Cirurgia de retina: onde fazer

Saiba quais fatores considerar na hora de escolher uma clínica para fazer a cirurgia de retina.

A cirurgia de retina costuma ser recomendada em casos de pacientes acometidos pelo descolamento de retina, que é quando a retina – membrana responsável por receber a luz e enviá-la ao cérebro, que forma a visão – se movimenta e sai do seu lugar de origem. Essa doença, em sua maioria, costuma ser diagnosticada em pacientes que passaram dos 60 anos, mas também pode atingir pacientes de todas as idades e, se não for tratada o quanto antes, pode levar o paciente à perda da visão de forma irreversível.

Escolher uma clínica para realizar a cirurgia de retina não é uma decisão fácil, afinal, são diversos os fatores envolvidos, como preço, condições de pagamento, localização da clínica, atendimento, entre outros. Por isso, vamos te ajudar a encontrar o melhor local para realizar sua cirurgia de retina com segurança e tranquilidade. Confira!

Quero receber os preços de cirurgia de retina

Os tratamentos para descolamento de retina

O tratamento indicado para o descolamento de retina pode variar de acordo com a gravidade do problema, além disso, o médico oftalmologista também precisará de exames que indiquem o tratamento mais adequado ao caso do paciente. Entretanto, a cirurgia de descolamento de retina pode ser recomendada.

Na maioria dos casos, uma única cirurgia é necessária para reverter o descolamento de retina, mas podem existir casos que exijam mais de um procedimento. O paciente tem grande responsabilidade no resultado da cirurgia, por isso, é muito importante seguir à risca todas as recomendações médicas no pré e pós-operatório.

 

Como é feita a cirurgia de retina

Nos casos de descolamento de retina, o tratamento pode variar de acordo com a gravidade do problema, no entanto, a recomendação costuma ser cirúrgica. Existem 4 principais técnicas utilizadas para a cirurgia de descolamento de retina. Entenda sobre cada uma delas.

Veja quais são as principais técnicas para tratamento do deslocamento de retina.

  1. Retinopexia

O procedimento consiste na aplicação de uma faixa ou esponja de silicone ao redor do olho para exercer pressão sobre a esclera (parte branca do olho). Isso facilitará o apoio da retina, aumentando sua aderência ao globo ocular.

  • Criopexia

Trata-se de um procedimento onde o cirurgião aplica uma espécie de sonda, que congela a área onde existe a ruptura ou descolamento da retina. Esse congelamento causará uma cicatriz no entorno da área congelada, que ajudará a proteger a retina.

  • Vitrectomia

O procedimento cirúrgico chamado vitrectomia também pode ser alternativa para tratamento de outras doenças oculares. No caso do descolamento de retina, o cirurgião fará microincisões de modo a corrigir os defeitos que causaram o deslocamento da retina.

  • Retinopatia pneumática

Na retinopatia pneumática, o cirurgião fará a injeção de gás na cavidade da retina ocupada pelo vítreo. A função do gás injetado é de empurrar a membrana descolada  na retina para evitar a passagem do vítreo. Assim, sem a pressão exercida pelo vítreo, a retina volta ao seu lugar.

Quero receber os preços de cirurgia de retina

Onde fazer a cirurgia de retina?

A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com oftalmologistas especialistas em retina. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a cirurgia de descolamento de retina. Para receber os preços e mais informações clique aqui ou ligue 0800-608-2130.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38