Entenda como é feito e em quais casos o exame de mapeamento de retina é indicado.
O exame de mapeamento de retina é um dos procedimentos mais comuns solicitados pelos oftalmologistas. Por meio deste exame, o médico consegue enxergar com riqueza de detalhes todas as estruturas encontradas no fundo de olho, identificando, assim, vários tipos de anormalidades.
Pacientes com descolamento de retina, doença de mácula, tumores e até mesmo pacientes hipertensos ou diabéticos, podem ser identificados por meio do mapeamento de retina. Trata-se de um exame de grande importância.
Quero receber os preços de exames oftalmológicos
Entenda como é feito o mapeamento de retina, quais são os preparos para o exame e onde ele pode ser feito.
O que é o mapeamento de retina
O mapeamento de retina é um exame oftalmológico prático e indolor, onde o médico faz uso de um instrumento chamado oftalmoscópio indireto binocular e uma lente convergente de grande aumento. Esses instrumentos têm a função de ampliar a visibilidade do médico e permiti-lo enxergar com detalhes todas as estruturas do fundo de olho.
Por meio do exame de mapeamento de retina, é possível enxergar com clareza a retina, a mácula, o nervo óptico e o vítreo, além de diversos outros componentes do sistema interno ocular. O exame permite a identificação de diversos problemas oftalmológicos e, ainda, doenças como hipertensão arterial e diabetes.
Como é feito o exame de mapeamento de retina
Antes da realização do exame o paciente deverá ter a sua pupila dilatada. Após isso, o médico posicionará a lente de grande aumento entre o olho que será avaliado e o oftalmoscópio. Em seguida, será emitida uma luz por entre a lente do equipamento e a pupila, permitindo que o médico possa enxergar tudo o que há no sistema interno ocular do paciente.
Quais são os cuidados necessários para fazer o exame de mapeamento de retina
O mapeamento de retina é um exame de baixa complexidade, por isso, não exige nenhum preparo do paciente. A única recomendação é que, no dia da realização do exame, o paciente vá acompanhado de um adulto. Isso porque ele passará pela dilatação de pupila, que é um procedimento que pode gerar alterações ou embaçar a visão por cerca de 4 a 6 horas.
Para quem o mapeamento de retina é indicado?
O exame de mapeamento de retina é fundamental em casos de: pacientes com diabetes, hipertensão, alterações na retina, suspeita de retinopatia, descolamento de retina, doença de mácula, diminuição da visão e doenças sistêmicas.
Com que frequência deve ser realizado o exame de mapeamento de retina?
A frequência de realização do exame de mapeamento de retina vai depender de diversos fatores, entre eles o estado de saúde e a idade do paciente. Mas é importante lembrar que essa recomendação precisa partir de um oftalmologista, por isso, para ter certeza da frequência ideal é importante estar sendo acompanhado por um médico.
Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio, por isso, faça consultas com o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
Onde fazer o exame de mapeamento de retina
A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil que realizam o exame de mapeamento de retina. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para o mapeamento de retina.
Quero receber os preços de exames oftalmológicos
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.