Estrabismo: entenda as causas

Veja quais são as causas do estrabismo, o distúrbio que afeta o alinhamento dos olhos.

Estrabismo: entenda as causas

O estrabismo é uma doença oftalmológica em que os olhos não conseguem focar em uma única direção por não estarem paralelos, apontando cada um para uma direção diferente.

Ele pode ser convergente, que é quando os dois olhos apontam para o centro do rosto, divergente, quando os olhos apontam para os cantos externos do rosto, ou ainda vertical, quando os olhos apontam para cima ou para baixo.

Além disso, o paciente pode ter estrabismo em um único olho ou nos dois, alternando entre si.

Muito comum na infância, o distúrbio também pode surgir em adultos, embora isso seja raro. A seguir, entenda as causas do estrabismo.

cirurgia de estrabismo a valores mais acessíveis

Quais são as causas do estrabismo?

Seis pares de músculos são responsáveis pelo movimento dos olhos. Esses músculos são comandados pelos nervos cranianos, ligados ao sistema nervoso central.

Sendo assim, para que os olhos fiquem paralelos, é preciso que os músculos estejam em sincronia. No caso do estrabismo, alguns fatores interferem no movimento dos músculos, fazendo com que eles percam a sincronia.

Entre as possíveis causas, estão:

  • dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos;
  • baixa visão em um dos olhos;
  • alto grau de hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto), o que acaba forçando a aproximação dos olhos para compensar a dificuldade de visão (o estrabismo causado por este fator é chamado de estrabismo acomodativo);
  • doenças neurológicas, como AVC e paralisia cerebral;
  • doenças genéticas que interfiram no sistema nervoso, como a Síndrome de Down;
  • doenças oculares, como catarata congênita, que se assemelha à catarata normal, mas atinge bebês recém-nascidos;
  • doenças infecciosas, como meningite e encefalite;
  • problemas da tireoide;
  • diabetes;
  • hereditariedade.

Desta forma, apesar de ser raro um adulto adquirir estrabismo, é possível que aconteça, principalmente por doenças neurológicas, problemas vasculares (como trombose) e traumatismos cranianos.

Quais são os sintomas do estrabismo?

O sintoma mais comum do estrabismo em adultos é a visão dupla, também chamada de diplopia, e o mais evidente é o não alinhamento dos olhos.

Além disso, o paciente também pode sentir dor de cabeça, fadiga ocular ou vista cansada e sensação do olho estar “vagando”. Ainda, é comum que pessoas estrábicas fechem um dos olhos e inclinem o pescoço para um dos lados, tentando compensar o desvio e enxergar melhor, o que acaba causando torcicolo.

Só tem diplopia quem antes não tinha estrabismo e de repente passou a ter. A criança não tem diplopia, pois o cérebro “desconsidera” a imagem do olho desviado, enxergando sem visão dupla.

O estrabismo tem cura?

Sim, o estrabismo pode ter cura, porém, para que o tratamento seja útil, o ideal é que seja feito o quanto antes. Assim, os tratamentos dependem do tipo do distúrbio e de sua causa.

É normal que oftalmologistas recomendem exercícios oculares, o uso de tampões no olho bom, de modo a estimular o olho que possui o desvio, ou ainda, o uso de óculos ou óculos especiais com prisma.

Também é possível injetar toxina botulínica (botox), que paralisa partes do músculo ocular, permitindo o reequilíbrio dos músculos e o alinhamento dos olhos. O paciente também pode se submeter a cirurgia de estrabismo, que corrige os músculos responsáveis pelo movimento dos olhos.

Onde buscar tratamento?

Para consultar um especialista em estrabismo e ter a indicação do tratamento mais recomendado, seja a cirurgia ou não, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

cirurgia de estrabismo a preços mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38