Dor no olho: o que pode ser?

Ter dor no olho pode ser indício de diferentes problemas oculares. Veja algumas doenças que podem envolver o sintoma e que merecem atenção.

Dor no olho: o que pode ser?

A dor no olho pode ser um sinal de que algo não está certo com a sua saúde, especialmente sua saúde ocular. Sabendo disso, é essencial se manter atento a esse sintoma e investigar suas causas.

Há diferentes doenças e condições oculares que podem causar dor nos olhos, gerando, também, outros sintomas, como lacrimejamento, dor de cabeça, vermelhidão, entre outros.

Neste caso, o ideal é consultar um oftalmologista. Assim como há problemas que podem ser facilmente tratados, há outros que pedem mais urgência. A seguir, saiba o que pode ser a dor no olho e veja o que fazer.

cirurgias oftalmológicas a preços mais acessíveis

O que pode ser a dor no olho?

A dor nos olhos é um sintoma comum em várias doenças oculares. Em alguns casos, a dor pode estar relacionada a alguma lesão mais leve, como terçol ou calázio. No entanto, em outros, a dor pode ser indício de um problema mais grave, como o glaucoma, que pode levar à cegueira irreversível se não tratado a tempo e adequadamente.

Abaixo, veja algumas condições que podem ocasionar a dor no olho.

Terçol ou calázio

O terçol e o calázio são lesões muito semelhantes que podem ocasionar dor nos olhos, especialmente nas pálpebras. O terçol, conhecido também como hordéolo, se manifesta como uma pequena bolinha na extremidade da pálpebra superior ou inferior, junto aos cílios.

Trata-se de uma infecção bacteriana que pode causar calor na região afetada, vermelhidão, coceira, lacrimejamento e sensibilidade à luz, além de dor no olho.

O calázio, por sua vez, se assemelha a um pequeno caroço, também na pálpebra superior ou inferior. Diferente do hordéolo, o calázio é uma inflamação que atinge uma das glândulas presentes nas pálpebras, que provoca inchaço, coceira, lacrimejamento e dor na região.

As duas lesões não são graves e podem ser facilmente tratadas. Para isso, é preciso consultar um oftalmologista para ter a indicação do tratamento adequado. Normalmente, à medida que o tratamento é realizado, o incômodo e a dor no olho vão passando.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação que afeta a conjuntiva, a membrana fina e transparente que fica na parte da frente do olho e no interior das pálpebras. Alguns dos sintomas mais comuns da conjuntivite são a vermelhidão e o lacrimejamento, porém, também pode haver dor nos olhos.

Dependendo da causa da conjuntivite, ela pode ser contagiosa. Por isso, é fundamental que, aos primeiros sintomas, o paciente visite um oftalmologista para ter a indicação do tratamento adequado e siga as orientações corretamente, principalmente para não passar a doença para outras pessoas.

Uveíte

A uveíte é uma inflamação que atinge a úvea, ou seja, a parte do olho que abrange a íris, o corpo ciliar e a coroide. A dor no olho é um dos sintomas da inflamação, assim como sensibilidade à luz, visão turva e embaçada, e vermelhidão.

É comum que a uveíte seja confundida com a conjuntivite, uma vez que as doenças têm sintomas semelhantes. Neste caso, é fundamental consultar um oftalmologista para ter o diagnóstico correto, uma vez que a uveíte pode comprometer a visão se não for tratada.

Glaucoma

Mais uma condição que pode causar dor nos olhos é o glaucoma, especificamente o de ângulo fechado. A doença atinge o nervo óptico por causa do aumento da pressão intraocular, ou, em alguns casos, por conta de alterações no fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

Especialmente se o paciente tiver uma crise de glaucoma agudo, a dor nos olhos pode ser muito intensa, afetando também a cabeça. No caso, a pressão intraocular aumenta de repente, podendo lesionar o nervo óptico rapidamente e de forma grave.

Vale ressaltar que a dor no olho só aparece em quadros de glaucoma de ângulo fechado, que é mais raro do que os outros tipos da doença. O glaucoma primário de ângulo aberto, que é a variação mais comum de glaucoma, é uma doença silenciosa e não causa dor.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Por isso, é de suma importância que, ao notar os primeiros sintomas, o paciente se consulte com um oftalmologista especialista.

Além disso, essa visita se torna ainda mais urgente caso haja histórico da doença ou de pressão intraocular alta na família. Saiba mais sobre o glaucoma nesta matéria.

cirurgias oftalmológicas a valores mais acessíveis

O que fazer para melhorar a dor no olho?

Como vimos, a dor nos olhos pode ser um sintoma presente em diferentes doenças, oculares ou não.

No caso do terçol ou calázio, por exemplo, é possível diminuir a dor progressivamente de acordo com a realização do tratamento indicado pelo oftalmologista. Da mesma forma, o incômodo causado pela conjuntivite ou uveíte tende a passar conforme a área afetada for sendo tratada.

Não há uma receita específica para fazer com que a dor nos olhos melhore. O recomendado é sempre marcar uma consulta com um oftalmologista para ter o diagnóstico correto e, assim, seguir com o tratamento adequado – principalmente considerando as doenças mais graves, como o glaucoma, que podem causar danos permanentes à visão.

Nos casos de calázio ou glaucoma, a Central da Visão pode te ajudar! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos parceria com mais de 50 clínicas oftalmológicas em mais de 30 cidades brasileiras. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo oftalmologista especialista Dr. Daniel Medeiros de Mendonça, CRM 17580-PE. Médico formado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), residência médica em oftalmologia pelo Instituto de Olhos do Recife (IOR/PE), título de Especialista em Oftalmologia pelo MEC/IOR, e fellowship em Cirurgia de Catarata.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38