Setembro Amarelo: como a perda de visão pode afetar a saúde mental

No mês dedicado a ações e medidas que buscam promover o cuidado com a saúde mental, bem como a importância de identificar e tratar fatores que podem impactar negativamente o bem-estar psicológico, nós, da Central da Visão, gostaríamos de apresentar nosso Relatório de Impacto da Central da Visão (2023) que indica que, após a cirurgia de catarata, o percentual de pacientes que estavam tristes e inseguros caiu de 75% para 3%. E 96% dos pacientes informaram estar alegres e seguros depois da operação.

Melhora nas atividades e bem-estar

Sabemos que são inúmeros os fatores que podem afetar a boa saúde mental de alguém. Entre eles, a saúde ocular é apenas um. Assim como a boa visão pode proporcionar bem-estar e melhorar a qualidade de vida, a redução da capacidade visual pode desencadear quadros de depressão e ansiedade.

A seguir, saiba mais sobre a relação entre a depressão e a perda de visão causada por doenças oftalmológicas, e entenda como você pode se cuidar.

Depressão X Perda de visão

Você que acompanha os artigos do blog da Central da Visão, já sabe que certas doenças oftalmológicas, quando não tratadas a tempo, podem resultar na perda significativa da acuidade visual.

Degeneração macular, glaucoma, descolamento de retina e catarata podem causar a perda parcial ou até total da visão. Quando isso acontece, não apenas a visão do paciente é afetada, mas toda a sua vida.

Segundo o artigo “Avaliação dos sintomas de depressão em pessoas com deficiência visual”, os sintomas de depressão em pacientes que sofrem de baixa acuidade visual não são incomuns – 39,7% dos participantes do estudo apresentaram sintomas depressivos.

Além disso, o Relatório de Impacto da Central da Visão de 2023 aponta que 81% dos pacientes com catarata – ou seja, que apresentam piora significativa na visão – têm dificuldades no dia a dia por conta da condição ocular.

Considerando os dados já apresentados juntamente com os de um estudo publicado na NIH (Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA), é possível entender a importância dos cuidados com a saúde ocular. Tal estudo indica que 33,9% dos pacientes idosos com perda de visão recente têm algum quadro de depressão.

Catarata: quais as ameaças à visão?

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns. Ela consiste na opacificação do cristalino (lente interna dos olhos), que faz com que a visão fique embaçada.

Assim, atividades que antes eram realizadas com facilidade passam a ficar mais complicadas, como subir e descer escadas, cozinhar, ler, entre outras.

Com o tempo, o embaçamento fica mais intenso, comprometendo gravemente a visão do paciente e, inclusive, chegando à cegueira. Felizmente, essa cegueira é reversível.

A perda da visão proporcionada pela catarata é gradual. Dessa forma, o paciente percebe aos poucos a redução da sua capacidade visual. É comum que haja confusão na identificação das cores e formatos, e, assim, a sua qualidade de vida vai caindo.

Saúde ocular X Saúde mental

Sabendo dos índices de depressão em pessoas que desenvolvem uma deficiência na visão, é fundamental saber que vários fatores que podem acarretar a perda de visão podem ser evitados.

A catarata, por exemplo, não pode ser evitada. No entanto, seu tratamento é extremamente eficaz, devolvendo a boa visão ao paciente que se submete a uma cirurgia realizada com um profissional de confiança.

De modo semelhante, até mesmo as doenças mais agressivas, como o glaucoma e as relacionadas à retina e ao fundo de olho, também podem ser controladas, a fim de impedir a perda irreversível da visão.

A diminuição dos sintomas de depressão, assim como a melhora na qualidade de vida em pacientes que realizaram a cirurgia de catarata, é demonstrada em diversos estudos.

O artigo “Associação entre aspectos depressivos e déficit visual causado por catarata em pacientes idosos”, que analisou pacientes antes e depois da cirurgia de catarata, aponta uma diminuição significativa da intensidade da depressão após a melhora da visão, proporcionada pelo procedimento cirúrgico.

Mais um dado importante do Relatório de Impacto da Central da Visão (2023): 30% dos pacientes disseram que a redução da acuidade visual causada pela catarata não atrapalhava sua relação com suas famílias. Após a cirurgia, o número saltou para 87%. Ou seja, houve a percepção de que a baixa visão interferia até mesmo nos relacionamentos familiares.

Apesar disso, é válido ressaltar: cuidar da saúde ocular não é uma regra para evitar a depressão ou demais transtornos mentais. Porém, são cuidados que podem contribuir – e muito – para a boa saúde mental, uma vez que a sua ausência pode impactar negativamente essa área.

Como a Central da Visão pode ajudar?

A Central da Visão é uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas particulares com preços acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Mais do que auxiliar pacientes a voltarem a enxergar com nitidez, também temos participação na melhora da qualidade de vida.

Se você tem catarata e precisa operar, conte conosco! Já operamos mais de 20 mil pessoas!

Temos mais de 40 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número. Cuide da sua visão!

E não esqueça: você não precisa caminhar sozinho! Se você ou alguém que você ama precisa de ajuda psicológica, busque ajuda profissional junto a psicólogos ou órgãos competentes, como o CVV – Centro de Valorização da Vida, onde o atendimento é oferecido 24 horas por dia, e pode ser feito pelo telefone 188 (a ligação é gratuita), chat, e-mail e pessoalmente (acesse o site e clique na opção “Endereços” para consultar os postos de atendimento). Ou no CAPS – Centros de Atenção Psicossocial.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38