Está com calázio? Veja quais são os tratamentos da lesão inflamatória e entenda como eles podem ser feitos!
O calázio se apresenta como um pequeno caroço na pálpebra (inferior ou superior), que também pode lembrar uma espinha.
Trata-se de uma inflamação em uma glândula que fica na pálpebra – a glândula de Meibômio. A inflamação é decorrente do entupimento da glândula, e o consequente acúmulo e endurecimento da secreção produzida.
Não sendo expelida, a secreção forma a bolinha no olho, rente aos cílios.
Felizmente, os tratamentos do calázio são simples, mas podem ser mais complexos, a depender da reação do organismo às práticas adotadas. Nesta matéria, conheça as opções normalmente indicadas por médicos oftalmologistas.
Calázio: quais são os tratamentos?
Os tratamentos para o calázio podem incluir ações bem simples, até medicamentos prescritos por médicos oftalmologistas.
O tratamento mais simples é a aplicação de compressas de água morna no olho afetado por cerca de dez minutos, cerca de seis vezes ao dia, até que o nódulo diminua e suma por completo.
O calor e a umidade sobre o calázio fazem com que a secreção presa e endurecida amoleça. Assim, ela facilita a drenagem do calázio.
Além disso, o paciente pode massagear as pálpebras, o que também influencia na fluidez e drenagem da secreção.
Porém, é importante não se esquecer de sempre lavar as mãos antes de colocá-las em contato com os olhos, principalmente com o olho o afetado.
Em algumas situações, o paciente também pode utilizar pomadas e/ou colírios anti-inflamatórios. Neste caso, os medicamentos são indicados por um oftalmologista e devem ser evitados se não houver recomendação médica.
Já em casos mais graves, quando o calázio não desaparece com os tratamentos prescritos, o tratamento mais eficaz pode ser a sua remoção por meio da cirurgia de calázio. O procedimento é feito pela pálpebra interna, não deixando cicatriz exposta e aparente.
O processo cirúrgico também pode ser recomendado quando o desconforto estético do paciente é muito grande. Entretanto, geralmente, a cirurgia é prescrita apenas em último caso.
Como é a cirurgia de calázio?
Na cirurgia de calázio, o paciente recebe anestesia local sobre a pálpebra e pode ser levemente sedado.
O processo consiste em uma pequena incisão na parte de dentro da pálpebra, o que evita que exista uma cicatriz. Após a cirurgia, é colocado um curativo, que deve ser retirado apenas entre quatro e seis horas depois.
Trata-se de uma cirurgia prática, durando apenas de 20 e 30 minutos, geralmente.
A recuperação também é simples, exigindo que o paciente permaneça em observação no hospital por duas horas após o final da cirurgia. Em casa, o repouso deve continuar durante os dois dias seguintes.
Durante a primeira semana de recuperação são permitidas atividades leves, como estudo e trabalho. Exercícios físicos, atividades com água e o uso de lentes de contato e maquiagem devem ser evitados.
Por fim, a recuperação pede um tempo total de quinze dias, aproximadamente.
Além do repouso, podem ser prescritas pomadas e colírios, a aplicação de compressas de água fria sobre a região operada e, ainda, analgésicos para aliviar a dor.
Onde fazer a cirurgia de calázio?
A Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e a cirurgia de calázio.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.
Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes. Preencha o formulário para receber preços da sua região.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].