A recuperação da cirurgia de catarata envolve repouso e outros cuidados. Saiba mais sobre o que fazer durante o período pós-operatório.
Após a cirurgia de catarata, é muito importante que o paciente operado siga corretamente os cuidados pós-operatórios, para que a sua recuperação seja a melhor possível. Mesmo o procedimento sendo considerado seguro e de baixo risco, ele ainda requer algumas precauções depois de realizado.
A catarata é uma alteração nos olhos que atinge principalmente os idosos. Com o passar dos anos, o cristalino, lente natural dos olhos, tende a ficar opaco, o que causa dificuldades na visão. A lesão se inicia como um leve incômodo e pode evoluir até o estágio de cegueira.
O único tratamento efetivo na cura da catarata é a cirurgia, que se resume na retirada do cristalino opaco e sua substituição por uma lente artificial intraocular (LIO).
Vai fazer uma cirurgia de catarata? Saiba mais sobre o período de recuperação e conheça os cuidados pós-operatórios necessários.
Cuidados pós-operatórios da cirurgia de catarata
Apesar de ser considerada segura, a cirurgia de catarata demanda alguns cuidados pós-operatórios, assim como qualquer outro procedimento. Na maioria dos casos, esses cuidados são realizados por meio de colírios antibióticos e anti-inflamatórios, indicados pelo cirurgião responsável.
Além disso, outras medidas também são recomendadas. Esforços físicos devem ser evitados, assim como esfregar os olhos e o uso de maquiagem na região.
É fundamental usar o protetor acrílico pelo tempo determinado pelo médico, especialmente durante o banho e o sono, a fim de proteger a região de produtos e possíveis impactos.
Por fim, deve-se tomar cuidado com a posição ao dormir, procurando deitar do lado oposto ao do olho operado, e evitar praias e piscinas por 30 dias, aproximadamente, de acordo com a recomendação médica.
Abaixo, veja outros cuidados do pós-operatório.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia?
O tempo de recuperação da cirurgia de catarata vai depender do caso de cada paciente. Quem define isso é o médico responsável.
De maneira geral, minutos após a realização da cirurgia o paciente volta para casa. Ele poderá ter uma rotina de vida normal, respeitando apenas as recomendações médicas, como não realizar nenhum tipo de esforço físico e outras.
A recuperação total da visão costuma levar cerca de 45 dias, podendo variar de acordo com o paciente.
Como funciona a cirurgia de catarata
A cirurgia de catarata é um procedimento seguro, prático, de baixo risco e indolor, que consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial intraocular.
Existem duas formas de se fazer essa cirurgia: a facoemulsificação e a cirurgia a laser. Em ambos os casos, é feito um pequeno corte (de cerca de 2,75 mm), por onde é realizada a substituição da lente.
A diferença, no entanto, se dá nos instrumentos realizados no procedimento. Na facoemulsificação, o corte é feito com um bisturi e a quebra do cristalino é feita com uma cânula (um tubinho).
Já na cirurgia a laser, é o laser que realiza o corte e dilui o cristalino para sua remoção. Em algumas situações, o cirurgião pode usar as duas técnicas juntas, fazendo o corte com o laser e quebrando o cristalino com a cânula.
Ambos os tipos do procedimento são práticos e completamente indolores. A cirurgia é realizada através de anestesia local, com colírio anestésico – ou sedação leve, em alguns casos – e dura cerca de 15 minutos. Além disso, o paciente tem alta poucos minutos após o término da operação, ou seja, não há a necessidade de internação.
Atenção!
Ao escolher uma clínica para realizar a cirurgia de catarata, lembre-se de tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona o procedimento, além de conversar com o médico sobre o número de cirurgias que ele já realizou. Na cura da catarata, a experiência do cirurgião conta muito para um bom resultado!
Nessa etapa, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil , e o melhor: a preços acessíveis.
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.
Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.