Entenda quais são os tratamentos que podem ser indicados para quem tem degeneração macular relacionada à idade.
A degeneração macular é uma doença degenerativa que atinge o centro da retina, em um local chamado “mácula”. Também conhecida como degeneração macular relacionada à idade, ou DMRI, a doença prejudica a visão central do paciente, sem danos à visão periférica.
A retina é uma membrana fibrosa localizada no fundo do olho, e a mácula é a responsável pela visão de detalhes. Quando a estrutura é afetada pela doença, o paciente pode deixar de enxergar gradativamente.
Nesta matéria, entenda quais são os tratamentos para a degeneração macular.
Degeneração macular relacionada à idade: quais os tipos?
A degeneração macular pode se manifestar de duas formas: a seca, ou atrófica, e a úmida, ou exsudativa. Entenda as características de cada uma delas.
1. Degeneração Macular Atrófica (seca)
É a forma mais conhecida da doença, manifestando-se em cerca de 90% dos casos.
A DMRI seca acontece quando há um acúmulo de proteínas e gorduras, chamas de drusas. Essas drusas se colocam na camada celular da mácula e causam a sua degeneração.
Esse tipo da doença evolui lentamente e costuma não ter muitos sintomas, principalmente quando apenas um olho é afetado. O olho saudável pode manter o paciente com boa visão por muito tempo, sem a percepção do problema.
No geral, é mais fácil identificar os sintomas da condição quando os dois olhos são acometidos. Como os sintomas geralmente só são notados nessa situação, o ideal é que se faça o exame de fundo de olho com o médico oftalmologista todo ano, para prevenção.
2. Degeneração Macular Exsudativa (úmida)
Esta forma da doença já é mais agressiva e corresponde a cerca de 10% dos casos. Ocorre quando vasos sanguíneos anormais e mais fracos se formam no fundo do olho. Esses vasos sanguíneos expelem fluidos e embaçam a visão do indivíduo.
A condição tem progressão mais rápida e agressiva, o que exige uma intervenção rápida e adequada para evitar a perda da visão. Além disso, pacientes com a DMRI seca que não tiverem tratamento adequado, podem evoluir para uma degeneração macular úmida.
Tratamentos da degeneração macular
Os tratamentos para a DMRI variam de acordo com o tipo da doença em cada paciente. Apenas um médico oftalmologista pode recomendar a melhor opção, depois de avaliar e entender o caso.
Veja os tratamentos mais comuns para a degeneração macular seca e úmida.
Tratamento para DMRI seca
Os pacientes que manifestam a degeneração macular seca costumam necessitar da ingestão de complexos multivitamínicos específicos recomendados pelo médico oftalmologista. Também é preciso adquirir novos hábitos alimentares, dando preferência a alimentos saudáveis, como frutas e vegetais.
Outro cuidado que o paciente deve ter é em relação à exposição solar, que deverá ocorrer somente com a proteção adequada.
Tratamento para DMRI úmida
Para os pacientes que manifestam a forma úmida da doença, médicos oftalmologistas normalmente recomendam a aplicação de medicamentos chamados de antiangiogênicos. A sua função é ajudar a secar os vasos sanguíneos que nascem embaixo da retina, que, ao expelir fluidos, prejudicam a visão.
DMRI tem cura?
Infelizmente, a degeneração macular não tem cura, apenas tratamento para evitar a sua progressão.
Por isso, quanto antes a doença for identificada, melhores serão os resultados dos tratamentos, que podem, inclusive, recuperar parte da visão perdida.
Para manter a boa saúde dos olhos e identificar possíveis problemas o quanto antes, visite regularmente o médico oftalmologista.
Onde fazer o tratamento de degeneração macular?
Para ter o tratamento adequado de DMRI, é essencial ter uma consulta com um especialista, que poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.
Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130