Cirurgia de catarata traz qualidade de vida

Meu nome é Michel Rubin, médico oftalmologista, especialista em Catarata. Faço parte do projeto Central da Visão. Gostaria de compartilhar um caso recente:

Atendi um senhor muito simpático no alto de seus 92 anos, com limitações físicas em cadeira de rodas, com queixa de baixa visão devido a catarata nos dois olhos já diagnosticada anteriormente.

Havia ido a outros oftalmologistas, que questionaram a necessidade cirúrgica devido a idade avançada e o estado de saúde. A catarata era extremamente densa e o paciente tinha visão de vultos apenas. Após conversa detalhada com o paciente e familiares, optamos por operar, para trazer mais qualidade para o final da vida deste senhor.

Fizemos uma técnica menos invasiva, com maior rapidez e a cirurgia foi um sucesso, aquele senhor que estava todo faceiro e brincalhão nos retornos, não mais voltou para a consulta pós-operatória do primeiro mês após a cirurgia. Pedi para as secretárias fazerem contato solicitando o retorno.

O filho vem sozinho e me informa que seu pai havia falecido. Fiquei extremamente desapontado e pedi desculpas por ter estimulado a cirurgia, entretanto a resposta me deixou emocionado e foi um aprendizado.

Informaram que seu pai teve seu último mês extremamente feliz e que havia chorado ao ver pela primeira vez o rosto de seu bisneto que já completara 2 anos. E ainda fui presenteado com um vinho e ainda mais pelas palavras.

Toda a família e até mesmo o bisneto, viraram meus pacientes.

Diversos estudos comprovam o aumento não só da qualidade de vida, mas também da expectativa de vida aos idosos portadores de catarata que foram submetidos a tratamento. Uma das possíveis explicações para estes achados é a redução de quedas. O idoso costuma apresentar mais dificuldades físicas e no equilíbrio que, associada a uma dificuldade visual, aumentam consideravelmente o risco de queda. Uma simples queda da própria altura, que geralmente resulta em apenas um hematoma no jovem, pode transformar-se em uma grave fratura que resulte em cirurgias e hospitalizações que, infelizmente, podem não evoluir bem em um paciente com mais idade, já fragilizado.

A cirurgia de catarata restaura muito mais que uma melhor visão, traz qualidade de vida! Envelhecer com saúde e qualidade deve ser o nosso foco, já que nunca se é velho demais para genuinamente viver!

Dr. Michel Rubin – CRM 31.939

Especialista em Catarata, Glaucoma e Cirurgia Refrativa

Graduado em Medicina pela Santa Casa de São Paulo

Especialização pela Santa Casa de São Paulo e Universidade da Califórnia de San Francisco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38