Quanto tempo demora uma cirurgia de miopia?

Quer se livrar dos óculos? Veja como é feita uma cirurgia de miopia a laser, saiba quanto tempo ela demora e entenda os seus riscos.

Quanto tempo demora uma cirurgia de miopia

Um dos erros refrativos mais comuns no Brasil, a miopia faz com que o paciente tenha dificuldade em focalizar objetos distantes. Dessa forma, muitas pessoas usam óculos de grau ou lentes de contato para corrigir a visão e poder enxergar as coisas normalmente.

Apesar disso, o problema pode ser corrigido de modo mais definitivo. Dependendo do caso do paciente, o médico oftalmologista pode indicar a cirurgia refrativa para a miopia, ou, ainda, outros erros refrativos, como hipermetropia e astigmatismo.

Nesta matéria, saiba quanto tempo demora uma cirurgia de miopia e saiba mais sobre o procedimento, entendendo como ele é feito e alguns de seus riscos.

cirurgia refrativa a preços mais acessíveis

Quanto tempo demora uma cirurgia de miopia?

A cirurgia de miopia costuma ser um procedimento prático e tecnológico, sendo controlada por computador. O tempo de duração varia de acordo com cada paciente, uma vez que depende do tempo que o laser agirá sobre a córnea do paciente. Pode-se dizer que, normalmente, a operação dura entre 10 e 20 minutos para os dois olhos.

Antes da cirurgia, é aplicada a anestesia local em forma de colírio. Em alguns casos, também pode haver uma leve sedação. No entanto, isso depende de cada paciente. Vale saber que a aplicação da anestesia acontece independente do tipo de cirurgia realizada.

Assim que o laser atinge a córnea e realiza a remodelagem adequada, a cirurgia é finalizada.

Ao chegar no centro cirúrgico, o paciente recebe todas as orientações e a anestesia local. A cirurgia é realizada e, em seguida, o paciente é transferido para uma sala de recuperação. Em caso de leve sedação, o operado pode ficar na sala por mais tempo.

Assim, o médico passa as orientações finais sobre o pós-operatório e, estando tudo certo, libera o paciente.

Como é feita a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa, seja para corrigir a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia, consiste na correção do formato da córnea.

Os erros de refração são causados pelo formato irregular da córnea, a membrana transparente que cobre a parte frontal do olho, ou pelo formato do próprio olho, que acaba refletindo no formato da córnea.

Para isso, o procedimento pode ser feito de formas diferentes. Normalmente, os médicos oftalmologistas recomendam a técnica LASIK ou a PRK. Saiba abaixo como elas são feitos.

LASIK

No método LASIK, é feito um pequeno corte, de aproximadamente 0,1 mm, na córnea do indivíduo. Uma das partes da membrana é levantada, e, assim, é aplicado um laser que atinge o tecido da córnea que ficou exposto e faz a correção. Feito isso, a membrana levantada é recolocada em seu lugar.

Esse método normalmente é indicado para pacientes que têm a córnea mais resistente e mais grossa, o que permite o levantamento da membrana e seu reposicionamento sem problemas.

PRK

No PRK, em vez de levantar uma lâmina da córnea, é feita uma raspagem. Há a retirada completa do tecido epitelial (fina camada que cobre a córnea) e, assim, o laser pode chegar à córnea e fazer a correção necessária. Normalmente, esse procedimento é indicado para pacientes que têm a córnea mais fina.

Quais os riscos da cirurgia de miopia a laser?

Como toda cirurgia, a cirurgia de miopia a laser também tem seus riscos, apesar de apresentar um baixo índice de complicações.

cirurgia refrativa a valores mais acessíveis

Existe a possibilidade de a córnea não ser remodelada da maneira como deveria, fazendo com que o grau não seja completamente corrigido, o que gera a necessidade de uma nova operação.

O paciente operado também pode ter olho seco, desconforto, sensação de corpo estranho, vermelhidão e dificuldade na cicatrização, o que acaba demandando mais tempo de recuperação.

O risco de maior gravidade é a infecção corneana, que pode deixar sequelas na visão do paciente. Por essa razão, é importante escolher com muito cuidado onde a cirurgia será feita, não deixando de considerar a higiene da clínica e consultório, a experiência dos médicos em cirurgias de miopia e o bom atendimento por parte deles.

Nessa etapa, conte com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos a maior central de agendamento de cirurgias e tratamentos oftalmológicos do país. Temos parceria com mais de 30 clínicas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38