Catarata no olho: causas, sintomas e tratamento

A catarata no olho pode ser muito prejudicial à visão, especialmente se não for tratada. Saiba mais sobre a doença e entenda como curá-la.

Catarata no olho: causas, sintomas e tratamento

A catarata no olho é a principal causa de cegueira reversível em todo o mundo. A condição afeta principalmente pacientes mais velhos, acima de 50 anos de idade, embora também possa acometer pessoas mais jovens.

Ao envelhecer, é normal que os órgãos do corpo humano também envelheçam. O cristalino, estrutura que é considerada a lente natural dos olhos, sofre uma opacificação no envelhecimento, o que prejudica a visão e faz com que o paciente enxergue como se estivesse atrás de uma cortina de fumaça.

Apesar de ser uma doença delicada, a catarata no olho tem cura. A seguir, entenda mais sobre a condição e saiba sobre as suas causas, sintomas e tratamento.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

O que é a catarata no olho?

A catarata no olho é uma doença que afeta o cristalino. Essa estrutura transparente é considerada a lente natural dos olhos, que permite que a luz que chega aos olhos vá até a retina para a formação da imagem. Enquanto ela ainda é transparente, a visão do paciente é normal, já que a luz não encontra dificuldades para atravessá-la e chegar à retina.

Quando o paciente tem catarata, a transparência do cristalino começa a se perder. A lente passa a se opacificar, deixando a visão do paciente embaçada.

Essa opacificação é gradativa. No início, o incômodo é leve, mas com o passar do tempo, o cristalino perde cada vez mais sua transparência, piorando a visão.

Quais os sintomas?

A catarata no olho é uma doença que não causa dor. Porém, a visão do paciente fica seriamente comprometida. Como a sua evolução é progressiva e lenta, o paciente pode se adaptar à condição. No entanto, a piora é constante e pode, sim, comprometer a qualidade de vida.

No início, o incômodo é pequeno, o que pode até fazer com que o paciente acredite que sejam sintomas da velhice, ou da piora dos graus dos óculos.

Alguns dos principais sintomas da catarata são:

  • Visão embaçada, como se estivesse vendo por trás de um vidro sujo;
  • Dificuldade na percepção de formatos e contornos de objetos e paisagens;
  • Sensação de visão com brilho do sol ou de lâmpadas;
  • Mudança na visão das cores;
  • Visão dupla.

Esse comprometimento da visão acaba refletindo, ainda, em outras coisas presentes na rotina do paciente. Como a visão vai sendo perdida aos poucos, a capacidade de fazer algumas atividades também se reduz, assim como aumenta o risco de queda e de outros acidentes.

Exemplos de atividades que sofrem os reflexos da catarata são dirigir, ler, costurar, cozinhar, subir ou descer escadas, e sair desacompanhado.

Quais as causas da catarata no olho?

A principal causa da catarata no olho é o envelhecimento. A catarata senil é a mais comum, mas ainda existem outros fatores que podem causar a doença.

O uso excessivo de medicamentos pode causar a catarata medicamentosa. Corticoides, antibióticos, antidepressivos, e remédios para acne ou para pressão alta são alguns exemplos.

Traumas, lesões ou ferimentos na região ocular, assim como tratamentos com radiação, podem causar precocemente a catarata traumática. Já a diabetes descontrolada pode causar a catarata diabética.

Enquanto o tipo senil atinge o público com idade mais avançada – já que a causa é o próprio envelhecimento -, os outros tipos da doença podem acometer pacientes mais jovens.

Por fim, problemas genéticos também podem ser uma causa. É o caso da catarata congênita, que pode se manifestar em crianças, bebês ou recém-nascidos. Doenças passadas pela mãe para o feto também podem causar a opacificação super precoce do cristalino, especialmente nos primeiros meses da gestação.

Como tratar a catarata?

Felizmente, a catarata tem cura, o que permite que o paciente volte a enxergar normalmente como antes.

A única forma de tratar a doença é por meio da cirurgia. Outros tratamentos até podem dar uma sensação de melhora, como a aplicação de colírios ou determinada dieta, mas não passam de sensações. A vista realmente só volta ao normal com a remoção cirúrgica da catarata.

Como é feita a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é considerada um procedimento rápido e seguro. O seu objetivo é remover o cristalino que foi opacificado e substituí-lo por uma nova lente intraocular artificial e transparente. Dessa forma, o paciente pode enxergar normalmente novamente, sem a sensação de embaçamento na vista.

A técnica mais moderna para a extração da catarata se chama facoemulsificação. Ela começa com a aplicação da anestesia tópica (em forma de colírio), podendo haver, também, leve sedação endovenosa, para que o paciente fique mais tranquilo durante o procedimento.

Feito isso, o cirurgião oftalmologista faz uma incisão milimétrica na periferia da córnea e, por ela, insere uma sonda, que irá emulsificar (quebrar e diluir) o cristalino e aspirá-lo para fora.

Após a remoção completa da catarata, o médico coloca uma nova lente artificial intraocular, que ficará no lugar do cristalino retirado. O procedimento dura cerca de 15 minutos, aproximadamente, e não necessita de pontos, pois a incisão tem cicatrização natural.

Para saber sobre os cuidados pós-operatórios e o tempo de recuperação, confira essa matéria!

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Precisa operar a catarata no olho?

Se você tem suspeita de catarata no olho, o ideal é se consultar com um oftalmologista especialista para ter o diagnóstico correto e a indicação da cirurgia. Ou, ainda, se você já possui o diagnóstico, siga as orientações do seu médico para realizar a cirurgia no período adequado.

Pacientes que não têm plano de saúde e que dependem da rede pública para operar podem enfrentar dificuldades nesta etapa, já que a fila para a cirurgia é bem grande. Durante o tempo de espera, a tendência é que a visão só piore, refletindo em toda a vida do paciente e também na de seus familiares e pessoas próximas.

Para não ser prejudicado por conta do tempo, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 10 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa de impacto social que possui parceria com diversas clínicas oftalmológicas em vários estados do país. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pelo Dr. Mateus Lial Matuoka, CRM 163.329, Título Especialista (RQE) 73.992. Médico oftalmologista graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, residência médica e especialização em cirurgia de catarata na Santa Casa de Misericórdia.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38