pela diabetes, o paciente costuma ter a perda da visão acelerada, o que pede um cuidado mais rápido.

Catarata Medicamentosa

Além de doenças e da idade, a catarata pode ser causada também pelo uso excessivo de alguns medicamentos, especialmente quando usados por longos períodos.

Alguns dos principais remédios que contribuem para o aparecimento da doença são corticoides, antibióticos, antidepressivos, e remédios para acne e para pressão alta.

Catarata Congênita

A catarata congênita é o tipo da doença que atinge crianças e bebês recém-nascidos. Ela pode ser causada por problemas genéticos ou doenças passadas pela mãe para o feto, principalmente nos primeiros meses da gravidez.

Normalmente, ela pode surgir entre os 6 e 12 meses de idade.

Quais são os sintomas?

Em seu estágio inicial, a catarata se manifesta como pequenos incômodos na visão. A do tipo senil, por exemplo, costuma ser confundida com sintomas de velhice ou outros problemas de visão, como miopia ou astigmatismo.

Por essa razão, é importante entender os sintomas da doença e buscar por um oftalmologista nos primeiros sinais da catarata. Isso permite que o tratamento seja prescrito o quanto antes, evitando que a catarata evolua e prejudique cada vez mais a visão do paciente.

Os principais sintomas da catarata são:

  • Dificuldade na percepção das formas e contorno de objetos e paisagens
  • Sensação de visão embaçada, como se estivesse olhando através de um vidro sujo
  • Sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas
  • Mudança na visão das cores
  • Visão dupla

A partir disso, o paciente também passa a enfrentar outros tipos de dificuldades. Com a visão reduzida e prejudicada, é necessário depender de outras pessoas para fazer tarefas que antes eram mais simples, como subir escadas, dirigir, costurar, entre outras.

Ou seja, a qualidade de vida de quem tem catarata diminui gradativamente, podendo, inclusive, gerar tristeza e, em alguns casos, depressão.

Como tratar a catarata

O único tratamento eficaz na cura da catarata é a cirurgia. O procedimento consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial intraocular (LIO) e é rápido, indolor e de baixo risco.

Atualmente, não é preciso esperar pela evolução da doença para optar pela cirurgia, como acontecia há algum tempo. Afinal, a cirurgia nos primeiros estágios da doença devolve rapidamente a qualidade de vida ao paciente, além de acabar com qualquer risco de sequelas deixadas pela catarata.

É importante, ainda, lembrar que o uso de colírios e óculos podem ser confortáveis para o paciente por um tempo, no entanto, apenas a cirurgia pode curá-lo da doença.

No vídeo abaixo, saiba mais sobre a importância da cirurgia de catarata.

Para fazer a cirurgia, é necessário passar com um médico oftalmologista, que dará o diagnóstico e indicará a operação. Sendo assim, você pode buscar o atendimento em clínicas credenciadas no seu plano de saúde, em clínicas particulares ou no SUS, o Sistema Único de Saúde.

Clínicas particulares podem cobrar valores não tão acessíveis, enquanto a fila do SUS pode levar um bom tempo, o que acaba comprometendo ainda mais a visão do paciente.

Em casos como esses, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante! 

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130. 

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38