No trânsito, a catarata pode colocar a sua segurança e a de outros em risco. Entenda o que fazer se a sua visão for afetada.
A visão é um dos sentidos mais preciosos, e sua importância se torna ainda maior ao volante.
Por meio da visão, é possível obter as informações essenciais para dirigir com segurança, como placas de trânsito, a presença de outros veículos e pedestres, as condições da pista, entre outros fatores.
No entanto, há uma série de causas e situações que podem colocar a visão em risco, comprometendo, assim, a capacidade de dirigir com segurança.
Nesse contexto, um dos problemas oftalmológicos mais comuns que afetam a visão de motoristas mais velhos no trânsito é a catarata.
A doença normalmente aparece em pessoas com mais de 60 anos e, se não tratada no tempo adequado, pode comprometer a capacidade visual.
A seguir, saiba mais sobre a catarata e entenda como ela afeta a vida de pacientes que dirigem.
O que é a catarata?
A catarata é a opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho, responsável pelo foco da visão. Com o tempo, é comum que o cristalino se torne opaco, embaçando a visão e dificultando a percepção de cores, contrastes e detalhes.
Desde o início da doença, ela apresenta estágios diferentes. No princípio, o embaçamento é leve, não causando muita dificuldade para enxergar. Porém, com a sua evolução, essa opacidade vai se tornando mais densa, até causar um impacto significativo na visão.
Na prática, a visão se assemelha à vista por detrás de um vidro sujo ou por meio de uma névoa. Assim, a identificação de formatos é comprometida, uma vez que as imagens não podem ser formadas com a mesma nitidez de antes.
Catarata X trânsito
Para qualquer paciente portador de catarata, os sintomas já apresentam incômodos e até riscos. Perder a capacidade de enxergar com nitidez, mesmo que aos poucos, impacta a rotina por completo, especialmente atividades que envolvem uma boa visão para serem realizadas, como costurar, cozinhar, subir e descer escadas.
Já para um paciente habilitado, os riscos são ainda maiores. Alguns efeitos da doença no trânsito são:
- Dificuldade para enxergar à noite: a visão noturna é especialmente prejudicada, tornando a direção nessas condições extremamente perigosa;
- Aumento do tempo de reação: a catarata diminui a nitidez da visão, o que aumenta o tempo necessário para reagir a situações inesperadas no trânsito;
- Dificuldade em distinguir cores: a percepção das cores também é afetada, o que impacta identificação dos sinais de trânsito e semáforos;
- Visão dupla: em alguns casos, a catarata pode causar visão dupla, o que atrapalha muito a direção.
A partir de tudo isso, as chances de acidentes – inclusive fatais – aumentam consideravelmente.
Vale lembrar que os riscos não são apenas ao motorista com catarata, mas se estendem a outros motoristas, passageiros e pedestres. Por isso, é fundamental que o motorista cuide da sua visão.
Tenho catarata. E agora?
A catarata senil é resultado do envelhecimento natural do corpo humano. Por essa razão, a doença é praticamente inevitável.
Até o momento, a única cura cientificamente eficaz contra a catarata é a sua remoção cirúrgica. O procedimento é simples e seguro, e consiste na remoção do cristalino opaco para sua substituição por uma lente intraocular artificial.
Antes da cirurgia de catarata, o paciente recebe anestesia tópica, em forma de colírio, e também pode receber uma leve sedação, de acordo com a indicação do cirurgião especialista.
Após o procedimento, a visão do paciente é restaurada, permitindo que ele volte a dirigir com segurança.
Confira essa matéria para saber mais detalhes sobre a cirurgia de catarata.
Cuidados com a visão para motoristas conscientes
Cuidar da saúde ocular é fundamental, especialmente para motoristas. Por isso, listamos alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir problemas de visão e garantir a segurança no trânsito. Confira!
Consulte o oftalmologista com frequência
As consultas regulares com um oftalmologista são de suma importância para manter a saúde ocular em dia. Isso porque os exames realizados em consultório podem indicar uma situação normal ou eventuais problemas nos olhos. Assim, é possível ter um diagnóstico precoce, o que possibilita que o tratamento necessário seja feito o quanto antes.
Proteja os seus olhos
Há uma série de condições oculares que podem ser evitadas com a proteção adequada aos olhos. Os óculos de sol, por exemplo, protegem os olhos dos raios ultravioletas. Especialmente para ciclistas e motociclistas, o uso do acessório evita um contato maior dos olhos com vento, poeira e poluição.
Controle doenças crônicas
Doenças como diabetes e hipertensão podem causar reflexos negativos na saúde dos olhos. A retinopatia diabética e a retinopatia hipertensiva são exemplos de condições que podem comprometer seriamente a visão.
Portanto, pacientes diabéticos e hipertensos precisam ter um cuidado dobrado, controlando as doenças primárias e tendo consultas regulares no oftalmologista.
Onde fazer uma cirurgia de catarata?
Para fazer uma cirurgia de catarata, é necessário ter a indicação de um oftalmologista especialista. Nessa etapa, você pode contar com a ajuda da Central da Visão.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas particulares de qualidade a valores mais acessíveis e com condições facilitadas de pagamento.
Ao entrar em contato conosco, te encaminhamos diretamente a um cirurgião especialista, que avaliará o seu caso e, após a realização de exames, indicará a cirurgia.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.