Estrabismo tem cura? Conheça os tratamentos

Os tratamentos para o estrabismo vão desde o uso de óculos de grau, até o processo cirúrgico para correção. Saiba mais!

Estrabismo tem cura? Conheça os tratamentos

O desvio ocular chamado estrabismo afeta a visão do paciente fazendo com que um ou os dois olhos apontem para uma direção diferente, resultando em duas imagens distintas que chegam ao cérebro. Esse distúrbio, que tem diferentes causas, também tem diferentes tratamentos.

Normalmente, o tratamento para essa condição começa cedo, já que, assim, a chance de recuperação total da visão é maior. Apesar disso, é possível tratar o estrabismo em qualquer fase da vida.

A seguir, saiba mais sobre quais são os tratamentos existentes para o estrabismo.

cirurgia de estrabismo a preços mais acessíveis

Quais são os tratamentos para estrabismo?

Os tratamentos para estrabismo variam conforme o tipo da condição. Assim, é fundamental que o paciente se consulte com um oftalmologista especialista para ter a recomendação do tratamento adequado.

Os principais tratamentos são:

  • Uso de óculos de grau, prescrito pelo oftalmologista, para corrigir a hipermetropia (uma das causas do estrabismo)
  • Uso de tapa-olho no olho que apresenta melhor qualidade de visão, para estimular o desenvolvimento da visão e exercitar o olho preguiçoso
  • Aplicação de toxina botulínica (botox), que relaxa os músculos responsáveis pelo olho afetado que estão contraídos. Quando relaxados, voltam ao normal, corrigindo o desvio
  • Cirurgia de estrabismo, indicada quando os demais tratamentos não são satisfatórios

Normalmente, adultos que sofrem algum tipo de trauma que afeta o sistema nervoso podem ter estrabismo. Nesse caso, lentes corretivas ou tapa-olhos não serão úteis no tratamento, uma vez que os músculos do paciente já estarão mais enrijecidos. Sendo assim, a cirurgia pode ser recomendada como melhor solução.

É importante lembrar que, idealmente, o tratamento para correção do estrabismo deve começar o quanto antes. Quanto mais cedo o distúrbio é tratado, maior a chance da recuperação total da visão.

O que é estrabismo?

Estrabismo é um distúrbio que afeta o equilíbrio dos músculos oculares. A condição faz com que os olhos não apontem para a mesma direção, de modo paralelo, mas apontem para direções diferentes.

Os nossos olhos são controlados por seis pares de músculos, que, por sua vez, são controlados pelo sistema nervoso. Para que haja o desalinhamento dos olhos, basta que um dos músculos responsáveis deixe de estar em sintonia com os demais.

Quais as suas causas?

A causa do estrabismo está diretamente ligada a essa falha em uns dos músculos que controlam os globos oculares. Porém, a razão para que haja a falha pode variar.

Alguns dos principais fatores que podem causar o estrabismo são:

  • Dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos
  • Baixa visão em um dos olhos
  • Alto grau de hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto), o que acaba forçando a aproximação dos olhos para compensar a dificuldade de visão (o estrabismo causado por este fator é chamado de estrabismo acomodativo)
  • Doenças neurológicas, como AVC e paralisia cerebral
  • Doenças genéticas que interfiram no sistema nervoso, como a Síndrome de Down
  • Doenças oculares, como catarata congênita, que se assemelha à catarata normal, mas atinge bebês recém-nascidos
  • Doenças infecciosas, como meningite e encefalite
  • Problemas da tireoide
  • Diabetes
  • Hereditariedade

Por que tratar o estrabismo?

Realizar o tratamento do estrabismo é fundamental para que os pacientes se vejam livres dos sintomas, que envolvem desde a dificuldade para enxergar corretamente até dores de cabeça e no pescoço.

Além disso, corrigir o problema é importante para que a visão perfeita do paciente seja restabelecida.

Outra razão para não deixar de tratar o estrabismo é que ele pode causar, progressivamente, a cegueira do olho afetado.

Isso acontece da seguinte forma: o cérebro recebe duas imagens, que são as captadas pelos olhos. Em pacientes que não têm estrabismo, essas duas imagens são unidas pelo cérebro, que as identifica como uma só por sua semelhança.

Em pacientes estrábicos, as imagens recebidas pelo cérebro são diferentes, o que faz com que a imagem do olho afetado seja ignorada. A partir disso, a parte cerebral responsável pelo movimento dos olhos não se desenvolve pelo desuso, resultando na perda progressiva da visão, podendo chegar até a sua perda total.

Onde fazer o tratamento?

Para saber qual é a melhor opção entre os tratamentos de estrabismo, é importante consulta um oftalmologia, de preferência um especialista no distúrbio. Apenas ele poderá indicar o tratamento que será mais eficaz para o caso do paciente.

Ao escolher a sua clínica, você pode contar com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil , e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa de impacto social que possui parceria com diversas clínicas oftalmológicas em vários estados do país. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

cirurgia de estrabismo a valores mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38