A microscopia especular de córnea é fundamental antes de algumas cirurgias oftalmológicas. Saiba mais sobre o exame!
O exame de microscopia especular da córnea avalia a camada mais interna da córnea, que é a camada fina e transparente sobre a íris e a pupila. O procedimento está incluso na lista de exames pré-operatórios para algumas cirurgias intraoculares, como de catarata e transplante de córnea.
Por meio da realização do exame, o médico oftalmologista pode saber a quantidade de células presentes na córnea, assim como a qualidade dessas células. Assim, é possível ter uma ideia de como a córnea vai se comportar diante de uma cirurgia.
Quer saber mais sobre a microscopia especular da córnea? Acompanhe a nossa matéria e entenda como o exame é feito.
O que é microscopia especular de córnea? Para que serve?
A microscopia especular de córnea é um exame indolor e não invasivo, e pode ser considerado rápido, já que dura poucos minutos. Assim como o nome já diz, ele avalia a córnea, mais especificamente sua camada mais interna, chamada endotélio corneano.
Durante o exame, o oftalmologista tem acesso a aspectos importantes das células que formam a camada, como quantidade, tamanho e formato. Dessa forma, é possível saber a qualidade das células, entendendo se a córnea está saudável ou não.
A solicitação da microscopia especular de córnea pode acontecer principalmente antes da cirurgia de catarata e do transplante de córnea.
O exame também pode ser necessário em situações como traumas corneanos, cirurgia refrativa, de glaucoma, diagnóstico e acompanhamento de doenças da córnea, adaptação de lentes de contato, entre outras.
Como o exame é feito?
A microscopia especular é indolor e não invasiva. Sendo assim, não há nenhum tipo de contato com o olho.
Também não há nenhum preparo para o exame, como dilatação da pupila ou aplicação de colírio anestésico. Apesar disso, o eventual uso de lentes de contato pode ter que ser suspenso no dia da avaliação.
No procedimento, o paciente deve se sentar em frente ao aparelho determinado e posicionar seu queixo e testa nos lugares indicados.
Em seguida, o oftalmologista controla o aparelho de acordo com o olho examinado, e consegue as informações que precisa.
Portanto, trata-se de um exame simples, sem incômodo para o paciente, e que tem extrema importância.
Onde fazer a microscopia especular de córnea?
Em geral, os exames pré-operatórios oftalmológicos da cirurgia de catarata são feitos em clínicas oftalmológicas. Com a microscopia especular de córnea não é diferente.
Portanto, assim como a consulta com o cirurgião e o próprio procedimento cirúrgico da remoção da catarata, o exame pode ser coberto por planos de saúde, feito em clínicas particulares e também pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.
Pacientes que operam com a Central da Visão também podem realizar o exame nas clínicas parceiras.
A Central da Visão é uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar clínicas particulares seguras, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Estamos presentes em mais de 30 cidades brasileiras, com mais de 50 clínicas afiliadas. Assim, ajudamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Se você tem uma doença ocular e precisa operar, ou se suspeita de uma condição que requer cirurgia, conte conosco! Clique aqui para agendar sua consulta.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].