A campimetria é um exame oftalmológico voltado para o campo de visão e problemas que podem afetá-lo. Saiba mais sobre o procedimento!
A campimetria visual é um exame que avalia o campo de visão do paciente, verificando se há algum problema atrapalhando a visão como um todo. Também chamado de exame de campo visual, o procedimento examina a visão periférica, observando fatores que afetam a vista de objetos ao redor do foco principal.
Quando a visão periférica é comprometida, o paciente pode ter problemas com sua noção espacial e, consequentemente, movimentação. Assim, a sua qualidade de vida diminui, uma vez que algumas tarefas do dia a dia podem se tornar mais difíceis e exigir mais atenção do que o usual.
Nesta matéria, entenda o que é o exame de campimetria, como ele é feito e qual a sua importância na saúde dos olhos.
O que é campimetria?
Campimetria é o exame realizado para analisar a visão periférica do paciente. Se essa visão não estiver perfeita, isso pode ser um sinal de que há algum problema.
Normalmente, o procedimento é aplicado quando o paciente é portador de glaucoma ou tem histórico de pressão intraocular alta na família. No entanto, ele também pode ser solicitado em caso de dores, alterações e problemas na retina.
Como o exame de campo visual é feito?
O exame de campo visual é simples e rápido, não exigindo nenhum tipo de preparo. Porém, é indicado que o paciente, caso use lentes de contato, não as retire para realizar o procedimento.
Além disso, algumas clínicas podem pedir aos pacientes que usam óculos de grau que levem a receita mais recente.
De qualquer forma, é importante se atentar às orientações passadas pela clínica escolhida antes de ir fazer o exame, especialmente se há uso de medicação nos olhos ou que possam influenciar a região.
A campimentria pode ser feita utilizando duas técnicas diferentes. Confira abaixo.
Campimetria computadorizada
Este tipo do exame é realizado por meio de equipamentos eletrônicos, o que garante um resultado mais preciso.
O paciente se senta de frente ao aparelho e encosta seu rosto no lugar específico para isso, ao mesmo tempo em que fica segurando um controle remoto. Assim, o campímetro dispara luzes em diferentes lugares e com diferentes intensidades, enquanto emite uma luz única ao fundo.
Durante o exame, o paciente deve focar na luz única e, com o controle que está segurando, indicar as outras luzes que aparecem. Por meio disso, o médico oftalmologista que o acompanha pode medir a sua visão periférica e o seu campo de visão.
Campimetria manual
Diferente da campimetria computadorizada, a manual não utiliza aparelhos. Em vez disso, o próprio oftalmologista usa estímulos visuais para medir o campo visual do paciente, enquanto este mantém o olhar fixo em um ponto.
Em alguns casos, o paciente também pode cobrir um dos olhos e manter sua visão fixa em um ponto, enquanto o profissional mostra números com os dedos percorrendo o seu campo de visão.
Normalmente, esta técnica é aplicada quando o paciente tem problemas ou dificuldades com os comandos pelo computador.
Para que serve a campimetria visual?
A campimetria, ao medir o campo visual do paciente, pode identificar diferentes doenças ou problemas oftalmológicos.
Uma das doenças mais perigosas que pode ser indicada pelo exame é o glaucoma. Além de não ter cura, a condição pode levar o paciente à cegueira irreversível. Por isso, é fundamental que ela seja diagnosticada o quanto antes, para que o seu tratamento também seja realizado o mais cedo possível.
Além do glaucoma, o exame de campimetria visual também pode diagnosticar:
- Doenças relacionadas à retina
- Doenças relacionadas ao nervo óptico
- Problemas neurológicos, como tumores e AVCs
- Intoxicação medicamentosa
- Inflamação da coroide (coroidite)
Se você tem suspeita de glaucoma ou já teve indicação para fazer este exame e quer agendar uma consulta avaliativa com um oftalmologista especialista, conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].