Ceratocone: o que é? Tem cura?

O distúrbio ocular prejudica a visão e o portador da doença precisa realizar o tratamento recomendado pelo oftalmologista para evitar a sua progressão.

Grande parcela da população brasileira já sofre de algum distúrbio ocular, entre eles estão a miopia, o astigmatismo e o ceratocone. Este último, por sua vez, pode implicar e agravar a situação dos dois citados. Isso porque, o ceratocone consiste em uma deformidade na córnea que altera a forma da córnea para fora, resultando em uma curvatura mais curva em formato de cone.

A doença provoca imagens distorcidas e confusas para o seu portador. Dependendo do avanço do ceratocone, pode ser indicado para os pacientes fazer a cirurgia de crosslink. Esse procedimento tem como objetivo interromper a evolução do ceratocone e melhorar a visão (não,o o crosslinking não melhora a visão. Apenas evita progressão) Conheça mais sobre esse procedimento.

Ceratocone tem cura?

Não há uma cura permanente para a doença ocular, porém, os portadores do ceratocone conseguem ter uma vida saudável e com menos de restrições, seguindo as recomendações do oftalmologista.

Por isso, é fundamental o paciente procurar um oftalmologista especializado em córnea e ceratocone para avaliar o caso e definir a melhor forma de tratar a doença. A Central da Visão tem clínica afiliadas com médicos especializados nos tratamentos e cirurgias de ceratocone. Para mais informações ligue 0800-608-2130 ou clique aqui.

Dependendo da evolução do ceratocone poderão ser indicadas lentes. Caso o ceratocone esteja em evolução, o médico poderá recomendar a cirurgia de crosslink. Essa cirurgia visa interromper o avanço do problema. Dependendo da situação do paciente, o médico poderá sugerir a colocação de anéis intracorneanos. Em casos mais graves poderá ser indicado o transplante de córnea. Por isso é fundamental realizar acompanhamentos regulares com um médico oftalmologista para identificar a gravidade do ceratocone e de outros problemas de vista.

Crosslink: conheça a cirurgia de ceratocone

Clínicas e hospitais oftalmológicos especializados oferecem a técnica de crosslink para tratar o ceratocone. A cirurgia dura cerca de uma hora e consiste em conter o avanço da doença e evitar que a visão do paciente fique mais limitada e impossibilite as atividades do cotidiano, como trabalhar, realizar esportes ou ler e escrever.

A cirurgia de crosslink funciona da seguinte forma: após exames preliminares para avaliar o avanço do ceratocone na visão, o oftalmologista consegue identificar as necessidades do paciente. No processo cirúrgico, o profissional faz uma raspagem na superfície da córnea e, logo depois, aplica no olho do paciente com um colírio de vitamina B2 para fortalecer a estrutura ocular antes de receber o laser ultravioleta que corrige a curvatura da córnea.

Tratamento para ceratocone: onde fazer

A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com oftalmologistas especializados em ceratocone. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e tratamentos de ceratocone. Para receber os preços clique aqui ou ligue 0800-608-2130.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38