Ceratocone pode cegar? Descubra agora

O ceratocone é uma doença ocular que requer a atenção do paciente e o tratamento adequado para não agravar a situação dos olhos.

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano e quando ela sofre algum distúrbio, ficamos limitados nas atividades do cotidiano como: trabalhar, fazer exercícios e, mesmo, no lazer. Uma das doenças que prejudicam os olhos e precisa de tratamento médico é o ceratocone. Esse problema projeta para fora a parte central da córnea ocular, resultando em uma deformidade fina e semelhante à de um cone.

Os pacientes com ceratocone não conseguem enxergar corretamente. A visão fica embaçada e com pouca nitidez. Dependendo do avanço da doença no portador, o ceratocone desenvolve outros problemas oftalmológicos, como a miopia e a hipermetropia(RETIRAR). Por isso, fazer o tratamento da doença o quanto antes é fundamental para retardar o avanço da doença.

Afinal, o ceratocone pode cegar?

Sem o tratamento correto para conter os seus avanços, o ceratocone pode desencadear outros problemas oftalmológicos e causar cegueira REVERSÍVEL em seu portador. É importante fazer acompanhamentos com o médico oftalmologista regularmente para identificar esses tipos de doenças mais cedo e impedir a sua progressão. Com um avanço mais intenso do ceratocone, os olhos do portador podem precisar de lentes acima de 10 graus para conseguir enxergar corretamente. (retirar)

Para conter o ceratocone na visão é fundamental agendar uma consulta com um médico oftalmologista especializado em córnea. A Central da Visão possui clínicas afiliadas com médicos especializados nos tratamentos e cirurgias de ceratocone. Para mais informações ligue 0800-608-2130 ou clique aqui.

Os tratamentos existentes ajudam a diminuir o desenvolvimento da doença e proporcionar uma melhora na visão do paciente. Confira abaixo os tratamentos disponíveis para o ceratocone com lentes RGP e lentes esclerais e o crosslink – o procedimento cirúrgico.

Como funciona o tratamento do ceratocone com lentes

De acordo com o avanço do ceratocone, a recomendação do médico oftalmologista pode ser a utilização de lentes especiais que adequam a visão e diminuem a progressão do distúrbio (RETIRAR pois as lentes não diminuem a progressão). O modelo que deverá ser usado é indicado pelo médico e varia dependendo das necessidades do paciente.

As lentes do tipo RGP estão disponíveis em três tipos. A RGP Esférica é indicada para tratamentos iniciais e possui uma curvatura interna uniforme, sem mudanças centrais ou laterais. O modelo RGP Asférica tem uma curvatura central maior, mas não é muito diferente das extremidades laterais. A lente RGP Dupla Face é feita com curvaturas bem acentuadas entre as dimensões centrais e as laterais para melhorar o desempenho da córnea.

As lentes esclerais são maiores que os modelos RGP. Quando os olhos dos portadores do ceratocone possuem mais dificuldades de adaptação com as outras opções devido aos avanços da doença, as esclerais são a melhor opção para tratar o ceratocone.

Como funciona o tratamento do ceratocone com crosslink

A cirurgia de ceratocone, conhecida também como crosslink, é recomendada quando o estado da visão está mais grave, ou o paciente não se adaptou a utilização das lentes.(retirar. O crosslink só é indicado quando ceratocone está em progressão. Ponto.) No procedimento, o oftalmologista realiza uma raspagem inicial na superfície da córnea. Após a pequena remoção, uma aplicação de vitamina B2 é feita no local e a córnea recebe um feixe de luz ultravioleta (laser) que realiza a correção do ceratocone.

A cirurgia de crosslink dura cerca de uma hora e o olho do paciente que será operado recebe um colírio anestésico. Com isso, o tratamento não causa desconfortos. A recuperação varia conforme o grau de complexidade da cirurgia de ceratocone. Na maioria dos casos, a visão volta ao normal depois de 90 dias do procedimento, mas esse período pode ser bem menor.

Tratamento para ceratocone: onde fazer

A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com oftalmologistas especializados em ceratocone. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e tratamentos de ceratocone. Para receber os preços clique aqui ou ligue 0800-608-2130.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38