O glaucoma é uma doença muito perigosa, sendo a principal causa de cegueira irreversível no mundo, de acordo com a OMS.
Ele está ligado ao aumento da pressão intraocular, que causa lesão no nervo óptico e pode
comprometer a visão seriamente. Por isso, é fundamental que o paciente procure atendimento oftalmológico o
quanto antes, a fim de evitar danos na vista que não podem ser revertidos.
O glaucoma é dividido em alguns tipos, sendo uns mais sérios do que outros. Porém, independente disso, todos
os tipos apresentam grave risco à visão do paciente.
O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto é o tipo mais comum, representando cerca de 80% dos casos. Trata-se de uma doença silenciosa e que, normalmente, acomete pacientes de mais de 40 anos. Nele, a doença é progressiva e a lesão no nervo óptico é permanente.
O glaucoma agudo ou de ângulo fechado acontece quando há um bloqueio na saída do humor
aquoso - líquido que nutre a córnea e o cristalino, e que regula a pressão ocular. Este tipo de glaucoma é
emergencial, já que o aumento da pressão do olho acontece de forma súbita.
O glaucoma secundário, assim como é chamado, possui causas secundárias. Normalmente, a
condição passa a existir por conta de medicamentos, outras doenças oculares sistêmicas, traumas ou lesões nos
olhos.
Por fim, o glaucoma congênito é aquele que já nasce com o paciente. É mais raro e exige um
tratamento imediato.
Sendo uma doença tão prejudicial à visão, buscar o tratamento de glaucoma é essencial. Uma vez que há tipos diferentes de glaucoma, os tratamentos também variam. Entenda abaixo.
O tratamento desse tipo de glaucoma envolve colírios específicos, na maioria das vezes. Em alguns casos, também podem ser prescritos medicamentos para ingestão que controlam a pressão intraocular. A terceira alternativa é o tratamento a laser, que ajuda na desobstrução da circulação do humor aquoso. E, ainda, pode-se ter a indicação da cirurgia de glaucoma.
Ler maisO glaucoma de ângulo fechado é uma emergência médica. Sendo assim, seu tratamento deve ser imediato. Em geral, são utilizados colírios, pílulas e medicamentos intravenosos para o controle da pressão intraocular. Dependendo do caso, também pode ser necessária uma cirurgia emergencial - a iridotomia.
Ler maisO tratamento do glaucoma secundário também é à base de colírios especiais para a diminuição da pressão intraocular. Embora esses medicamentos consigam conter a evolução da doença, eles não revertem os danos que já foram causados. Em alguns casos, a cirurgia de glaucoma também pode ser indicada.
Ler maisO quarto e último tipo de glaucoma costuma ser tratado diretamente com intervenção cirúrgica, para que as câmaras do ângulo sejam desobstruídas.
Ler maisA cirurgia de glaucoma costuma ser indicada pelos médicos oftalmologistas em último caso, como quando a doença já não fica mais controlada com os tratamentos convencionais. O objetivo do procedimento é diminuir a pressão intraocular, evitando um maior comprometimento da visão. Há três tipos de cirurgia de glaucoma.
Ler maisNessa cirurgia, uma combinação de frequências de laser é usada para tratar células danificadas, sem atingir as que ainda estão boas. A cirurgia pode ser feita mais de uma vez para atingir resultados melhores.
Ler maisA iridectomia é um dos tratamentos para o glaucoma de ângulo fechado. No procedimento, o profissional faz uma pequena abertura na íris do paciente, para que o humor aquoso possa circular livremente. Isso permite que a substância volte a regular a pressão intraocular.
Ler maisA trabeculectomia, em geral, é indicada quando os tratamentos convencionais não surtem o efeito desejado, permitindo a progressão da doença. Assim, é aberta uma pequena passagem para drenar o humor aquoso, refletindo no controle da pressão intraocular.
Ler maisOs sintomas do glaucoma variam de acordo com o tipo da doença. O glaucoma mais comum, que é o de ângulo aberto, normalmente não gera nenhum sintoma. É normal, inclusive, que o paciente só procure ajuda médica depois de começar a perder a visão, pois, antes, a doença é assintomática. Já no caso do glaucoma de ângulo fechado, o paciente pode ter dor nos olhos, visão turva ou dificuldades de enxergar, olhos vermelhos e com aparência inchada, náuseas e vômitos. Este tipo da doença é mais agressivo. Então, logo nos primeiros sintomas, é fundamental procurar um oftalmologista. Por fim, o glaucoma congênito pode causar sintomas como vermelhidão e inchaço nos olhos, nebulosidade, sensibilidade à luz e lacrimejamento.
Infelizmente, o glaucoma não tem cura. Apesar disso, há tratamentos que influenciam a interrupção do crescimento da doença. Os possíveis danos causados não podem ser revertidos, porém, pode-se evitar que novos danos aconteçam e preservar a visão.
Não é possível afirmar com exatidão em quanto tempo o glaucoma pode comprometer a visão por completo. Isso depende do tipo da doença e, também, do quadro único de cada paciente. No caso do glaucoma de ângulo aberto, pode levar de dez a 20 anos para que o paciente chegue à cegueira. Já no glaucoma de ângulo fechado, é possível perder a visão de um dia para o outro.
O valor total de uma cirurgia de glaucoma envolve a consulta pré-operatória, os exames solicitados, a cirurgia, as consultas pós-operatórias e os medicamentos prescritos para a recuperação. Sendo assim, o preço final depende de diferentes fatores, como região geográfica, clínica escolhida, exames solicitados, entre outros. Na Central da Visão, você encontra clínicas especializadas que fazem cirurgia de glaucoma a preços mais acessíveis.
Além disso, o custo total também varia de paciente para paciente, já que trata-se de um procedimento personalizado. Portanto, na Central da Visão, o paciente ainda contará com valores mais acessíveis, mas só receberá o orçamento da cirurgia após a avaliação do cirurgião.
Clique aqui e saiba mais!
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura e com condições facilitadas de pagamento.
Aqui você encontra a clínica ideal para fazer o seu Tratamento de Glaucoma e ainda conta com um atendimento humanizado antes, durante e depois do procedimento.
Oferecemos preços mais acessíveis e acompanhamos o paciente do primeiro contato até o pós-operatório.
O que falam sobre o nosso trabalho
Confira alguns comentários de pacientes Central da Visão.
Copyright 2025 PagMed. Todos os direitos reservados.
Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco
Copyright 2025 PagMed. Todos os direitos reservados.
O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38