Retinopatia da prematuridade: o que é e como trata

Saiba o que é a retinopatia da prematuridade e veja alguns dos métodos possíveis para fazer o tratamento desta doença 

A retinopatia da prematuridade (ROP) é uma doença que atinge a retina – estrutura do olho responsável pela formação da imagem – em crianças prematuras. Normalmente, bebês que nasceram antes da 32ª semana correm o risco de desenvolver a doença.  

Entenda mais sobre a retinopatia da prematuridade, uma das principais causas de cegueira infantil, e como tratar o problema. 

O que é a retinopatia da prematuridade? 

A retinopatia da prematuridade acontece quando o bebê nasce antes da época adequada e os seus vasos sanguíneos da retina ainda não estão completamente formados. Em crianças que nascem depois de nove meses de gestação, o crescimento começa a partir do terceiro mês de gestação e vai até o final da gravidez.  

Quando ocorre a prematuridade, o crescimento desses vasos é interrompido, e, quando retomado, acontece de maneira irregular e acelerada. Desta maneira, podem ocorrer sangramentos na retina do bebê, podendo causar descolamento da retina ou cegueira. Alguns bebês, ainda, têm maior risco de ter retinopatia da prematuridade, que é o caso de crianças nascidas com infecções, sangramento cerebral ou problemas pulmonares. 

Como tratar a retinopatia da prematuridade? 

É fundamental que bebês prematuros sejam submetidos a exames oftalmológicos regulares, para que haja o acompanhamento do crescimento de seus vasos sanguíneos da retina. Assim, os exames devem ser repetidos até o final do crescimento destes vasos. Além disso, a doença não gera nenhum sintoma, evidenciando a importância dos exames regulares – sem eles, não é possível saber se o bebê tem a doença ou não. 

Caso o nível da retinopatia esteja alto, oferecendo risco de descolamento da retina e perda da visão, o tratamento recomendado pelo oftalmologista deve ser feito o quanto antes.  

Um dos tratamentos mais utilizados é a cirurgia a laser. A aplicação do laser na retina interrompe o crescimento anormal dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco do descolamento de retina e da perda de visão. 

Também é possível fazer o tratamento da retinopatia da prematuridade com a injeção de medicamentos nos olhos do bebê. O objetivo dos medicamentos é interromper o crescimento irregular dos vasos sanguíneos, assim como na cirurgia. 

Caso a retina do paciente já tenha sofrido o descolamento, o processo cirúrgico pode ser indicado para prendê-la de volta no lugar, evitando, assim, uma maior perda de visão.  

Somente um médico oftalmologista pode fazer a avaliação da saúde ocular do bebê com suspeita de retinopatia da prematuridade e, após análises clínicas e exames, prescrever o tratamento adequado. 

Como prevenir a retinopatia da prematuridade? 

Como a retinopatia da prematuridade não tem relação com fatores externos, mas sim com o próprio desenvolvimento do olho do bebê, por isso, não há como prevenir que a criança prematura tenha a doença. No entanto, alguns cuidados, como consultas regulares com o oftalmologista, podem evitar que a doença evolua e cause problemas mais graves. Por este motivo, pacientes que tiveram retinopatia da prematuridade devem fazer os exames oculares anualmente por toda a vida. 

Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com oftalmologistas especializados em retinopatia. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e tratamentos de retinopatia. Para receber os preços clique aqui ou ligue 0800-608-2130. 

 

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38